Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

o Jaguar da rainha Elizabeth II esta para a venda

Jaguar Elizabeth II para a venda

No Reino Unido, à venda pelo seu carro da rainha Elizabeth II. Projetado especificamente para o Queen's Jaguar Daimler Majestic serviram-lhe por três anos a partir de 2001 a 2004.

Antes de Junho de 2001, para passar um carro, "Sua Majestade" para avançar para identificar os diversos problemas, a Jaguar foi a preparação para correr em 2000 milhas. Ao mesmo tempo em três anos de ele bater mais 12 mil milhas sobre as residências do Palácio de Buckingham eo Castelo de Windsor. Depois que o carro foi enviado para a reforma da fábrica da Daimler, mas convém notar que, apesar desta carros reais regularmente passar na inspeção.

Concessionárias disse Peter Ratcliffe carros de luxo Jaguar Daimler Majestic V8 é um carro verdadeiramente original, porque ele é o homem que há poucos meses comprou um carro e teve a oportunidade de avaliá-lo plenamente.

Agora Jaguar para venda, e, portanto, logo alguém será capaz de se aproximar mais de perto Elizabeth II eo que isso significa para o conforto de um rei. Sabe-se que o carro vai ser dada para aqueles que oferecem um ótimo preço.

Originalmente sedã Jaguar inclui conexão sredsta construído para se comunicar em uma linha reta classificado com o Ministério da Administração Interna e da residência do primeiro-ministro britânico. Mas antes de vender todos esses equipamentos do veículo desmontado.

Royal Jaguar difere da habitual presença de:

  • saco da cremalheira especiais;
  • painel de Flush, que é necessário para a mudança de dois pares de faróis de cruzamento;
  • faróis de nevoeiro;
  • piscar do sinal de strobe, que é projetado para mover o carro escoltado pela polícia;
  • capas de revistas, a rainha adorava o anão cachorro corgi, em caso de uma queda e passar a não sujar a imprensa;
  • alavancas adicionais para a regulação independente da Rainha das janelas de abertura.

Além disso, ao projetar a cabine foi levado em conta que muitas vezes ele irá se movimentar e adicionaram os cães reais.

Finalmente, dizemos que agora a rainha Elizabeth II se move para suas residências em uma limusine Bentley.

Nenhum comentário: