Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Como aprender a amar o seu corpo


Se você já se sentiu mal com seu corpo, como você tem muita celulite, também, muitas rugas e muitos quilos, também, espinhas, caspa, um pequeno baú, e os dedos feia, você não está sozinho. Todo mundo nessa cultura sofre o que chamo de blues do corpo em algum momento de suas vidas adultas e adolescentes. E o blues corpo pode ter um impacto profundo em sua relação de amor. Se estiver em um casal, a investigação sobre uma série de "imperfeições do corpo", mostra que em quase todos os casos a pessoa com a "falha" está mais preocupado com ele do que o seu parceiro. Recentemente, eu era um porta-voz da Fundação Nacional de Psoríase e foi convidada a dar conselhos para as pessoas com essa desordem. Os estudos de casais em que uma pessoa tinha psoríase moderada a grave mostrou claramente que a pessoa com a doença de pele era muito mais emocionalmente reativa além do parceiro . Portanto, há uma importante lição a ser aprendida aqui: Você está tendo a sua imperfeição muito mais sério do que seu parceiro é . Então dê um passo atrás e colher os benefícios de estar em um relacionamento amoroso. Aqui estão três exercícios simples que ajudam a construir uma intimidade maior e reduzir as suas preocupações sobre seus problemas físicos.


1. Afirmação sócio -Pergunte ao seu parceiro para afirmações por ter-lhe destacar seus recursos que ele / ela acha que são particularmente atraente ou bonita. Escreva estas afirmações parceiros na forma de afirmações como Herb ama minha cintura lindo. Pós-los em um lugar privado onde você pode lê-los com freqüência. Compartilhe e afirmar o que você gosta sobre o seu parceiro. Este exercício vai ajudá-lo com a sua prática do pensamento positivo e trazer-lhe muito mais próximos.

2. Seja um Straight Shooter: se você não comunicar as suas preocupações sobre questões de seu corpo ao seu parceiro, ele ou ela pode pensar que a razão que você está agindo distante ou não quero ser íntimo tem a ver com eles. O resultado: muitas vezes ele ou ela se sente rejeitada. Então, ser aberto e honesto sobre como você se sente quando você está para baixo sobre o seu corpo. Isto dará a seu parceiro uma chance de ser compreensivos e não prejudicados pela sua volta a puxar. By the way, esta partilha muitas vezes leva a um físico maravilhoso encontro que ocorre espontaneamente!

3. Organizar Ten Minute Ouvindo sessões com o seu parceiro: Nestas sessões, uma pessoa começa a falar, associação livre, dizer o que está em suas mentes, enquanto o outro ESCUTA SIMPLESMENTE comtotal atenção . O ouvinte não fala. Se o locutor tem um período de silêncio, ela / ele deveria dizer apenas : "Nada vem à mente. "Não importa o que, use um relógio e uma honra completa dez minutos da sessão como se você estivesse pagando um terapeuta para o seu tempo! Quando o falante o tempo é longo, trocam de papéis e deixe que a pessoa que tem estado a ouvir os seus 10 minutos para falar. Usando este exercício que você pode aprender a ter compaixão e uma compreensão profunda de si.

Ao praticar estes exercícios simples, você pode aliviar muitos dos problemas psicológicos e de relacionamento que muitas vezes são causados pelo blues corpo. Para mais formas de como desenvolver uma maior auto-estima e auto-aceitação de pré-encomenda um exemplar do meu novo livro, selar o negócio: O amor é O Guia do Mentor para amor durável.

Diana Kirschner, Ph.D. é um psicólogo convidado freqüente em The Today Show e autor do que será publicado novo livro em breve ", selar o negócio: Love's Mentor O Guia de Lasting Love" (fevereiro de 2011), bem como best-seller do autor de "Amor em 90 Dias ". revolucionário trabalho Dr. Diana é a base de sua PBS especial no amor. Contato com a Dra. Diana através dela LIVRE Relacionamento e Aconselhamento Namoro Newsletter

Nenhum comentário: