Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


terça-feira, 11 de agosto de 2009

Top 10 Atores e atrizes de um personagem só.

Ator de um filme só não significa que os artistas listados abaixo tenham feito um só trabalho, outrossim, são figuras que se tornaram conhecidas globalmente por terem participado de filmes lendários e que nunca mais conseguiram "desvestir" o personagem.

1- Adam West.
O eterno Batman da Série televisiva dos anos 60.
O ator canastrão Adam West pode ser considerado como o quase matador de Batman. Depois do seriado hilário produzido de 1966 a 1968, o cavaleiro das trevas levou muito tempo para se livrar da marcas registradas da barriguinha que escorregava para fora do bat-uniforme e das fofoquinhas sobre o tipo de relação mantida por Batman e o menino prodígio Burt Ward/Robin, um nome que deveria constar também desta galeria.

2- Carrie Fisher.
A eterna Pricesa Leia Organa de Guerra nas estrelas.
Os trabalhos que a atriz fez depois das participações em Guerra nas Estrelas nos anos de 1977, 1980 e 1983 nem de longe ofuscaram o ícone universal da eterna Princesa Leia. A imagética gerada na trilogia Star War é tão poderosa, que todas as Cosplays que aparecem travestidas de Leia rendem tributo à figura encarnada por Carrie Fisher, mais precisamente à princesa cativa vestida com um bizarro biquini metálico em “O Retorno do Jedi” lançado em 1983.

3- Christopher Reeve.
O eterno Super Homem.
O herói com cara de aço teve um intérprete com cara de pau à sua altura. Não fosse o Super Homem, Christopher Reeve jamais teria surgido sob as luzes da ribalta. O canastrão se “casou” tanto com o personagem, que mesmo se quisesse, nunca mais teria conseguido se livrar da associação do seu nome ao homem de aço.

4- Linda Blair.
A eterna Linda Blair de O Exorcista.
Ninguém se lembra de Regan Teresa MacNeil, a personagem do filme de terror mais famoso de todos os tempos, pois foi o nome da atriz que ficou definitivamente associado à figura da menina possuída pelo demônio.

5- Macaulay Culkin.
O eterno Kevin de Esqueceram de Mim.
Foi o ator mirim mais bem sucedido da história de Hollywood, que lhe rendeu uma fortuna prematura de mais de 17 milhões de dólares. Isto não impediu que os estúdios e o público esquecessem-se dele, numa paródia da vida real copiando a ficção.

6- Sylvia Kristel.
A eterna Emmmanuelle.
Tudo o que a bela atriz holandeza Sylvia Kristel fez depois da participação no filme Emmanuelle de 1974 foi eclipsado. O Soft Core, que na época chegou a ser considerado pornô pesado, marcou tanto a carreira de Sylvia, que ela nunca mais pode se desvincular do personagem.

7- Malcolm McDowell.
O eterno Alex de Laranja Mecânica.
O psicopata terminal interpretado em Laranja Mecânica de 1971 colou tanto em Malcolm, que a sua imagem não teria morrido mesmo depois do seu quase suicídio artístico interpretando outro psicopata pior em Calígula (1979), um filme polêmico sobre o imperador romano que enlouquece lentamente. O fato é que depois do brilho inesquecível obtido através de Alex, Malcom jamais repetiu o brilho daquele que foi um dos psicopatas mais emblemáticos da história do cinema.

8- Maria Schneider.
A eterna Jeanne de O Último Tango em Paris.
Uma atriz iniciante de apenas 19 anos é escolhida para protagonizar um filme ao lado do mega astro Marlon Brando e não é só isto, as tórridas cenas de nudez e sexo transformam o filme num dos mais polêmicos da década de 70 e guindam a jovem atriz ao status de símbolo sexual. Provavelmente devido ao sucesso ter-lhe subido à cabeça, Maria jamais conseguiu juntar os cacos da sua carreira novamente, pois caiu nas drogas nas tentativas de suicídio. Depois da turbulência dos anos 70, seus próximos trabalhos jamais repetiram o megasucesso de “O Último Tanto em Paris”, razão pela qual a imagem de Maria Schneider estará indelevelmente presa à ingênua Jeanne.
Leia também “10 mitos que ainda pairam sobre o filme O Último Tango em Paris” [Blogpaedia]

9- Mark Richard Hamill.
O eterno Luke Skywalker de Guerra nas Estrelas.
Da famosa tripla de Guerra nas estrelas, o único que sobreviveu no circo implacável da fama foi Harrison Ford. No final da trilogia Star Wars, as luzes da ribalta apagaram tanto para Carrie Fisher, quanto para Mark Hamill. Seus trabalhos posteriores na Broadway e outros filmes de pouca monta jamais resgataram-lhe o brilho vivido na pele do imortal Luke Skywalker.


10- Gillian Anderson.
A eterna Dana Scully de Arquivo X.
Depois de ter encarnado a lendária Scully no seriado de televisão Arquivo X de 1993, o manto do esquecimento se abateu sobre Gillian... até que em 2008 ela vestiu novamente a pele da cética Scully no Arquivo X do cinema. Por falar nisso, o seu parceiro, o incrivelmente ardiloso e crente detetive Fox Mulder... será que a pessoa real David Duchovny conseguiu se desvincular do personagem? Pode ser que sim, até ser convidado no pelos estúdios 20th Century Fox para ressuscitar Mulder nas telonas.

Futuros candidatos a atores de um filme só.

Daniel Radcliffe.
O eterno Harry Potter?
O ex-ator mirim Daniel já ganhou uma fortuna com a série Harry Potter e já está bem grandinho, como pode ser observado na sua participação na aclamada peça Equus em cartaz em Londres. Haverá futuro para Radcliffe longe do Harry Potter? Só o tempo dirá.

Hayden Panettiere.
A eterna Claire Bennet de Heroes?
Uma das maiores heroínas nerds da atualidade tem tido seu nome mais associado com a mutante Claire, do que com seus outros personagens feitos desde a sua entrada no elenco da série Heroes em 2006 da TV americana. Devido aos à sua tenra idade de 20 anos, ainda é cedo para afirmar que a sua carreira será estigmatizada pela mutante indestrutível. O que suscita a questão, haverá futuro para a Hayden adulta?
Veja também “Top 10 das Heroínas Nerds – você já deve ter babado por algumas delas!”
[Blogpaedia]




pensador.info
assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

veja também


visite o orkut do goiano clik aqui

e conheça um pouco mais de seu amigo
coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google

Um comentário:

Anônimo disse...

o site e de goiania pq eu não gostei do NOIS E JECA MAIS NOIS E JOIA aff