Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

como comseguir um emprego no japão


O Japão está agora entre os países que são bastante atraentes para aquelas pessoas que desejam trabalhar em um dos países mais avançados do mundo e, assim, uma recompensa muito digna.

Afinal, o Japão - um dos poucos países onde, por mês, se você é - um especialista em especial especialidade popular aqui, você pode ganhar um montante comparável com faturamento anual na Alemanha ou na França, grande parte da Itália ou da Espanha e não estamos a falar.

No entanto, encontrar um emprego no Japão, ao mesmo tempo difícil e fácil. Simples - porque existem programas oficiais do governo para atrair trabalhadores estrangeiros. Sobre elas falaremos a seguir.A sério - porque ele é quase sempre de pessoas que procuram trabalho precisa saber a língua japonesa. Então bytuyuschaya nós dizendo "mais fácil de travar do que para aprender a língua japonesa" parece estar perdendo a sua relevância. Agora, pode soar como esta: "É melhor do que aprender japonês se enforcou em sua terra natal."

Assim, se todos - ainda que superar o pânico inato antes da língua japonesa, então considerar-se sortudo. Para o emprego no Japão há um programa de governo do JET (Japan Exchange e Ensino Program), que torna possível para conseguir um emprego no Japão perito com conhecimentos de língua japonesa, assim como os atletas e equipes criativas. Além disso, existem vários programas de formação dos técnicos do Ministério da Educação do Japão, a Associação Japonesa de Educação Internacional, o Ministério das Relações Exteriores do Japão, assim como a Fundação Japão.

Encontrar trabalho no Japão através de uma organização do governo - a maneira mais eficaz e bastante acessível para o emprego. No entanto, o fato de que uma decisão sobre a necessidade de emprego no Japão é quase tão importante quanto as respostas às perguntas: onde, como e por quê? Portanto, antes de proceder à ação, bem se familiarizar com o país onde você está indo para o trabalho.

1. mentalidade de trabalho

o povo japonês - os apoiantes dos séculos de tradições. Se falamos de tradições no campo do trabalho, as qualidades mais importantes do Japão, neste sentido são a lealdade, civismo, responsabilidade pessoal e capacidade de trabalhar eficazmente dentro de um grupo de trabalho específico. Para os japoneses, muito mais importante, você pode aproveitar o trabalho como uma engrenagem em um mecanismo de grande harmonia e não como um indivíduo.

Solteiro, morando em um none "do meu negócio no Japão não é algo que eles não gostam, eles simplesmente não têm nenhuma chance de sucesso. Se você - altamente educada, mas pessoa ambiciosa você estará nos olhos de sua liderança está longe do activo menos valioso do que alguém com menos educação, mas, mais tolerantes e abertas ao compromisso.

Geralmente, se você perguntar a um homem japonês que ele já não respeita o filho do bilionário Mazeyoshi ou engenheiro Mitsubishi, uma pessoa que trabalha 60 horas por semana e tem um nível muito inferior de receitas - quase todos os engenheiros japoneses escolhe. Sabe por quê? Como os japoneses, devido às suas geneticamente formada corporativa, mais impressionado com as pessoas que trabalham para grandes empresas.Além disso, os japoneses não acreditam em fazer dinheiro fácil formas, e se você não se preocupam em fazer um suor, você nunca vai ganhar o respeito deles.

2. dia de trabalho

Dia de trabalho no Japão, começa com um passeio e para o trabalho. Muitos japoneses se recusam veículo para a poupança, preferem não ter seu próprio transporte, porque o seu conteúdo é o custo médio de 10.000 dólares americanos por mês.

E quem precisa de um veículo pessoal no país com o melhor sistema de transporte público no mundo? Para a poupança, por sua vez, precisa pagar. Nas grandes cidades, a maioria das pessoas, isso significa tedioso, mais ocupação de uma hora de deslocamento em trens, cheios de 200% em relação à sua capacidade estimada, onde a leitura de um jornal ou um livro é tão problemática como a vedação de pepino na estação espacial "Mir" no momento da acoplagem . Mas, apesar deste ritual matutino diário, com um toque de masoquismo, muito poucas pessoas do japonês iria reclamar ou perturbar a sua irritação com seu vizinho.

Chegando no trabalho, a primeira coisa que você precisa fazer - está a tomar parte no começo ritual chamado "para o dia, o que representa não só o direito, para os padrões japoneses, colegas de saudação e superiores, mas cantar junto com os outros trabalhadores de diferentes slogans e provérbios inspiradores. Você pode então começar a trabalhar. A maioria dos japoneses são muito mais do que suas contrapartes ocidentais, apesar da existência de uma lei que limita a quantidade de horas extras.

A maioria das empresas estão oficialmente abertas a partir de 9 - 18 - horas. No entanto, nenhuma surpresa que os funcionários de grandes empresas vêm para trabalhar por pelo menos 30 minutos mais cedo e ficar após o trabalho de algumas horas. E o fazem por sua própria iniciativa. Em geral, quando resolver o problema dos japoneses, como mencionado acima, funciona como um elo de uma cadeia grande. Para ele, a principal coisa - a trabalhar para que a tarefa que antes o grupo de trabalho, do qual ele é, foi realizada em condições ideais e no menor tempo possível. E porque é assim, cada indivíduo está doente há mais de uma solução rápida e qualitativa para o problema levantado na frente de seu grupo, eo poder da solidariedade com os seus colegas sempre se esforça para fornecer toda a assistência possível e apoio a outros membros do grupo em que se possa precisar.

Pela mesma razão, muitos japoneses raramente usam suas férias completa. Eles sabem que eles carregam a responsabilidade para os outros e, portanto, não pode dar ao luxo de relaxar por um longo tempo. Em retaliação pela sua lealdade, muitas empresas japonesas, tradicionalmente ter tempo para uma semana na primavera, verão e na véspera de Ano Novo, permitindo assim os seus empregados é legal ter um descanso. Além disso, elas geralmente se envolvem em viagens de campo conjuntas, piqueniques, que tem um efeito muito consolidação de todos os funcionários.

3. "Hierarquia do Trabalho"

No Japão, muita atenção é dada à linguagem corporal. Às vezes a língua sobre a importância ultrapassa o que estamos acostumados a usar. Se você não sabe o básico de comunicação da cultura japonesa através de linguagem gestual, eles talvez não ser capaz de conseguir qualquer tipo - qualquer sucesso significativo no Japão. Parentesco com você japoneses vão desde simples para expressar a desaprovação de negligência.

Obriga-nos a passar por um monte de minutos pesados, e pode mesmo levar à depressão grave que possa pôr em risco a sua própria presença no Japão.

É especialmente importante ter alguma consciência dessas questões com a participação de encontros empresariais e sociais. Os japoneses, por exemplo, a troca de cartões de visita, mesmo antes de os apertos de mão e arcos. Qualquer início das negociações com os gerentes de nível médio.

E do seu lado vou estar andando muito rude para saltar sobre suas cabeças e tentar resolver os seus problemas com seus chefes diretamente. Quando você construir relacionamentos dentro da empresa onde você trabalha, você deve considerar o fato de que no Japão, todas as relações: como negócio e não-profissional, construída sobre os princípios da hierarquia. As pessoas mais velhas são mais brancos do que o status mais elevado do que os homens são superiores as mulheres, e de altos funcionários, é claro, é mais importante que os mais jovens.

Então, quando você escrever uma carta ou algum - ou consulta, deverá contactar o colega japonês com o mesmo status que você tem. Quando conversas realização de negócios devem se concentrar em estabelecer um clima de harmonia, amizade e confiança. Antes de iniciar uma conversa deve ser sempre educado cerca de dez minutos para falar sobre assuntos gerais, de estabelecer contato com os interlocutores.

Devido ao fato de que os japoneses tradicionalmente tendem a evitar o confronto, eles muitas vezes recorrem a algumas formas de recusa educada. Por exemplo, em vez da palavra "não", os japoneses costumam dizer: "Seria muito difícil", ou que - algo assim.Depois de receber essa resposta, você não deve insistir na continuação do exame, no qual você está interessado, porque ele será visto como um indicador de má educação.





Nenhum comentário: