Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


terça-feira, 16 de março de 2010

Qual tera sido o momento mais pacífica na história?



Se o objecto de um cartão de Natal, ou a questão em um concurso de beleza, todo mundo que você sempre quis a paz na Terra ... bem, quase todos. Mas o que significa estar em paz? É um estado de cordialidade entre as nações? Será que o ter bons cuidados médicos e de viver sem o medo de um ataque terrorista? Poderia ser a estabilidade econômica? Ou a transição pacífica do poder? A paz é difícil de quantificar, em poucas palavras, é a coexistência pacífica entre as pessoas.

O grupo australiano sem fins lucrativos, visão da humanidade, ano após ano, tentando definir o modo como vivemos em paz. Este grupo desenvolveu uma lista chamada "Global Peace Index", o que classifica 144 países segundo 23 indicadores diferentes. Aqui estão alguns exemplos:

*
O relacionamento com os países vizinhos
*
O número de homicídios por 100.000 pessoas
*
Número aproximado de pessoas mortas em conflitos
*
Nível de desrespeito aos direitos humanos
*
Número de armas pesadas por 100.000 pessoas

Uma vez compilados os dados de todas estas nações, que obteve a menor pontuação é declarado como "o Estado mais pacífico. Em 2009, a Nova Zelândia foi coroado como o país mais pacífico do mundo. Os Estados Unidos tiveram bom desempenho em áreas como o apoio financeiro concedido no âmbito das Nações Unidas, e em apoio dos conflitos civis em estoque, mas está aquém da nação em alguns outros pontos, incluindo:

*
Número de pessoas presas por 100.000 habitantes
*
A capacidade militar e sofisticação
*
Fácil acesso a armas para menores
*
Potencial para atos terroristas

O país com a taxa mais baixa da pacificação foi o Iraque, seguido pelo Afeganistão, Somália, Sudão, Israel.

Então, voltando à pergunta inicial: Tem a paz que já existiu na Terra? Quais foram os períodos mais pacífica? Você vai se surpreender ...

Roman Paz

Provavelmente o mais popular foi pacifica é conhecido como Pax Romana. Este período durou aproximadamente 200 anos, e ficou famoso através do século XVIII o historiador Edward Gibbon, em sua obra seminal "A History of the Decline and Fall of the Roman Empire. Gibbon estabelece o início deste período, no ano 27 aC durante o reinado de Augusto César (também conhecido como Otaviano, sobrinho e herdeiro de Júlio César). Augustus lançou um novo tipo de política externa antes, Roma se concentrou na expansão do império, tanto quanto possível. Ao invés de promover o expansionismo, Augusto apelou a um regresso à paz e prosperidade dentro dos limites do império. A rebelião civil foi reduzido drasticamente durante este tempo (embora não totalmente eliminados). Historiadores apontam muitas vezes para a Pax Romana no ano 180, quando o imperador Marcus Aurelius morreu, e passou para o trono de seu filho Commodus. Commodus não compartilhavam dos ideais do seu pai, por essa razão, a ênfase sobre a paz é virada de lado.

Mas, embora a intenção do general Augusto Parece ter sido a de manter a paz no império, havia ainda a violência durante a Pax Romana. Houve rebeliões em Hispania (que hoje é Espanha e Portugal) que não parou até cerca de 19 aC ea fronteira entre Roma e Alemanha foi muito contestado por boa parte da Pax. Durante este período, Roma invadido e anexado à Grã-Bretanha, que não era tão pacífica, especialmente a partir do ponto de vista britânico. Assim, embora o Império Romano anunciado em toda a Pax Romana, ele certamente não foi a fase mais pacífica na história.

Para este exemplo vamos para as estepes da Eurásia, onde a paz era necessária para dar lugar à Rota da Seda.

O mongol terríveis hordas "ou mensageiros da paz?

Mil anos após a Pax Romana, encontrar uma outra era de paz internacional. Em todo o continente euro-asiático surgiu um império que tinham tecnologia avançada e uma economia forte e protegido por milhares de quilômetros de rotas comerciais. Na verdade, era este império que Marco Polo poderia ser autorizado a viajar por terra, por ter sua casa na Itália e China. Acredite ou não, o terrível Genghis Khan, o unificador dos tártaros, era o único que estabeleceu um dos reinos mais pacíficos da história.

Atualmente, nós associamos a Genghis Khan e seus sucessores com as táticas de batalha terrível e cruel invasões. Não há dúvida de que suas estratégias militares, matando inúmeras pessoas. Através da utilização de arqueiros montados, Genigs Khan foi capaz de lutar e derrotar qualquer inimigo quase encontradas.

Em questão de anos, assumiu o controle da tribos mongóis, expandir seu território para um império que abrange milhões de quilômetros quadrados, controlou o comércio Rota da Seda, que liga a Europa ea Ásia. À primeira vista, estes resultados sugerem paz. Mas uma vez que o império mongol foi firmemente estabelecida, a vida dos seus cidadãos realmente melhorou.

Uma inovação dos mongóis, foi o estabelecimento de um sistema postal. O primeiro de seu tipo a ligar o Oriente eo Ocidente. O Governo da Mongólia estabeleceu estações em todo o território, cada estação foi equipado com os cavalos e os fornecimentos e foi mantida pelas populações locais. Este sistema permitiu a informação para viajar de forma rápida e eficiente em todo o império. Leis rígidas protegem a propriedade civil e de viagem. Uma lenda da época disse que uma mulher poderia carregar um saco de ouro de um fim do império para outro sem medo de ser atacado. Comércio com outras nações, foi muito importante para os mongóis, e também foi fortemente protegidos por lei.

Essas inovações e prosperidade obtidos não são suficientes para declará-los como criadores de uma era de paz. Os inimigos do governo foram esmagados de forma rápida e brutal, por isso apesar de seu legado, este não foi um período de tranquilidade e harmonia.

Agora que sabemos ter removido os Romanos e os mongóis ... O que sobrou?

Paz no nosso tempo

Ainda outro estava no chão ... estamos vivendo. É evidente que há guerras em todo o mundo, e fomes, as epidemias e as crises econômicas, no entanto, alguns analistas acreditam que apesar de todas as deficiências, o mundo como um todo é relativamente calmo agora, mais do que nunca.

Desde o surgimento da humanidade, a violência diminuiu significativamente. Quando se fala de violência, não se referem exclusivamente à guerra, também temos de considerar as taxas de criminalidade e homicídios (entre outros casos). Em comparação com os nossos antepassados caçadores-recolectores, a possibilidade de morte por um crime violento ou como resultado da guerra é bastante pequena. Portanto, não há razão para acreditar que vivemos em um modo geral pacífica.

Existem governos que são oferecidos para mediar os conflitos internacionais e, por meio da exibição de força pode dissuadir os beligerantes. Inovações tecnológicas nos permitem estabelecer relações simbióticas com grupos, uma vez que eles poderiam ter sido nossos inimigos. Evolução da Saúde nos permitiu dar maior valor à existência.

A nossa consciência para o resto do mundo é muito mais evidente do que nunca. Aumentar a empatia que geramos, nos torna mais propensos a ajudar pessoas em perigo. As parcerias entre os países, como as Nações Unidas e da União Européia, também representam um aumento da confiança e da boa fé da humanidade. Partilhar a responsabilidade militar ea criação da moeda comum ea criação de tribunais internacionais, apontando para um desejo de estabilidade e de paz. As vacinas e outras inovações em saúde, melhoria da qualidade de vida das pessoas, ea educação está disponível para mais pessoas do que nunca.

Apesar dos inconvenientes da vida moderna, estamos vivendo realmente na era mais pacífica na história. Mas tenha em mente que tudo que é relativo, você pode mesmo dia tranquilo ainda estão por vir.

Leia mais: Qual tem sido a mais pacífica na história? http://www.pulsodigital.net/2010/02/cual-ha-sido-el-momento-mas-pacifico-en.html # ixzz0iOG7DKFO

Nenhum comentário: