Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quinta-feira, 30 de julho de 2009

REFLEXÓES SOBRE A MORTE


Não são raras as declarações que ouvimos de algumas pessoas, que têm medo de morrer.
Não se trata apenas do receio de que algum ser amado morra, mas sim de elas próprias falecerem, abandonando em definitivo o corpo de que se valem nesta existência.
A morte é um processo natural em todos os níveis da vida física.
As plantas brotam, florescem, murcham e morrem.
Os animais nascem, desenvolvem-se, reproduzem-se e também morrem.
Os elementos químicos passam pelas mais diversas transformações, em virtude das mudanças de pressão e de temperatura, alterando seu estado inicial para outro, incessantemente.
Também nós, seres humanos, estamos sujeitos a essa espécie de transformação.
Sim, porque a morte nada mais é do que uma transformação.
Não é o fim.
É uma passagem para uma nova etapa.
Este corpo físico perecerá, como tantos outros dos quais já nos valemos em outras existências.
Mas nossa individualidade, nossa essência, essa jamais deixará de existir.
Somos espíritos imortais, criados por Deus, simples e ignorantes.
Nosso destino é a felicidade, a qual só poderá ser alcançada por meio do desenvolvimento e do crescimento, que são os frutos naturais de nossos estágios no corpo físico.
Não há lugar para o acaso na existência humana.
Deus não é um jogador de dados a distribuir alegria e tristeza, saúde e enfermidade, vida e morte, aleatoriamente.
Existem leis instituídas pelo Criador que disciplinam a evolução de suas criaturas, oferecendo-lhes experiências compatíveis com suas necessidades.
Uma delas é a da reencarnação, possibilitando-nos viver múltiplas existências na carne, tal qual alunos internados num educandário, periodicamente, para aprendizado específico.
O medo da morte decorre, em geral, da falta de informação.
Somente nos livraremos em definitivo de temores e de dúvidas quando nos ajustarmos às realidades espirituais.
Espíritos eternos, por ora encarcerados na matéria, não podemos esquecer que nossa morada definitiva situa-se no plano espiritual.
As dificuldades e limitações existentes, em mundos densos como a terra, funcionam como lixas necessárias a aparar nossas imperfeições mais grosseiras.
Nossa existência não é uma estação de férias que possa ser marcada pela indiferença e pela acomodação.
Desenvolvamos a consciência de eternidade, reconhecendo que não somos meros aglomerados celulares dotados de inteligência, surgidos no berço e aniquilados no túmulo.
Não.
Já existíamos antes do berço e continuaremos a existir depois do túmulo.
Deixemos de lado as ilusões e busquemos os valores inalienáveis da virtude e do conhecimento, nosso passaporte para as moradas ditosas no infinito.
É difícil definir quando seremos convocados para o além.
A morte muitas vezes surpreende, ninguém sabe como e quando virá.
O ideal é estarmos sempre preparados, vivendo cada dia como se fosse o último, aproveitando o tempo que nos resta nessa existência, no esforço disciplinado e produtivo em favor da edificação humana.
Mantenhamos nosso passaporte em dia, afinal, mais cedo ou mais tarde, ele nos será exigido pela nossa própria consciência, no momento da inevitável partida.

RAY PINHEIRO

"A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê". (Malba Tahan)
feliz daquele que transfere o que sabe e aprende

assine o feede do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

veja também

receitas Bolos de liquidificador
receitas Bolos de liquidificador
O maior salame do mundo
Musicas legais que marcaram e marcam epocas
Café e Saúde
Conspiração sobre a gripe suina - PREOCUPANTE
Receita de Arroz xau-xau
Qual animal tem a mordida mais forte
O livro negro das crueldades femininas
visite o orkut do goiano clik aqui
e conhesa um pouco mais de seu amigo

Nenhum comentário: