Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

veja Por que os cegos ouvem melhor


É sabido que as pessoas que perderam a visão, para compensar os outros sentidos aguçados. Pesquisadores da Universidade de Tübingen (Alemanha) decidiu descobrir, por qualquer motivo são cegos ouvem melhor que os deficientes visuais e como eles ouvem.

Uma série de experimentos mostraram que as pessoas cegas podem reconhecer facilmente, de maneira rápida é muito mais forte do que o limite de pessoas com deficiências visuais. O homem comum é capaz de produzir seis sílabas por segundo orador, cuspir o aviso exigido no final de publicidade - dez sílabas, esse é o limite da visão. Os cegos também pode consumir 25 sílabas por segundo. Um ser humano não pode falar tão rápido, por isso tivemos de recorrer ao gerador de discurso do computador.Vendo (seu papel é realizado por cientistas), parecia ruído incompreensível.

Mas naquele tempo a passar dentro do crânio cego? A ressonância magnética funcional confirmou a suspeita: o cego para que isso responde sobrenatural que parte do córtex cerebral, que lida com a visão de amblíopes.

Deve-se notar que a visão - tão importante sentido para o homem, para o tratamento da luz que incide sobre a retina, parte significativa otryazhena do cérebro. Em outro sentido, tal poder não é dado. E toda essa riqueza vai de cego para a audiência. Mas como e por quê?

Aparentemente, a resposta a estas perguntas dependem da idade, quando o indivíduo perde a visão. Do cego de nascimento córtex visual permanece completamente insensível aos estímulos auditivos e visuais. Funcionalmente, esta região é isolada do resto da massa cinzenta, porque o fluxo de impulsos visuais é necessário no início da vida para a configuração correta do bloco óptico.

Os jovens que perderam a visão após o fato, assim como todas as conexões corretas foram formados, são capazes de redirecionar o processamento da informação acústica. Por outro lado, as pessoas que perderam a visão em direção ao fim da vida, gradualmente perdem essa capacidade.

Todos os participantes consideraram o estudo perderam a visão na idade de dois a quinze anos.

"Rewire" o sistema é possível devido ao facto de "think tanks" uma modalidade cruzada. Em outras palavras, os componentes auditivo e visual, desde o início ligados, porque a informação visual é muitas vezes em conjunto com a audiência. Por exemplo, monitorar o movimento dos lábios ajuda a reconhecê-lo, mas quando ouvimos algo potencialmente importante nervos são ativados, forçando o movimento dos nossos olhos. Após a perda desta conexão é simplesmente mais forte. Isto se manifesta em especial naquela área, localizada na fronteira dos centros visuais e visual (por exemplo, lateral giro occipital, temporal), é crescente.

Curioso: os pesquisadores descobriram que as pessoas cegas usam apenas o córtex visual direito para detectar discurso ultra-rápida. Talvez o fato de que o hemisfério direito é especializado no processamento de baixa freqüência de dados específica para voz, mas é apenas uma hipótese.

http://science.compulenta.ru/582568/

Nenhum comentário: