Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


domingo, 19 de julho de 2009

celebridades e suas muitas pílulas


Tem gente famosa que não faz questão de esconder que toma remédios ou pílulas pra dedéu. Eles não se dão conta de que o público pode achar bacana e tentar copiar essa "mania" (é que nem celebridade que fuma, blearghs).

O Holofote neste domingo presta um serviço de utilidade pública e adere à campanha: diga NÃO à automedicação! Que feio! Ó o mau exemplo!

MICHAEL JACKSON é talvez o caso mais famoso e mais grave dessa "onda".

Ele gastava cerca de 3 mil libras (cerca de 82 mil reais) por mês em boletas. Até nome falso o cantor usava para comprar com as receitas! Entre as boletas do kit estavam o analgésico à base de morfina Vicodin, o relaxante muscular Soma e o sedativo Xanax. Ele também tomava antidepressivos e ansiolíticos. E ainda foi encontrado em sua mansão o Propofol, um medicamento fortíssimo que é usado para anestesia em processos cirúrgicos. A coisa era pesada!

A polêmica que envolveu THEO BECKER foi grande.
Ele falou sozinho aqui, ficou reclamando ali, continou com a ex na cabeça... Mas era tudo culpa do remédio que ele tomava pra emagrecer! O cantor disse que a produção do programa recolheu as pílulas que ele tomava para queimar gordura e aí deu no que deu.

Seguindo o exemplo de seu colega e miguxo dA Fazenda, DADO DOLABELLA está mucho loco descontrol!
Ele está realmente mal porque a produção do reality show também estaria negando os remédios que ele precisa tomar para combater a insônia. Ele tá arranjando bronca com todo mundo, mas isso é coisa que ele faz há móóóóito tempo. O temperamento ruim virou culpa das "pírolas"!


MIRELLA SANTOS admitiu pros colegas que já tomou Viagra, para impotência sexual!!!!

O personal trainer da namorada do Latino disse que ela puxa muito ferro, e, antes disso, toma uma "mistura", mas não revelou qual. Para piorar a fama da moça, Theo Becker comentou que, dentro do programa, ela vive se enchendo de remédio que ele não sabe para que servem.

Quem descobrir aí conta pra gente! Queremos saber o segredo do corpitcho.

GLÓRIA MARIA esconde sua idade como um dos maiores segredos da humanidade. Ela tem chiliques só de se imaginar meio caidaça. A apresentadora contou que toma 110 pílulas por dia contra o envelhecimento, o que dá uma média de 4,5 remédios por hora e, agora pasme: 40.150 pílulas por ano. Além disso, ela traz coisas bizarras dos lugares pra onde viaja, tipo ninho de passarinho anti-rugas. Viu? Agora a gente descobriu o motivo pelo qual ela parou de trabalhar: não dava tempo!

BRITNEY SPEARS é assumidamente emboletada. Em uma de suas internações psiquiátricas, foi encontrado o clembuterol em seu organismo. O que diabos é isso? A gente explica: é um remédio usado para problemas respiratórios (tipo asma) em cavalos! A princesinha usava o remédio para queimar gordura e ganhar massa muscular.

***

A gente ainda está para descobrir qual dos remédios que as celebridades causa o efeito colateral da FALTA DE NOÇÃO!

feliz daquele que transfere o que sabe e aprende
assine o feede do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

Nenhum comentário: