Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Moisés passou os judeus no fundo do mar: os cientistas revelaram como!


Os eventos descritos no capítulo 14 º do livro bíblico do Êxodo, não podemos deixar de excitar a imaginação. Alegadamente dividiu o Mar Vermelho para os judeus, a quem o profeta Moisés levou longe do cativeiro egípcio. Eles estavam no chão e, assim, escaparam ao massacre iminente, que preparou os perseguidores - os soldados do Faraó.

Moisés, é claro, ajudou a Deus. E que, na verdade, todos facilmente explicada. "Há alguma coisa difícil ao Senhor?" (Gênesis 18) - disse a si mesmo, porém, em outra ocasião. No entanto, o povo e os eleitos - com mais freqüência do que outros, perguntou: Pode um milagre acontecer na realidade? E se você pudesse, como e onde?

Outro "abordagem" do problema fez recentemente especialistas norte-americanos a partir do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica (National Center for Atmospheric Research (NCAR) ea Universidade do Colorado (Universidade do Colorado em Boulder (CU). E parece ter encontrado uma explicação plausível.

- A resposta está nas palavras de "Exodus" - diz um dos autores do estudo, Karl Drews. Ele dá-lhes: "... eo mar Senhor um forte vento oriental toda a noite e fez do mar terra seca, e as águas foram divididas. E o povo de Israel entre o mar em terra seca e as águas foram-lhes como muro à direita e à esquerda ".

Segundo o cientista, um vento forte fez com que o fenómeno surpreendente - literalmente explodiu fora da água. E expôs o pescoço através do qual as pessoas pudessem passar.

Não é o Mar Vermelho eo Vermelho

Seria ingênuo acreditar que o vento - qualquer direção - ele poderia explodir a do Mar Vermelho. Embora alguns estudiosos e tal não é negado. Aos primeiros peritos, israelenses e americanos Nathan Paldor e Doron Nof sugeriu que a passagem revelada no presente do Canal de Suez. Não apenas é um recife de coral. Um cientista russo Naum Voltsinger e Alexei Androsov calculou que a velocidade do vento tinha que ser um furacão - mais de 120 quilômetros por hora. E ele foi obrigado a soprar de nordeste. E a Bíblia ainda se lembrava do vento leste.

Drews e seus associados Veychin Han não consideram o Mar Vermelho, e colocar os judeus em fuga na costa do Mar Vermelho, a selva é. Possível ea tradução do texto bíblico. By the way, e em nome do Inglês de afinação: Mar Vermelho - Mar Vermelho, Mar dos Sargaços - Reed mar.

Em outras palavras, pesquisadores norte-americanos passaram Brody cerca de 120 quilômetros ao norte. E logo ao sul do Mar Mediterrâneo. Este é o delta do Nilo, na parte oriental do mesmo. Lima, que estavam lá. Uma delas foi perto da antiga cidade de Tanis. Chamado Tunis Lago. Agora - Menzala.

Transferência de resultados - a partir do mar para dentro do lago - é claro, um pouco diminui a importância de um milagre. Mas não tanto que ele fez não é realmente bastante impressionado.

O vento soprou

Segundo imagens de satélite e informação arqueológica disponível para os pesquisadores imaginaram, o que poderia ser a área de três mil anos atrás. E determinou que o fundo do lago de estuário, em alguns lugares era como uma almofada. E ele tinha e era capaz de se despir no vento. Usando um computador, Drews e Han identificados como.

- Foi realizada a simulação é muito perto do texto do "Exodus" - afirmam os cientistas. E o relatório: o vento leste soprando cerca de 12 horas a uma velocidade de 101 quilômetros por hora, é capaz de empurrar a água e criar um corredor de um banco para outro. É cerca de 5 km. Terra pode armazenar cerca de quatro horas, então de repente desaparecem. O que realmente aconteceu: "E os egípcios os perseguiram e entraram atrás deles no meio do mar, com todos os cavalos de Faraó, carros e seus cavaleiros ... e pela manhã a água é devolvida ao seu lugar, e os egípcios fugiram de encontro à água. Assim o Senhor derrubou os egípcios no meio do mar ... As águas voltaram e cobriram os carros e cavaleiros do exército de Faraó, entrou-los para o mar, lá não é um deles ... "

Se você acredita que o Êxodo, Moisés a ajuda de Deus organizada através de um gesto especial: "E Moisés estendeu a mão sobre o mar." Mas ele só poderia selecionados a partir do vento, que foi, no entanto, forte.

Embora não tão fenômenos milagrosos não poderia ter feito: "ea coluna de nuvem se retirou de diante deles e se pôs atrás deles, e entrou no meio-termo entre o acampamento dos egípcios eo acampamento de Israel, e era uma nuvem e das trevas para um e iluminou a noite para os outros, e não mais um com o outro durante toda a noite. " O que era, os cientistas não explicam. Possivelmente um tornado.

Чтобы скрыться, евреям надо было перебраться на другой берег (пунктирная стрелка).
Para escapar, os judeus tiveram que se mudar para o outro lado (tracejada seta).
Восточный ветер согнал воду и создал проход (сплошная стрелка).
Vento Leste tem levado a água e criou uma passagem (seta contínua).


Outras opiniões

Divino milagre em laboratório


Modelagem realizado por Drews e Hanem, roubaram o estabelecimento da passagem no fundo do mar de misticismo. Como, aqui é um fenômeno natural. Aliás, algo semelhante aconteceu no Delta do Nilo, no século XIX: o vento, em seguida, arredondado a espessura da camada de água superior a 3 metros. E nas explicações anteriores do misticismo necessariamente presente. Mesmo entre os cientistas sérios.


Em 1994, Shugo e Masakatsu Ueno Iwasaki, da Universidade de Tóquio (Japão), disse que reproduziu o milagre divino do laboratório. Os cientistas envolvidos fiação tubo. Já o campo eletromagnético guiada. E despejou na água. Ela se afastou - ao longo do eixo do tubo formada passagem. Força magnética, que operou na água ultrapassou a gravidade. E com Shugo Matsakatsu, implacável, chamado a sua realização "o efeito de Moisés" (O Efeito Moisés). E insinuou que o Senhor Deus, que ajudou os judeus, agiu desta forma. E, no Mar Vermelho, mas não onde os mais pequenos.

Através do "efeito" dos japoneses ainda estavam na "gravidade" gotas de água. Mas pequeno, desde então, têm conseguido criar um campo magnético artificial, que é 500.000 vezes maior que a da Terra. Em recentes experimentos americanos (excesso de 10 milhões de vezes) no ar já paira bolas de água com um diâmetro de cerca de 6 polegadas.

E, naturalmente, os ufólogos errar no UFO. E eu acredito que ele estava escondido na "coluna de nuvem" mesmo, que brilhava. E então, apenas pressionando a água do mar, para que o fundo nua.

Nenhum comentário: