Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

veja como tornar efetivo o emprego temporário

Neste ano foram abertas 139 mil vagas temporárias de trabalho na indústria e no comércio para atender ao crescimento da produção e das vendas que normalmente ocorre nesta época. O momento não é apenas favorável a economia, mas também para quem espera conseguir o tão almejado emprego efetivo.

Para o consultor e professor do curso de Administração de Empresas da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), João André Tavares Fernandes, o final de ano é um período propício para se mostrar as competências. “Isso porque cerca de 30% dos temporários que vierem a ser contratados neste final de ano poderão se tornar efetivos, segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário”, afirma

Para tanto, o consultor recomenda ao candidato foco. “Hoje não basta ser polivalente, flexível, ter conhecimento específico, é necessário ter clareza dos objetivos, acreditar nos seus valores e princípios, estimular suas habilidades, ter atitudes, responsabilidade e principalmente desempenho profissional, mostrar para que veio, mesmo que em um curto espaço de tempo”, orienta.

De acordo com Fernandes, no Brasil, faltam pessoas qualificadas para exercerem funções mais complexas e dinâmicas nas organizações. “Existe um conjunto de fatores positivos que contribui para que o candidato mostre seu diferencial. Ele deve estar atendo às mudanças do mercado e às necessidades da empresa, criar suas estratégias pessoais de interesse, aprimorar e desenvolver novas competências. Assim mostrará ao empregador seu potencial, apresentando um conjunto de valores compartilhados”, recomenda.

Trabalho temporário

O trabalho temporário é aquele prestado por pessoa física a uma empresa, para atender a necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviços, e está regulamentado pela Lei nº 6.019, de 03 de janeiro de 1974 e pelo Decreto 73.841, de 13 de março de 1974. A mesma lei condiciona o funcionamento da empresa de trabalho temporário ao prévio registro no Ministério do Trabalho e Emprego.

fonte http://www.bemparana.com.br/



Nenhum comentário: