Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sábado, 18 de dezembro de 2010

veja que Correr descalço faz bem


Nos dias de hoje a corrida é um dos esportes mais procurados por pessoas que querem perder peso.

Correr é um ótimo exercício e ele trás muitos benefícios a saúde, como por exemplo: melhora o condicionamento físico, define os músculos do abdômen e da perna, pressão arterial, melhora o sistema respiratório, melhora a postura, pressão arterial, oxigenação do cérebro, flexibilidade, fortalece os ossos e melhora o sistema circulatório. Além dessas melhorias ele trás varias outros benefícios para as mulheres, pois ele diminui o estresse, os efeitos da TPM, evita a celulite, varizes e estrias.

Devido a esses benefícios ele é considerado um ótimo exercício tanto para o homem e para mulher e ele pode ser feito por pessoas de qualquer idade e não é necessário ser um atleta para começar essa atividade física, a única coisa necessária é ter vontade e paciência.

Existem varias pessoas que praticam a corrida e geralmente elas já estão em um nível mais avançado de resistência, mas para que pretende adquirir essa resistência o recomendável é começar com a caminhada, pois assim você terá um começo mais saudável e quanto mais caminhada você fizer mais a sua resistência irá aumentar e assim você conseguirá adquirir o condicionamento necessário para começar a praticar a corrida. Como muitos já devem saber o pé não foi feito para usar sapato e por isso muitas pesquisas mostraram que correr descalço trás mais benefícios do que correr de tênis.

Antigamente os corredores corriam descalços e alem disso eles corriam de um modo diferente, ao longo dos anos os corredores começaram a usar o tênis e o corpo começou a correr de uma maneira diferente de antigamente e devido a isso o risco de lesões, torções, câimbras entres outros. O risco não é correr com tênis ou sem, mas sim como os pés fazem contato com o solo. Ultimamente cientistas vêem tentando criar um tênis que toque o solo igual ao pé. Então se conclui que andar descalço é melhor do quem com tênis, mas é necessário tomar muito cuidado na hora correr se deve tomar muito cuidado com pedras então é sempre bom escolher um lugar no qual não possua pedras como, por exemplo: Gramado ou areia.


Nenhum comentário: