Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quarta-feira, 26 de agosto de 2009

10 maneiras de punir um ex traidor (dentro da lei)


Durante uma entrevista à CNN, Jessica Wakeman listou as ''10 melhores maneiras para se punir um ex traidor... dentro da lei''. A jornalista assina uma coluna sobre relacionamentos no TheFrisky.

Achei algumas das dicas engraçadas - e acho que elas servem para uma vingancinha quase inofensiva. Reproduzo, aqui, a lista de Jessica.

1. Selecione o e-mail mais cafajeste enviado pelo ex-amado e, ''por acidente'', encaminhe-o pra quantas pessoas conseguir.

2. Ligue para o seu amigo mais gato, tire várias fotos com ele e poste as imagens no Orkut ou Facebook.

3. Lembra daquela camiseta linda que ele esqueceu na sua casa? Nem pense em devolvê-la: agora ela é sua.

4. Ganhe aqueles quilinhos extras que você não podia ter por causa das dietas que fazia pra tentar agradá-lo...

5. ... Ou perca aqueles quilinhos extras que você ganhou enquanto comia chocolate para afogar as mágoas durante o namoro.

6. Caso você mantenha contato com a família dele, não custa nada deixá-los cientes do verdadeiro motivo da separação, com riqueza de detalhes. Isso vai queimar o filme dele.

7. Ignore as mensagens dele no seu celular, os e-mails, os tweets... E mantenha suas redes sociais atualizadas, sempre com mensagens sutis para ele.

8. Se você escreve poesia ou canções, pode compor uma música. E, ainda por cima, ganhar uns trocados com isso.

9. Leia bastante.

10. Passe um período pensando na vida, faça terapia. Faça coisas divertidas como as outras mulheres. Trabalhe bastante e lute por aquela promoção. Viaje, compre roupas novas... Quando estiver pronta, procure pelo cara certo. Apaixone-se. Faça muito sexo. Ria bastante. Converse com ele sobre nomes de bebês e os locais onde você gostaria de passar a lua de mel. E da próxima vez que você encontrar o seu ex, conte para ele tudo de bom que aconteceu em sua vida desde a última vez que vocês se encontraram. Ou, simplesmente, sorria.fonte desta postagem



pensador.info
assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

veja também


visite o orkut do goiano clik aqui

e conheça um pouco mais de seu amigo
coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google

Nenhum comentário: