Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quarta-feira, 22 de julho de 2009

Kleber Bambam também quer ser deputado



Não, minha gente! Embora pareça dia dos bobos, hoje não é 1º de abril! O que você leu é mesmo verdade: o sumido Kleber Bambam quer ser deputado!

O EGO disse que o vencedor do primeiro Big Brother Brasil já decidiu que vai ter uma carreira política. Ele só não decidiu duas coisas básicas:

– De hoje em diante, meu foco é a política e vou virar deputado. Estou estudando ainda se vai ser federal ou estadual e ouvindo algumas propostas para ver por qual partido vai ser.

É mole? O cara anunciou candidatura sem nem saber se será federal ou estadual nem por qual partido vai concorrer! Diz que ainda está "ouvindo propostas"!! Putz, nem se elegeu e já tá seguindo a linha do "quem dá mais"???

– Já vivi os dois lados da moeda: o lado ruim e o lado bom.

Não entendi o que ele quis dizer com isso. Segue:

– Vou focar o esporte, a saúde, a educação. Já estou montando minha equipe e daqui um mês vai estar tudo formalizado.

Normaaaaaaaaaaaal! A maior parte dos candidatos diz que terá como metas o esporte, a saúde e aeducação. E o Holo aposta em alguns projetos dele:

no esporte: uma academia em cada esquina!

- na saúde: energético para todos!

- educação: alfabetização básica!

Bambam nem protocolou candidatura, mas já abusa do populismo barato:

– Vai ser uma oportunidade que eu vou ter, porque agora eu devo ao povo. Eles votaram em mim para eu ganhar o Big Brother, é uma troca. Agora é hora de eu ajudar.

Eu acho que a grana do prêmio dele já acabou e agora ele precisa de mais. Essa é a troca!

Bom, depois da Mulher Melão anunciar a candidatura de seus air bags, não duvido de mais nada! Até porque ser político no Brasil hoje é fácil.

Você pode superfaturar obras, roubar os cofres públicos, deixar seus colegas roubarem, avacalhar com a opinião da sociedade e nada acontecerá com você!

Mas ninguém se importa: o futebol e o BBB são muuuuito mais importantes!

Só pra lembrar, olhe a lista de alguns candidatos-celebrid ade nas eleições 2008:
- Túlio Maravilha (PMDB)
- Netinho de Paula (PC do B)
- Rita Cadillac (PSB)
- Frank Aguiar (PTB)
- Marcelo Frisoni (PP) (marido da Ana Maria Braga)
- Sérgio Mallandro (PTB)
- Gretchen (PPS)
- Léo Áquila (PR)
- Thammy Miranda (PP)


Ao que tudo indica, em 2010 (quando escolheremos deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente) o show de horror vai ser pior!

* Especial Holofote: as celebridades que se aventuram no mundo político

"A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê". (Malba Tahan)
feliz daquele que transfere o que sabe e aprende

assine o feede do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

veja também

fique atualizado
Justiça sentencia contra Bombeiros de N.York por discriminação
Ataque dos EUA pode ter matado filho de Bin Laden
Bolsa de Lima fecha em leve alta
Golpistas em Honduras abrem chance de volta de Zelaya
Obama tenta tomar controle em debate sobre reforma da saúde

Nenhum comentário: