Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Vacinação prós e contras

Uma criança nasce e dentro de algumas horas a mãe tem que decidir o que fazer com a vacinação ... Alguém já pensou sobre isso antes, para que alguém acha que um médico. Então, vacinar o bebê, ou não?

прививки

A vacina global
A história da vacinação remonta a mais de 200 anos. E a cada ano em todo o mundo estão desenvolvendo e implementando mais e mais vacinas novas contra doenças infecciosas. Em cada país tem seu próprio calendário de vacinação. Na Rússia, são as vacinas obrigatórias para as crianças, contra nove infecções: a tuberculose (BCG), difteria, poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, tétano, coqueluche e vacinação contra hepatite B começa em uma maternidade de tuberculose e hepatite B e ativamente continuou no primeiro ano de vida . Aos 3 meses de vacinas contra a difteria, tétano, coqueluche, vacinas de pólio e repita três vezes com um intervalo de 45 dias. A revacinação é realizada em 18 meses e 14 anos.

As vacinas vivas contra sarampo, rubéola e caxumba estão começando a aplicar até 12 meses. Por que tanto? Vacinação - este é o principal método profilático para prevenir infecções perigosas que ameaçam a vida de uma criança. Crianças que vivem em áreas metropolitanas com alto risco de contato com várias doenças virais. Portanto, o calendário de imunização inclui nova combinação de drogas que reduzem o número de injeções e pode ajudar a proteger contra infecções perigosas e doenças comuns de crianças menores de 6 anos de idade.

Seguro ou não?
Hoje, até mesmo os defensores da vacinação de reconhecer que a vacinação inseguro não acontece. Tal como acontece com qualquer medicamento, propriedades, elas têm efeitos colaterais, reações chamados pós-vacinação e complicações (estado, perigoso não só para a saúde mas para a vida de uma criança). A vacina mais "polêmico" - DTP. Se não houver alta médica a partir da vacinação, a criança lhe designar na idade de 3 meses até 3 anos 11 meses. Esta é uma vacina nacional contra a difteria, coqueluche e tétano.

A droga é administrada por via intramuscular, na praça exterior superior das nádegas ou perednenaruzhnuyu área da coxa, na dose de 0,5 ml (dose única). esquema de vacinação consiste em 3 vacinas com um intervalo de 1,5 meses (3 meses atrás., 4,5 meses. e 6 meses).. Reduzindo os intervalos não são permitidos. Médicos alertam aos pais que a criança pode ter as seguintes reações à vacina: os dois primeiros dias podem desenvolver reações transitórias geral (febre, mal estar) e locais (dor, vermelhidão, inchaço). Podem desenvolver complicações: convulsões, episódios de gritos lancinantes e reações alérgicas (urticária, exantema polimorfo, angioedema).

Decisão para você
A medicina moderna tem feito progressos tão grande, a abertura não deve ser negligenciada. Para a saúde do seu filho conhecer você e só você. Mesmo o melhor médico não vai lhe dar quaisquer garantias.Portanto, você deve decidir se a fazer o seu bebé vacinados. Decolar por um momento de seus casos, e descobrir mais sobre a vacina, que está no calendário de vacinação, junto à conta, considere o estado de saúde da criança, consultar com um pediatra competente e imparcial, e só depois dizer "sim" ou "não".

Contra a DTP
Com doença progressiva do sistema nervoso-dimensional, convulsões afebrilnyh na história, o desenvolvimento de uma introdução da vacina contra DTP forte reação gerais (febre nos dois primeiros dias a 40 0 C ou superior) ou complicações da vacinação com DTP é contra-indicada em crianças. Neste caso, um bebê pode ser vacinado apenas "leve", DTP (difteria, tétano). Crianças com doenças agudas, não vacinadas antes de 4 semanas após a recuperação, e leve do trato respiratório (rinite, hiperemia leve da faringe) - 2-3 semanas. Estável manifestações das doenças alérgicas, tais como manifestações cutâneas localizadas não são consideradas contra-indicação para a vacinação.

dever dos pais

  • Se você ver que a criança muito emocionadas, deprimido ou você acha que ele está doente, alertam os médicos hoje em dia, não vá para a vacinação.
  • Não encha um antipiréticos criança antes da vacinação. Você só vai piorar a imagem eo "smazhete" o resultado da vacinação.
  • Antes de introduzir a vacina, ler tudo o que está escrito nas instruções para o uso medicinal da droga.
  • Nas primeiras 48 horas após a inoculação ser extremamente atentos à saúde da criança. Em alta temperatura, chamar imediatamente o médico local. Se resposta inadequada começou na noite, não espere convite para a manhã, as crianças-rências de uma ambulância. Certifique-se de dizer aos médicos chegaram, o que é uma vacina (o título) foi introduzido para a criança.
  • Nos primeiros dias após a inoculação deixar seu filho beber bastante de vitaminas, produtos lácteos, purê de frutas.

Nenhum comentário: