Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

veja o Novo carro da Ferrari 590 GTO

A Ferrari aguardado 590 GTO

Como é normalmente o caso, por um lado houve rumores, então não havia fotografias de espião, e agora não apenas as fotos oficiais do tão aguardado novos itens, mas também uma lista detalhada das características técnicas mais importantes.

Esta é a mais poderosa de todas as modificações esperadas do famoso modelo GTB Fiorano - Ferrari GTO 590. Preocupação Ferrari apresentou a primeira fotografia oficial.

Como já se tornou conhecida, a nova Ferrari é uma espécie de opção intermediária entre a versão urbana do GTB Fiorano 599XX carros e pistas.

Novo carro da Ferrari 590 GTO - é:
- Capacidade do motor V12 de 6 litros, que é uma versão modernizada do motor Ferrari Enzo, com uma produção de 661 hp em vez de 612;
- Peso de 1,495 kg, ante GTB Fiorano em cerca de 200 kg;
- Aceleração para os primeiros cem quilômetros em apenas 3,35 segundo;
- Velocidade máxima - 334,74 km / h.

É interessante notar que a pista era ultrapassar estes carros em apenas 1 minuto e 24 segundos.

Neste caso, a Ferrari 590 GTO é uma aerodinâmica mais e melhor, as entradas de ar no pára-choques dianteiro e traseiro, saídas adicionais na capa, os elementos adicionais nas corredeiras, um difusor traseiro grande, spoiler traseiro atualizado Ferrari supercarro 599XX, chassis atualizado e freios superior. Além disso, conhecida pela novidade será instalado rodas de 20 polegadas no estilo de "A Fórmula-1, que afetam significativamente a diminuição do coeficiente de resistência do ar.

Carro pela primeira vez ", será lançado" no final de abril, em Pequim, no Salão do Automóvel. No entanto, sabemos que a circulação de Ferrari GTO 590 é muito limitado e será um número simbólico de 599 modelos. Também é sabido que a nova Ferrari vai valer cerca de 460 mil dólares, o que é mais caro a mesma coisa GTB Fiorano em 80.000.

Nenhum comentário: