Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sábado, 22 de agosto de 2009

No país, 2ª onda da gripe deve vir em abril de 2010

Passados o inverno e o pico pandêmico, a tendência no Sul e no Sudeste é de redução gradual no número de novos casos

Alerta da OMS é para países que terão temperatura mais baixa nos próximos meses; no Brasil, situação pode se agravar no outono de 2010


Pacientes usam máscaras ao aguardar atendimento em pronto-socorro de Ribeirão Preto (SP)

HÉLIO SCHWARTSMAN
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

O alerta da OMS é endereçado primordialmente para o público do hemisfério Norte. Ali, a estação gripal começa dentro de mais ou menos dois meses, e as autoridades sanitárias precisam não só preparar-se para um importante aumento da demanda por serviços hospitalares como também definir o quanto antes quais grupos terão prioridade na vacinação.

No Brasil, a situação é um pouco diferente. Passados o inverno e o pico pandêmico, a tendência -válida para os Estados do Sul e do Sudeste- é de redução paulatina no número de novos casos. A julgar pelo que ocorreu no verão boreal, nos próximos meses o novo vírus circulará por aqui num padrão mais intenso que o das cepas sazonais, mas nada tão dramático como a situação a que assistimos nas últimas semanas, quando os hospitais das regiões mais afetadas chegaram bem perto de seu limite. É só a partir de meados de abril ou maio de 2010 que devemos temer o provável recrudescimento da epidemia.

Isso nos dá tempo de preparar-nos para enfrentar a segunda onda de modo mais eficiente do que encaramos a primeira. A principal arma deverá ser a vacinação, cuja estreia no hemisfério Norte teremos ocasião de observar antes de tomar as decisões mais graves.

Nos países acima da linha do Equador, o ideal seria que as vacinas fossem ministradas até o meio de outubro, mas isso dificilmente ocorrerá. A droga, que é nova, ainda está em fase de testes, e apenas parte dos lotes ficará pronta nesse prazo. A maior parte da produção deverá chegar aos postos em novembro e dezembro.

Para agravar um pouco mais o quadro, ainda não foi estabelecido se serão necessárias uma ou duas doses da vacina para atingir os níveis ótimos de imunização. Isso significa que as autoridades terão de definir os grupos prioritários sem saber exatamente quantos tratamentos terão a seu dispor.

Idosos
Há outras incógnitas relevantes. Embora o novo H1N1 tenha como característica a capacidade de matar adultos jovens até então saudáveis, é provavelmente cedo para considerar os idosos como grupo sob menor risco. Por ora, estamos contabilizando só um tipo específico de óbito -por quadros respiratórios agudos- e que representa apenas a menor parte das mortes atribuíveis à gripe.

É provável que idosos sigam como alvos preferenciais de outras moléstias desencadeadas pela nova influenza, como pneumonias bacterianas e eventos cardíacos, que podem manifestar-se apenas semanas após o episódio gripal.

Uma avaliação precisa do risco a que estão submetidos os idosos só será possível depois que algum país com bom sistema de vigilância exibir os dados consolidados de mortalidade, e os epidemiologistas colocarem suas ferramentas estatísticas para estimar os óbitos atribuíveis à nova gripe. Só então teremos subsídios para afirmar com algum rigor científico quais as populações mais vulneráveis ao H1N1.


Texto Anterior:
OMS alerta sobre expansão da gripe suína
Próximo Texto: Escola dispensa alunos após caso de gripe
Índice





pensador.info
assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

veja também


visite o orkut do goiano clik aqui

e conheça um pouco mais de seu amigo
coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google

Nenhum comentário: