Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

veja Os lugares mais assustadores no Mundo

você não pode realmente discutir cemitérios assustadores, sem mencionar que esta famosa cidade dos mortos. Localizado apenas fora do Bairro Francês de Nova Orleans, neste cemitério estão os mortos em um avião com o nível de vida. Os falecidos são mantidos acima do solo em criptas e túmulos porque, quando os moradores de Nova Orleans tentativa de enterrar seus mortos fortes chuvas e inundações causam-los a voltar à superfície. Voodoo rainha Marie Laveau é descansa neste cemitério e alguns afirmam que ela faz aparições também.

08

LINK

Ressurreição Cemitério está localizado nos subúrbios de Chicago, IL, e não parece ser um fora do cemitério comum. Na verdade, é uma bela e bem cuidada cemitério que não emite uma vibração qualquer mais assustadoras do que qualquer outro cemitério seria. O que o diferencia de outros cemitérios, no entanto, é que ela é o lar de um dos fantasmas mais famosos em Chicago. Rumores dizem que se você passar por um cemitério à noite você pode ver o fantasma de uma jovem chamada Maria, carinhosamente chamada por moradores de Maria da Ressurreição. Na verdade, avistamentos desta data fantasma carona de volta para os anos 1930 e continuam até hoje.

07

LINK

Este lindo cemitério inaugurado em 1800 e está listada no Património Inglês Cadastro de Parques e Jardins de interesse histórico especial em Inglaterra, que é um negócio muito grande. Os túmulos são construídos em estilo gótico e do abono para as árvores, flores e arbustos crescem naturalmente no cemitério dar o cemitério uma sensação mística. Combine essa aurora mística com o facto de existirem relatos de testemunhas oculares dos mortos subindo de suas tumbas e você tem um cemitério assustador. Muitas testemunhas afirmam ver as pessoas saindo de criptas e alguns até afirmam ter contato físico com as aparições. Um homem alega que ele estava literalmente hipnotizada com medo depois de se perder no cemitério por um desses seres mortos-vivos. Outra testemunha foi atacado no cemitério e levado para a delegacia de polícia em estado de choque. Ela começou a proclamar que ela foi atacada por um vampiro.

06

LINK

Localizado no fundo do sertão do Tennessee, nos arredores da pequena cidade interestadual de Cookeville, esta é uma das mais arrepiantes, e menos cemitérios conhecido nos Estados Unidos.Cemitério Stamp, normalmente referido pelo seu nome mais popular do Cemitério Bruxas, é um dos mais antigos cemitérios no Estado e sua aparência é prova disso. Jagged pedras gasto pelo tempo ficar fora do solo em zig-zag padrões de marcação, onde os mortos são enterrados. O que torna este cemitério ainda mais peculiar é que algumas das lápides de pedra têm pentagramas gravado neles. Alguns dizem que os pentagramas foram utilizadas pelos pioneiros para conter os poderes do mal das pessoas enterradas no cemitério que foram pensados para serem bruxas. Muitos também alegam que à noite você pode ver luzes estranhas no fundo do bosque que circunda o cemitério. Outras pessoas afirmam que muitas vezes você pode encontrar os animais abatidos de forma ritualística em razão do cemitério.

Localizado no bairro judeu de Praga, o Antigo Cemitério Judeu é o mais antigo cemitério judeu na Europa, que começou a operar no início de 1400. Há 12 mil sepulturas visíveis e, possivelmente, 100.000 pessoas realmente enterrado lá. Segundo a tradição judaica, você não deve remover as lápides de seus originais locais de repouso, portanto, quando o cemitério correu para fora do quarto e compra mais terras não era possível mais camadas de terra foram trazidas e colocadas em cima de sepulturas antigas e as novas foram colocadas sobre o solo novo. Isso resulta em 12 camadas de túmulos neste cemitério velho. Eu também mencionar que o cemitério é também a casa do homem que supostamente criou um golem? Um golem é um monstro de Frankenstein como a criatura que foi criado pelo rabino Judah Loew para ajudar a proteger os judeus de Praga, vítima de perseguição. Segundo a lenda do Golem eventual saiu do controle e Rabi Loew teve de parar a criatura. Alguns afirmam ver o golem roaming os motivos cemitério e outros afirmam ver o fantasma do Rabino Loew.

04

LINK

Localizado na cidade mineira abandonada de La Noria no Chile do norte, este cemitério obscuro tem que ser visto para ser acreditado. Para chegar à um cemitério tem de se aventurar por uma cidade fantasma decifrado, que é também a casa de muita atividade paranormal. O cemitério em si é, definitivamente, a jóia da coroa do creepiness nesta cidade abandonada. O cemitério tem toneladas de sepulturas abertas. Enquanto passeava por lá, ele não está fora de questão que uma viagem pode nos restos mortais de um mineiro de há muito falecido. Se os túmulos estão abertos por causa de ladrões de túmulos ou porque os cadáveres desfrutar o ar da noite é motivo de debate, mas este é sem dúvida um dos mais arrepiantes cemitérios no mundo.

03

LINK

É irônico que um dos mais arrepiantes cemitérios do mundo está localizado em uma das cidades mais bonitas do mundo. Na verdade, ele se encontra logo abaixo do solo da cidade. Les Catacombes em Paris é um amplo labirinto de decoração mórbida. Milhares de restos humanos serapilheira as paredes do labirinto dos mortos artisticamente colocados ao longo das vias. É, sem dúvida, o lar do mais escuro da arte no mundo. Ele também tem sua parcela de atividade paranormal. Embora a maioria dos túneis estão fechados ao público, há muitas entradas escondidas para essas partes remotas do Les Catacombes e não é raro que algumas pessoas se arriscar descendo para as catacumbas e não voltar.Também muitas pessoas relatam ouvir vozes sem corpo, bem como as aparições de corpo inteiro.

02

LINK

Enterros vêm ocorrendo neste cemitério curiosos desde o século 16, mas a julgar por este belo cemitério estão enganando. Greyfrias Kirkyard é um ponto quente para a atividade paranormal violento.Mais de 500 ataques foram registrados em 2006 e os ataques têm sido relatados recentemente, em 2010. Todas as vítimas de reivindicar este cemitério do poltergeist feroz para ser agarrado para, arranhado, mordido, e por vezes bater. Pessoas a quem excursão ao cemitério, muitas vezes saem com hematomas e arranhões que não existiam anteriormente. Muito dessa violência paranormal é atribuído a George Mackenzie. Mackenzie está dando o carinhoso nome de Bloody Mackenzie, porque ele é único sozinho o responsável pela morte de 18.000 covenantors. Coveantors foram os que dá nome a um grupo de pessoas que tentou iniciar um movimento religioso e político que não se coaduna com o Mackenzie. Se o demônio é o fantasma de George Mackenzie, alguma manifestação do mal, ou o trabalho de histeria é desconhecido, mas eu sei que o Kirkyard Geryfriars é sem dúvida um dos mais arrepiantes cemitérios no mundo.

01

LINK

Nenhum comentário: