Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PONTOS DE ÔNIBUS PELO MUNDO

Ponto de ônibus são excelentes locais para se fazer marketing e propagandas em geral. Causam certa simpatia na populção devido a sua utilidade de proporcionar descanso ( para alguns ) e abrigo em caso de chuva e sol forte.
Mas quem disse que esses abrigos tem que ser feios, e com cartazes ridículos colados? A tendência mundial e colocar uma interatividade entre o usuário e o ponto de onibus. Um prato cheio para as campanhas publicitárias.

Eis algumas paradas de onibus pouco convencionais espalhadas pelo mundo:

1 - Parada de ônibus Star Wars cujo slogan é "usar em caso de sith" que se acende a noite, mostrando os sabres de luz


2 - Ponto de ônibus na Austrália com a propaganda dos correios, convidando você a personalizar os selos postais.

3 - Parada de ônibus criada para relaxar enquanto o busão não vem. Certamente não daria certo aqui no Brasil, a mendigalhada iria fazer a festa, literalmente, com direito a muita cachaça e mendiga pelada.

4 - Ah nada como alguns petro-dólares para bancar um ponto de ônibus com ar-condicionado como esse para fugir do calor infernal de Dubai, na Arábia.

5 - Simples e bem bolada propaganda na Alemanha colocada em um ponto de ônibus para divulgar o Filme dos Simpsons

6 - Acredite, esse treco louco é uma parada de onibus que fica na Califórnia. Periga perder o onibus enquanto se admira a escultura.

7 - Em Quicksilver a vida se leva na esportiva. Esse ponto de onibus possui uma mini pista de skate, mas provavelmente quem vai brincar lá não está interessado em pegar onibus

8 - Ponto de onibus melancia no Japão. Sei não, mas eu prefiro um ponto de ônibus com as forma da mulher melancia, até imagino como seria a porta do abrigo em caso de chuva ou sol?

9 - Ponto de onibus nas ilhas Shetland, possui até televisão. Mas pensem, se roubarem vão pra onde se é uma ilha. ..Ê VIDÃO...

10 - A 3M confia tanto em seus vidros blindados que colocou uma verdadeira fortuna no ponto de onibus. Só não sei em que páis é. Mas certamente a grana não está em Euro, senão seria grana bagarai.

11 - Mais uma parada de onibus em Quicksilver, dessa vez com uma prancha de surf servindo de banco.

12 - Um balanço de pracinha colocado em um ponto de onibus em Londres. Essa idéia poderia ser copiada por aqui, o problema é acertar quem vem atrás, ou chutar quem vem a frente do jeito que brasileiro é besta não iria dar certo mesmo

13 - Enquanto isso no maranhão....




pensador.info
assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

veja também


visite o orkut do goiano clik aqui

e conheça um pouco mais de seu amigo
coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google

Nenhum comentário: