Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quinta-feira, 12 de novembro de 2009

10 cientistas que mudaram o mundo

10 cientistas que mudaram o mundo !




1. Albert Einstein
Ele certamente tinha o cabelo de um cientista maluco mas foi um dos cientistas mais famosos do século 20,
Einstein deu uma reviravolta na física com as teorias da relatividade e fez enormes contribuições nos campos da gravitação e da “teoria quântica”. Também gostava de levar o seu veleiro para a água em dias sem vento “.. só por causa do desafio que isso lhe provocava..." !!!


2. Leonardo da Vinci
Entre a pintura da obra-prima mais reverenciada da Renascença, Da Vinci, também foi bastante excêntrico. Suas anotações de esboços científicos estão na sua maioria escritas em letra cursiva na forma espelhada e são uma “terra da fantasia” de máquinas malucas e projetos brilhantes, muitos dos quais nunca viraram realidade e outros que foram construídos muitos séculos depois, como o seu helicóptero rudimentar. Foi matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, músico e escritor.

3. Nikola Tesla
Tesla inventou a corrente alternada, que iniciou a era da eletricidade e permitiu a transmissão de energia a longas distâncias e inventou também as ondas de rádio.
Nasceu, muito a propósito, durante uma violenta tempestade de raios em 1856. Também foi conhecido como um génio maníaco que dormia pouco e adorava se exibir usando seu próprio corpo como condutor elétrico em demonstrações públicas.
Também chegou a fazer alegações de armas de raios super poderosos que poderiam destruir frotas inteiras de navios, entre outras. Quando faleceu estava falido, pois não havia ainda concluído a batalha judicial contra as pessoas que se apropriaram das suas patentes e das suas invenções. Mas, finalmente, e a titulo póstumo, venceu o processo e ganhou a propriedade intelectual sobre a corrente alternada.

4. James Lovelock
Este moderno cientista ambiental e inventor do “mundo como super-organismo”, a hipótese de Gaia, fez medonhas previsões sobre a mudança climática e no mundo por décadas até á actualidade. Muitas das quais, parecem haver se concretizado. Ele não é tímido ao espalhar as suas previsões ultra-deprimentes:
- afirmava que devido à atual crise ecológica era inevitável o desaparecimento de cerca de 80% dos humanos até 2100.


5. Jack Parsons
Quando não estava ocupado como co-fundando do Jet Propulsion Laboratory, estava praticando mágia e chamando a si mesmo de anticristo. Este "bad boy" misterioso, do programa espacial dos EUA, não teve educação formal, mesmo assim desenvolveu um combustível de foguetes que levaria os EUA ao espaço e para a Segunda Guerra Mundial.
Seu desaparecimento trágico, e apropriadamente dramático, ocorreu quando ele explodiu o seu laboratório e a si mesmo durante experiencias realizadas em 1952.

6. Richard Feynman
Outro colaborador da equipe de gênios do projeto Manhattan que desenvolveu a bomba atômica. O físico Richard Feynman tornou-se um dos cientistas mais importantes do século 20. Além de professor excêntrico, Feyman explorou a música e a natureza, descodificou hieróglifos maias e arrombava fechaduras

7. Freeman Dyson
O respeitado físico nuclear e prolífico escritor Freeman Dyson, era também autor de ficção científica. Em 1960 ele criou a idéia de que, no futuro, os humanos poderiam
ter que construir uma redoma artificial, hoje chamada de Esfera deDyson, que iria abranger todo o sistema solar e tirar o máximo da mesma energia. Essa idéia foi retratada num dos episódios de Star Trek, A Nova Geração. Ele acreditava plenamente na vida extraterrena e acreditava que se iriam fazer contatos com ela nas próximas décadas.

8. Robert Oppenheimer
O chefão do Projeto Manhattan nunca foi reservado sobre as suas simpatias pelo socialismo e seus sentimentos conflituantes sobre soltar bombas atômicas, e finalmente perdeu o seu poder acadêmico e político por causa disso. Apesar destas controvérsias ele também é lembrado como o homem que seus estudantes de graduação, chamavam de “Oppie”, que aprendeu holandês e sânscrito só porque queria e que citou um texto sagrado Hindu no primeiro teste da bomba atômica.

9. Wernher von Braun
Com apenas 12 anos Wernher von Braun encheu seu trem de brinquedo com bombinhas e atirou-o pela abarrotada rua German Street. Era o sinal de coisas que viriam depois. O cérebro detrás do foguete V-2 de Hitler, chegou aos EUA como prisioneiro de guerra e tornou-se um campeão do programa de exploração espacial e lunar. Além de haver colocado gente na lua ele também dominou o mergulho e a filosofia.

10. Johann Konrad Dippel
Nascido no castelo Frankenstein, na Alemanha, este alquimista tornou-se conhecido por haver inventado o Azul Prussiano, uma das primeiras tintas sintéticas, mas ainda mais famoso pela sua busca incansável pelo elixir da imortalidade. Rumores que ele fazia experiéncias em corpos humanos podem ter inspirado o personagem mais famoso de Mary Shelley, que levava o mesmo nome do castelo.
O Castelo de Frankenstein .....

10 FIGURAS INTELIGENTISSIMAS em que cada uma andava numa batida diferente tocando o seu proprio som MAS todos juntos mudaram o MUNDO.!!!!!






pensador.info
assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

veja também


visite o orkut do goiano clik aqui
e conheça um pouco mais de seu amigo

coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google


As pessoas são pesadas demais
para serem levadas nos ombros;
leve-as no coração."

Nenhum comentário: