Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


terça-feira, 18 de agosto de 2009

O que é o hipotiroidismo?

A tiróide é uma glândula com a forma de borboleta situada na parte anterior do pescoço, logo por baixo da laringe. Os lobos da tiróide estão dispostos em ambos os lados da artéria traqueal, ligados por um estrato mais fino, denominado istmo.
A tiróide produz uma hormona, a tiroxina ­ conhecida também com o nome de tetraiodotironina ou T4 - que tem uma função reguladora do metabolismo do organismo. Se o organismo produz tiroxina em quantidade insuficiente, o metabolismo abranda e fala-se então de hipoti­roidismo.


Quais são as causas do hipotiroidismo?
Para realizar a sua função a tiróide tem necessidade de:
- um fornecimento suficiente da hormona que a estimula e que é produzida pela hipófise;
- um fornecimento constante de iodo;
- enzimas e proteínas necessárias à síntese da tiroxina.
Um fornecimento insufi­ciente de uma destas substâncias pode impedir a produção de tiroxina por parte da tiróide e, por conseguinte, levar ao hipoti­roidismo.
As causas do hipotiroidismo são:
- a destruição do tecido tiróideo consequente à tiroidite de Hashimoto, processo inflamatório caracterizado pela produção de anticorpos que agridem a tiróide. Esta afecção do sistema imunitário é a causa mais frequente de hipoti­roidismo;
- uma terapia médica ou cirúrgica incorrecta do hipotiroidismo;
- uma carência de iodo (eventualidade rara no ocidente, onde o sal marinho, rico de iodo, é largamente utilizado);
- uma produção insuficiente da hormona de estímulo da tiróide consequente a uma perturbação da hipófise;
- uma doença congénita ou uma malformação que determinam a ausência da tiróide ou um seu funcionamento defeituoso;
- algumas doenças hereditárias que inibem a síntese da tiroxina.


SINTOMAS:
--> Crescente sensação de letargia e de cansaço;
--> Dores musculares;
--> Prisão de ventre;
--> Aumento da sensibilidade ao frio;
--> Aumento de peso acompanhada por uma diminuição do apetite;
--> Face inchada, sobretudo à volta dos olhos;
--> Pálpebras que caem;
--> Perda de cabelos, cabelos espigados e secos;
--> Formigueiro nos pés e nas mãos;
--> Reflexos mais lentos;
--> Voz profunda e rouca;
--> Menstruação abundante;
--> Perda de memória;
--> Atraso na maturação sexual;
--> Bócio;
--> Hipertrofia cardíaca e abrandamento do ritmo cardíaco;
--> Perturbações psíquicas, que nos casos mais graves se podem transformar numa verdadeira e própria psicose.
Terapia do hipotiroidismo
Quando se deve consultar o médico?

Se alguns sintomas de hipotiroidismo (cansaço, dores musculares, formigueiros nas extremidades, lentificação dos reflexos etc.) persistem durante algumas semanas é necessário consultar o médico.

O que faz o médico?

O médico prescreve uma série de análises do sangue que permitem diagnosticar facilmente esta doença, tenta em seguida localizar a causa através de uma cintigrafia, a medição dos anticorpos ou a TAC.

O hipotiroidismo pode ser diagnosticado desde o nascimento, mas o diagnóstico deve sempre ser confirmado por análises do sangue.

Qual é a terapia?
A terapia baseia-se na administração de tiroxina sintética em comprimidos que o paciente deve tomar todos os dias até à descoberta da causa da doença.
Se a causa do hipotiroidismo não é descoberto ou se a doença é incurável este medicamento deverá ser tomado durante toda a vida.
Como se desenvolve o hipotiroidismo?
Os sintomas do hipoti­roidismo manifestam-se progressivamente. A maior parte dos pacientes dirigem­ se a um médico antes que apareçam complicações.
A rapidez da terapia é crucial nas crianças com um defeito congénito: se o tratamento é efectuado nos primeiros três meses de vida, na maior parte dos casos evitam-se o cretinismo e o nanismo.
O hipotiroidismo é uma doença grave?

Geralmente, o hipoti­roidismo não é grave.

A única complicação que pode pôr em perigo a vida do paciente é o coma.

Esta complicação é mais frequente nos indivíduos que vivem em climas frios e não se tratam adequa­damente. O coma pode ser efectivamente favorecido pela exposição ao frio, mas também por um traumatismo ou por fármacos (sedativos) que deprimem o sistema nervoso central.





pensador.info
assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

veja também


visite o orkut do goiano clik aqui

e conheça um pouco mais de seu amigo
coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google

Nenhum comentário: