Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

veja Onze das regras de Bill Gates

Имя Билла Гейтса вызывает восторг и восхищение у многих. Почему бы не воспользоваться его советами?
Nome de Bill Gates chama o deleite e admiração de muitos. Por que não usar alguns de seus conselhos?

Nome de Bill Gates chama o deleite e admiração de muitos.Mas nem todo mundo sabe que existem 11 regras de gênio da computação, que dirigiu os alunos do ensino médio. Mas, ainda mais que os adultos, eles podem ajudar a abordar a implementação dos planos.

REGRA 1. A vida não é fácil - acostume a ele.

REGRA 2. A Companhia absolutamente não me preocupo com a sua auto-estima. De esperar por você antes de todas as conquistas.

REGRA 3. Você não ganhará 60.000 dólares por ano assim que sair da escola. Você não será vice-presidente com um motorista pessoal, até que você ganhe tanto.

REGRA 4. Se você acha que o professor é muito severa em relação a você - é flores. Espere até você ter um chefe.

REGRA 5. Fritar hambúrgueres abaixo de sua dignidade?Seus avós se sentiu completamente diferente. Para eles, fritar hambúrgueres foi uma oportunidade de pegar na vida.

REGRA 6. Se você tiver alguma coisa não funcionar, não culpe os seus pais, não lamente, aprenda com seus erros.

REGRA 7. Os pais nem sempre foram como um chato, já que agora você pensa. Talvez a preocupação constante de vocês levaram tanto? Eles te alimentou, vestiu, sempre ouvir o que você é maravilhoso. Portanto, antes de criticar a geração de seus pais, comece com você mesmo.

REGRA 8. Em algumas escolas não é mais possível ficar para o segundo ano, porque dá tantas tentativas para passar nos exames, se necessário transferir para outra classe. A vida é muito diferente: às vezes uma segunda chance só não acontece.

REGRA 9. A vida não é dividida em semestres. Você não terá férias de verão, e seu patrão não vai ajudá-lo a se encontrar. Você tem que fazê-lo sozinho no meu tempo livre.

REGRA 10. A TV não mostra a vida real. Na vida real, não fique o dia inteiro sentado em um café e conversar com amigos.

REGRA 11. Seja gentil com os botânicos. Um deles pode ser seu chefe após a graduação.


Nenhum comentário: