Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Por que Cristo se afastou?

Autor:
Savely Kashnitsky

Artigo dos números:
AMF número 22 em 2 de junho de 1910


No Monte Tabor, perto de Nazaré, um milagre aconteceu: Jesus é um homem como você, começa a emitir luz ofuscante, demonstrando assim a sua essência divina. Este foi registrada nos Evangelhos, a história é conhecido como a Transfiguração de Nosso Senhor e repetido em milhões de afrescos e os ícones de todo o mundo cristão

E só na aldeia búlgara Dobarsko na parede dos santos da igreja Theodore Tyron e Theodore Stratelates Jesus transfigurado é mostrado contra um fundo de chamas vermelhas brilhantes.

Em outro "Transfiguração" - o afresco da Igreja Boyana de São Nicolau, no subúrbio do sul de Sofia - o Cristo descrito em um oval de prata com contornos de casal. A semelhança entre o OVNI oval amplificar oito reta, afilado nas extremidades dos raios batendo em todos os lados. E uma das vigas tão poderosamente afeta de São Tiago, que caiu, fechando os olhos com as mãos. Sabemos a partir dos textos dos Evangelhos, que as testemunhas da cena da Transfiguração foram surpreendidos brilho ofuscante que emana de Jesus.

"Transfiguração", na aldeia Dobarsko escrito em 1614, mas fontes documentais alegação de que a primeira igreja erguida neste local por volta do século XI. Boyana "UFO", escrito por um mestre de Basílio no meio do século XIII.

É artistas búlgaros saber sobre Jesus não é algo existente nos textos canônicos Evangelho e muitas outras imagens religiosas?


Um triângulo com queda acentuada se bicos
se as chamas como um foguete
Lançamento ou diskolet?

Seus pontos de vista sobre a interpretação da cena cósmica da Transfiguração compartilhada com a professora de história FIA Bozidar Dimitrov, trabalhou por muitos anos diretor do Museu Nacional de História da Bulgária, e desde o ano passado foi nomeado Ministro da diáspora no governo búlgaro:

- Se o afresco na aldeia Dobarsko vemos o foguete clássico, a Igreja Boyana retrata um UFO oval, sobre quais partes das testemunhas oculares que tinham encontrado dispositivos similares. Francamente, isso é uma discrepância muito estranha: Bom, se Jesus foi levado para a Terra do espaço, e após o seu ensinamento, sua prisão e crucificação, voou de volta, é lógico supor que ele usou um tipo mais sofisticado de aeronaves do que o foguete clássica. E se os artistas medievais mostram-nos Jesus, o estranho, por que eles estão nos dois casos representaram os diversos "veículos"? Responda a esta pergunta, eu não vejo nenhuma.

No entanto, "Transfiguração" - e não somente pinturas do certificado de versões espaço da origem de Cristo. Nas igrejas, os afrescos, representando a Ascensão. Em ambos os casos, Jesus foi colocado na área correta, que é apoiado pelos anjos. O que é - o módulo de descida, ou um veículo individual no espaço próximo?

- Anjos, Shore área em ambos os lados, de alguma forma não natural arqueado para trás. Estas posturas absurda de que os anjos não explica - chamou minha atenção para um detalhe interessante da arte Detelina Mladenov, trabalhando na Igreja Boyana.

Sim, do ponto de vista da iconografia para explicar nada. Mas segundo o professor Dimitrov, os torce estranho como o tempo e levou o artista a enfatizar a-Teles
Em particular, a materialidade do grosso da bola, em que se encontra a figura de Cristo. Especificamente para o espectador não é o pensamento: ao alcance - uma espécie de convenção. Não, não convencional! Especialmente considerando o fato de que todos os outros afrescos na Igreja Boyana é extremamente realista.

- A nossa igreja - não sem orgulho, disse Detelina - monumentos protegidos pela UNESCO e é um dos mais visitados na Bulgária. Mestre Basílio oito anos previstos realizações de Giotto, um pintor italiano da Renascença, pela primeira vez na arte européia aplicar as leis da perspectiva e da imagem tridimensional do corpo.

Anjos na parte inferior da unnaturally arqueado

UFO dogfights

Por que é murais tão estranho (como uma igreja da vila Dobarsko mais dois - "Descida ao Inferno", onde Jesus foi colocado em um oval vermelho, e "A Assunção da Virgem, quando ele desceu na forma da unidade rhombic) são encontrados apenas na Bulgária?

- Bem, primeiro de tudo, não só na Bulgária, - diz o professor Bozidar Dimitrov - os afrescos na catedral do mosteiro de Decani no Kosovo Santos voar num aparelho oval com orifícios e partindo-os em chamas. Estes murais mostrou em seu famoso filme "Memórias do futuro", o pesquisador desenvolveu uma civilização da Antiguidade, Eric von Däniken. Nos primeiros séculos do cristianismo búlgaros habitado todo o território desde o Volga até o Danúbio, incluindo a Sérvia. By the way, nossa tribo, que viviam na Bulgária do Volga, como muitas vezes assistimos a chegada dos veículos estrangeiros que pertencia a eles como algo familiar. Sobre ele escreveu com espanto viajante árabe Ibn Fadlan, no século X visitou a Bulgária do Volga. Na frente dele estourou dogfight dois dispositivos em forma de disco. Iluminado árabes não surpreendeu só o fato de este incidente, mas também a forma de observá-lo com os búlgaros indiferentemente explicou que essa cena acontecendo em seus céus constantemente.

OPINIÃO ESPECIALIZADA

Padre Andrew Posternak, padre, reitor da Faculdade de História da Santa Ortodoxa Tikhon Universidade de Humanidades: - Oval, que vemos o afresco "A Transfiguração do Senhor" - a chamada mandorla - amêndoas mística, simbolizando o brilho de sua glória, a santidade do brilho da luz divina no Monte Tabor . Sua forma coincidiu com uma fantástica vista dos estrangeiros de aeronaves. Mas isso não é nada mais que uma coincidência. Bem como sobre as outras linhas de fundo fresco triangular vermelho em torno da figura do Salvador realmente se assemelha a imagem de foguetes convencionais. Mas não devemos tomar a forma de uma coincidência de outra forma, o conteúdo não-canônicos. Seria inadmissível trecho.

http://www.aif.ru/society/article/35173

Nenhum comentário: