Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O que torna uma mulher bonita? lábios, pó facial e sobrepeso

Na definição dos cânones de beleza de poetas beat idade e artistas. Recentemente, assumiu essa tarefa e os cientistas ...

Todos os homens, agora e depois científica contados proporções ideais do corpo feminino, calcular as mais atraentes opções de rosto e até mesmo lutando para provar que os homens realmente preferem as loiras.Foram coletados os resultados destas investigações junto e tentava descobrir o que parece ser uma mulher ideal do ponto de vista científico. Então, é a seguinte:

lábios carnudos ...

Um estudo internacional envolvendo equipas de investigação de sete países mostraram: a mulher gorda lábios, o jovem olha, independentemente da sua idade real. "Magic" lábios tão forte que até mesmo as rugas e cabelos brancos não são tão visíveis aos outros, dizem os cientistas. Preste atenção às crianças, eles dizem: lábios bebês são sempre maiores em relação a todo o rosto do que em adultos, por isso é um olho-no lento nos próximos anos.

sortudo ganhador de: Angelina Jolie.

... Os dentes brancos

dentistas britânicos afirmam que o sorriso branco como a neve pode rejuvenescer ninguém menos uma vez 5-10 anos.

Parece lógico, mas deve ser confiável em matéria de beleza para aqueles que podem beneficiar um benefício direto comercial? Não foi em vão porque a popularidade de branqueamento de serviços no ano passado, está crescendo, mas vale a pena, entretanto, não sai barato.

Exemplo a seguir : Vanessa Redgrave, de 72 anos.

... Um pouco acima do peso

Novamente, os médicos britânicos tenham tomado o mesmo que dizer que ser magro não pinta uma mulher - ao contrário da opinião popular. E não é mesmo sobre a figura: de acordo com o Dr. Baharama Guyurona, perda de 4 kg de peso visual acrescenta uma mulher da mesma idade, e isso é refletido em seu rosto. Desde quando a perda de peso foi capa de gordura está esgotado em primeira pessoa, até mesmo uma moda dietas menores alterar nossas características faciais, e, como dizem os médicos, não para melhor. Mas, ao contrário zhirok adicionais, rodadas de todos os cantos vivos, não afundar e flacidez da pele e suaviza as rugas.

Exemplo a seguir : Catherine Zeta-Jones, 40 anos.

... Haircut cascata

estilistas de Hollywood aconselhar os seus clientes da melhor idade para começar um corte de cabelo ou uma cascata de cachos de cabelo separados. Tal imagem, dizem, dá à pessoa a frescura e esconde todos os tipos de falhas que aparecem com a idade: caroços, pele flácida, obscurecido contornos, etc Mas o atalho "penico" ou apenas os cabelos lisos do mesmo comprimento, ao contrário, os antigos e os admissível simplesmente não se importam de o sexo mais justo. Aperte a parte traseira de sua cabeça e vigas também parecem ser muito rigoroso e não tirar o seu período.

Exemplo a seguir : Goldie Hawn, em 1964.

... Cor da pele lisa

Condição de pele - um elemento-chave da beleza, é conhecida por todos. Mas os médicos americanos trouxe este conceito para um novo nível: De acordo com a pesquisa, a pele bonita significa principalmente tez lisa, mas não a ausência de rugas e sulcos. Depois de analisar 170 imagens de rostos de mulheres, os pesquisadores chegaram à conclusão de que as manchas escuras e tons desiguais aparecendo ao longo dos anos, permite-nos determinar a idade real ou, inversamente, para escondê-lo. Então, ao invés de senhoras creme anti-rugas, talvez seja hora de pensar em um castanho claro ou uma maquiagem mais adequada.

Feliz proprietário : Halle Berry.

Maquiagem leve ...

Mas se você quiser esconder algumas manchas no meu rosto, fazer melhor do que não usar uma base ou pó grosso.

Segundo estilistas, corretivo pesados apenas salientar as rugas e no rosto, velho general, por isso o melhor é escolher tons de luz quase invisíveis ou mesmo um quadro de make-up com apenas um efeito mate. Sem alterar a cor de sua pele, eles irão esconder irregularidades de tom e eliminar brilho, que, aliás, também joga contra o recurso.

Exemplo a seguir : Nicole Kidman.

Cabelo loiro ...

Segundo as estatísticas, senhores realmente preferem as loiras: cerca de 2 / 3 dos homens gostariam de ver como seu parceiro loiro. E, embora quando se trata de casamento, o quadro muda completamente o oposto (a casar Deputados seria predominantemente morena), os cientistas acreditam ainda que o cabelo loiro torna uma mulher bonita.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Trent em Nottingham, loiras (mesmo artificial) se sentir muito mais sexy e mais confiante, mais alegre e à custa de uma muito mais atraente aos olhos dos outros. E mesmo que a loira é muitas vezes sofrem preconceito no trabalho e na vida privada, eles são, curiosamente, muitas vezes em busca de promoções e aumentos salariais!

Feliz proprietário : Kim Cattrall.

... Limpeza em primeiro lugar

Psicólogo australiano Alan Pease argumenta que todas as nossas preferências e idéias de beleza são baseados em instintos e vontade fisiológica. Assim, os homens escolhem-se um parceiro, que pode transportar e dar a luz a uma prole saudável e abundante - isto é, ela deve ser forte e sair.

Porque é que foi? Porque a sujeira instintivamente associado à doença e incapacidade de cuidar de si e, portanto - e os bebês em potencial.

... A figura da "ampulheta"

Mais especificamente, a cintura é de 70% dos quadris. É esta relação, dizem os pesquisadores, o mais atraente aos olhos masculinos, e significa que uma mulher é saudável e, grosso modo, o prolífico. E os parâmetros reais do valor - em centímetros - não desempenhar um papel, a principal coisa - o cumprimento do rácio 10/07.

- Essa relação atrai a atenção do homem, mesmo quando a mulher pesa mais do que deveria. Este rácio indica fertilidade e alto teor de gordura (que é diferido principalmente nos quadris), necessários para a amamentação, o bebê - Alan Pease escreveu em seu livro "Por que os homens querem sexo e as mulheres -. Amor"

Feliz proprietário : Scarlett Johansson.

... A distância correta entre os olhos

Outra fórmula matemática - desta vez para determinar a beleza facial - Os investigadores canadenses deduzida a partir da Universidade de Toronto. Segundo seus cálculos, o rosto ideal feminino depende da distância entre os olhos (deve ser 46-50% da largura do rosto de orelha a orelha), e as medidas entre os lábios e os olhos (o padrão é de 33-36% do comprimento do rosto do traço ao queixo). Os autores do estudo acrescentam que a percepção dessas proporções é largamente influenciado pela maquiagem e penteado, e é por isso que eles podem então alterar drasticamente a aparência das mulheres.

vencedor : Jessica Alba.

... Rosto simétrico

Symmetry - um sinal de genes saudáveis e um forte sistema imunológico, de acordo com cientistas da Universidade do Novo México em os EUA.

A saúde, como nos lembramos, é instintivamente atraídos pelo sexo oposto, de modo simétrico características faciais automaticamente dar às mulheres os fãs permanente.

Feliz proprietário : Kate Moss.

... Há um marido

Estranhamente, mas a mulher ideal não pode ficar sozinho. Os médicos americanos afirmam que o estado civil afeta a aparência do belo sexo não seja inferior a, por exemplo, nutrição adequada e atividade física. Assim, o que envelhece mais rapidamente e perdem sua capacidade de atracção das mulheres divorciadas, em segundo lugar, o desempenho desse triste e solitário, bem, casadas ou em relações permanentes constituídos preservar a beleza das mais longas. Em geral, um círculo vicioso: a fim de "anel" mulheres Príncipe Encantado tenta ser sempre jovem e bonita, mas tem que ter pelo menos um amante constante.

Nenhum comentário: