Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


segunda-feira, 15 de março de 2010

o que seria se existisse três sexos?


Talvez a primeira coisa que passar pela cabeça de cerca de um terço é o sexo que me refiro à homossexualidade ou hermafroditismo. Sem preferência, este artigo não é sobre sexual ou a capacidade de produzir dois gametas no mesmo corpo. Então, por agora ser excluída de sua mente no que se refere aos comportamentos sexuais e vários indivíduos que podem ser de ambos os sexos de uma vez.

O filósofo grego Platão argumentou que o ser humano originalmente era composto por três tipos de pares: masculino-feminino, masculino-feminino e masculino-feminino. Os deuses gregos, porém, eram ciumentos, e viram uma criatura que tinha trabalhado mais de quatro braços, duas faces opostas estavam sempre vigilantes e não podia ser atacada por traição, quatro pernas não exigiam muito esforço para ficar de pé ou andar por longos períodos E o que era mais perigoso, a criatura tinha dois sexos diferentes, não precisava de ninguém para continuar a jogar na terra.

Então, disse Zeus, o governante supremo do Olimpo: "Eu tenho um plano para fazer esses mortais percam sua força." E, com raios, deixou a criatura em dois, e assim criou o homem ea mulher. Este grande aumento da população mundial, enquanto desorientadas e enfraquecidas daqueles que viveram, porque agora eles tinham que procurar o seu partido perdeu abraçá-la novamente, e naquele abraço recuperar a força antiga.

Segundo Platão, as diversas formas de orientação sexual que deve ser entendido como um desejo de participar da nossa parte foi cortada. Mas não está claro como bissexuais se encaixam nessa descrição.

Isto leva-nos afastado um pouco da questão principal, que é mais do tipo biológico da mitologia. Imagine por um momento que, para alcançar a reprodução de três indivíduos foram necessários para o sexo ... não, não tem nada a ver com uma fêmea e dois machos copulam, ou qualquer combinação que você pode pensar. É um pouco a idéia de que três indivíduos diferentes da mesma espécie foram necessários para a reprodução. Você pode imaginar quais seriam as funções de cada um desses membros?

Suponha que, além do indivíduo que é obrigado a fornecer o ovo, e que prevê o esperma de outro era necessário que fornecem o ambiente ideal para permitir que os gâmetas são fertilizados, algo como um acompanhante.

Embora, na realidade, o papel do acompanhante é responsável por impedir que este é realizado. Portanto, sua função seria o contrário, dizer que seria um anti-acompanhante. Ou o que é conhecido na química, um catalisador. Esse membro será responsável pela exploração em seu corpo as condições em que a fecundação e desenvolvimento do novo ser seria viável, porque se não, a gravidez não é simplesmente possível.

Outra função possível que poderia desenvolver o terceiro membro seria a de complementar o trabalho da gravidez, geralmente a fêmea da espécie. Mas por que razão a natureza da separação da função de proporcionar uma oferta de ovos para a tarefa de desenvolver e levar a bom termo?

No mundo real, há espécies que tem precisamente essa divisão de funções, tais como o cavalo-marinho ou o pingüim eo mesmo tipo não são considerados um terceiro sexo necessárias para tal missão tão importante. Além disso, na maioria das espécies, a gestação é mais desenvolvida no corpo feminino, porque é aí que reside um melhor abrigo.

Talvez um terceiro sexo seriam necessários se ele proveyera diferentes condições biológicas para os dois outros e que são necessárias para a gravidez. Seria separados por unidade - pai para tomar conta do novo indivíduo desenvolve para ajudar a si mesmo a partir da fecundação.

Outra opção que poderia exigir um terceiro sexo, seria ter uma sonda de erros genéticos. Isto é, um ser responsável por detectar e, eventualmente, eliminar os erros que aparecem nas novas gerações. Deixe-me explicar com uma analogia: Nos bancos onde existem caixas de depósito de segurança, há uma forma que proteja o seu conteúdo até que duas chaves são introduzidas e girada ao mesmo tempo, caso contrário, a caixa simplesmente não abre. Então, poderia ser este terceiro, será responsável pela análise, verificação e descartar ou permitir a concepção. Se você achar que há muitos erros no DNA, a tarefa iria perturbar o seu desenvolvimento, e permitir que apenas aqueles que não apresentaram alterações ou apresentar muito poucos. Neste último exemplo é a culpa para o papel de entidade verificador, mas deve ser considerado como um terceiro sexo, é preciso não olhar para qualquer relação com a fêmea.

Se você já viu o filme Gattaca, a trama se desenvolve com base nesse conceito, mas não depende da evolução, mas um desenvolvimento consciente do comportamento humano que tem sido chamado de "Xenotransplantation", por isso é possível, mas não exige um terceiro sexo, mas um laboratório.

Mas, por que exigir a natureza de uma coisa? Como eu disse anteriormente, para detectar e corrigir erros. Natureza freqüentemente compromete cada indivíduo a novas modificações, o que na maioria dos casos são inofensivos e são o que permite a evolução. Talvez se nós vivêssemos em um ambiente hostil, onde a radiação que nos chega da atmosfera poderia gerar muitas mudanças nos indivíduos novos que seriam necessários para o terceiro sexo para permitir que a espécie foi degenerando rapidamente. Mais uma vez, que elimine os defeitos mais ... não é tudo. Algo semelhante àqueles que lhe são atribuídas em analisar os espartanos aos seus filhos, jogando para baixo a uma ravina com aqueles que eram diferentes.

Este método não seria infalível, mas pelo menos iria eliminar muitos erros que escapam à natureza. As espécies de levar mais tempo para evoluir e se limitaria a alguns períodos geológicos, ou terão que se adaptar a ambientes hostis para sobreviver, assim como os tubarões ou crocodilos.

Como a sociedade humana seria se houvesse três sexos?

As diferenças não seriam visíveis ao nível biológico, mas cultural. Em muitas sociedades humanas desenvolveram povos que de bom grado aceitar a poligamia ou matriarcal, assim se você tiver um terceiro sexo, nosso comportamento deve variar de acordo com o número de indivíduos que tiveram cada um. Se um desses três sexos foram mais escassos, seria, certamente, o cuidado e venerado de modo especial como é feito com os modelos de pista, sacerdotes ou doutores.

Se houvesse um número igual, teríamos nenhum problema em casamentos com três caras ao invés de dois. O cuidado dos bebês seria um trabalho menos estressante por ter mais mãos para mudar fraldas, e muito provavelmente seria maior desenvolvimento intelectual como poderia ter educadores mais directos.

Parece absurdo, mas não é se você acredita que ter apenas dois sexos, um leão pode apoiar uma dúzia de fêmeas ao seu serviço, a todos satisfazer sexualmente todos eles pelo simples fato de ser um macho ... Tendo em três ... é muito provável que menos mulheres se encontraram.

Leia mais: O que se havia três sexos? http://www.pulsodigital.net/2009/12/que-pasaria-si-existieran-tres-sexos.html # ixzz0iItTS6M2


Nenhum comentário: