Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


terça-feira, 18 de agosto de 2009

Jornal do Senado' publica receita de pizza


Em meio à crise administrativa por que passa o Senado Federal, o jornal institucional da Casa legislativa publicou, na edição de segunda-feira, uma receita de pizza. A iguaria, intitulada "Pizza Fingida", inclui sobras de pães, além de ovos e molho de tomate, e se propõe a demonstrar como evitar o desperdício "causado por má conservação, preparo inadequado, armazenamento incorreto e falta de conhecimento do valor nutritivo de partes dos alimentos, como cascas e talos".

Na última semana o presidente José Sarney (PMDB-AP) anunciou a substituição do chefe de Comunicação do Senado, trocando Ana Lúcia Novelli pelo aliado Fernando César Mesquita. Mesquista trabalhava diretamente com o parlamentar, como responsável pela comunicação do presidente da Casa, e passou a responder pela Diretoria de Divulgação do Senado. O Jornal do Senado tem Eduardo Leão como diretor-geral.

Desde que o Senado se envolveu em uma sequência de denúncias, que engloba a edição de decisões administrativas controversas tomadas secretamente, o pagamento de horas extras em pleno recesso parlamentar e inúmeros casos de irregularidades envolvendo o presidente da Casa, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar teve a oportunidade de analisar 11 representações e denúncias contra José Sarney (PMDB-AP), mas a tropa de choque do senador conseguiu arquivar sumariamente todos os questionamentos. A oposição recorre do engavetamento dos processos.

O próprio presidente do colegiado, senador Paulo Duque (PMDB-RJ), ironizou a opinião pública e disse, após a rejeição de todos os requerimentos e denúncias no início de agosto, que iria ter a melhor noite de sono de sua vida. "Nunca fui dormir tão bem quanto vou hoje", afirmou o parlamentar na época.

"O problema é que esse Conselho de Ética foi constituído em meio à crise. O pessimismo é total. A vantagem é nítida e o clima não favorece uma surpresa. Creio que podem estar assando uma pizza. A maioria está determinada (a não levar adiante as denúncias contra Sarney)", avaliou o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) na ocasião. Antes disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia citado o alimento para criticar senadores da oposição. "Todos eles são bons pizzaiolos", disse ele, ao ser questionado se a CPI acabaria em pizza.

Conheça os ingredientes e o modo de preparo da pizza sugerida pelo Jornal do Senado:
- 3 pães amanhecidos
- 1 lata pequena de molho de tomate
- cebola, salsinha e sal a gosto
- 2 ovos

Modo de preparo:
Forrar uma forma com fatias finas de pão. Colocar o molho por cima juntamente com a cebola e a salsinha. Bater as claras em neve e misturar com as gemas. Cobrir os pães com este creme. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos.

Dica: A pizza pode ser enriquecida com queijo ou sobras de peixe e frango.


fonte desta postagem



pensador.info
assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

veja também


visite o orkut do goiano clik aqui

e conheça um pouco mais de seu amigo
coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google

Nenhum comentário: