Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Como os deputados são queridos


Eles querem um lote exclusivo de Tamiflu para não precisarem entrar em fila.
Em troca eles providenciam o Tamofu para o "povinho".

E se for necessário UTI, adivinhem de quem é a prioridade na fila ou o que acontece se não tiver leito na UTI?
.




http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u609057.shtml

13/08/2009 - 08h43

Congresso quer lote exclusivo de remédio contra a gripe suína

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Para evitar que servidores e parlamentares tenham que se dirigir a centros públicos de saúde para ter acesso ao Tamiflu, medicamento usado no tratamento da gripe suína --a gripe A (H1N1)--, a Câmara e o Senado pediram ao Ministério da Saúde que liberasse doses do remédio.

Leia a cobertura completa da gripe suína
SP tem 176 postos de distribuição de remédio; veja lista
Saiba quais são os sintomas da gripe suína

A solicitação foi negada pela pasta no início da noite de ontem. O objetivo é evitar uso indiscriminado da medicação e quebra do protocolo, segundo a assessoria do ministério.



O deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), primeiro-secretário e coordenador do comitê de gripe da Câmara, negou que o pedido de 1.500 tratamentos tenha sido feito para beneficiar parlamentares. Segundo ele, o serviço médico da Casa atende pacientes de fora do Congresso.

"Somos públicos, prestamos um serviço público. É um contrassenso que a pessoa seja atendida aqui e tenha de enfrentar outra fila para pegar o medicamento." Guerra disse que estuda pedir o remédio ao governo do Distrito Federal.

O Tamiflu é repassado pelo governo federal aos Estados e ao DF, que decidem para onde encaminhá-lo.

A Câmara também decidiu dispensar do trabalho as servidoras grávidas, seguindo decisões tomadas em alguns Estados, como São Paulo. A medida valerá, a princípio, até o fim do mês e abrangerá 49 gestantes concursadas. Guerra diz que pedirá às empresas que prestam serviços à instituição que sigam a mesma orientação.

Essa linha também é estudada pelo Ministério do Planejamento, que poderia dispensar as gestantes do Executivo federal. A pasta disse aguardar orientação do Ministério da Saúde, que, por sua vez, nega haver orientação nacional para isso e diz que casos específicos devem ser discutidos com autoridades sanitárias locais.

O Senado informou que, por enquanto, não tomará decisão semelhante à da Câmara.






pensador.info
assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

veja também

Homens x Mulheres e seus erros na cama!
Fusquinha X Mustang sera quem ganha
veja Os atores mais bem pagos das séries dramáticas
vaca karateca
Como satisfazer uma Mulher….e um Homem
Esqueça o Google! Crie sua própria página de busca.
Tattoodle: Uma página de busca do seu jeito!
visite o orkut do goiano clik aqui

e conheça um pouco mais de seu amigo
coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google

Nenhum comentário: