Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Conselhos para quem deseja perder peso

Como perder peso, ao que parece, todo mundo sabe. No entanto, poucos conseguem o resultado desejado.Acontece que no difícil processo de deixar cair o excesso de peso, há algumas armadilhas que precisam aprender a habilidade evasão.

7 advertências:

1 - Você não pode perder mais de 1 kg por semana: com a rápida perda de peso é perdido não é gordura, carboidratos, mas principalmente água, e, em seguida, e os músculos (proteína) dos tecidos. Além disso, restringindo calorias leva ao fato de que o corpo em pânico começa a estocar, adiando qualquer gordura, mesmo consumidos em quantidades muito pequenas.

2 - Se você pretende perder peso rapidamente, sentado na dieta rigorosa, tenha em mente que a redução da ingestão calórica inferior a 800 kcal por dia, é perigoso para a saúde.

3 - Você não pode perder peso sem orientação médica se o seu peso excede a norma de 20 kg ou mais.

4 - dieta à base de desidratação (e dá os resultados mais rápidos) - auto-engano: os líquidos perdidos, que é tão fácil e acumula, ao invés de reservas de gordura.

5 - Uma dieta rica em proteína e baixo carboidrato conteúdo não é o ideal para o corpo - ele perde para o mesmo conjunto de substâncias vitais. Para qualquer dieta que você precisa para fazer a deficiência de vitaminas e oligoelementos (mesmo se você se sentar exclusivamente em frutas e legumes, você ainda corre o risco de ganhar o beribéri - por exemplo, as vitaminas A e B2 contida principalmente em produtos de origem animal).

6 - Não deve ser menor, mas mais frequentemente - o melhor 6 vezes ao dia.

7 - Quanto mais as pessoas a perder peso, mas mais uma vez plenitude, maior o risco de desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares.

Aprender com os erros

Para perder peso, você precisa se tornar um vegetariano.

Se você encostar em nozes, sementes, margarina e não balança a sua dieta alimentos de carboidrato - arroz, massas, frutas e legumes - começam a ganhar peso. Então, neste caso, o vegetarianismo não é uma panacéia.

Devem ser excluídos da dieta todas as gorduras.

Primeiro de tudo, eliminar completamente a gordura da dieta é impossível, e certamente não é útil. Afinal, não são as vitaminas lipossolúveis que são absorvidos apenas em conjunto com as gorduras. Sem mencionar o fato de que os óleos e gorduras vegetais, encontradas em peixes, são vitais para a saúde.

Os vegetais crus são mais saudáveis cozido e guisado.

Alguns produtos, como feijão cru, contêm toxinas. Após 20 minutos de fervura na água fervendo as toxinas são neutralizadas. Brócolis em água fervente perde a sua amargura inerente primas. E os tomates e as cenouras durante o tratamento térmico secretam uma substância que é mais fácil absorção pelo organismo.

Você não pode sobrecarregar-se com o exercício, o suficiente para se sentar em uma dieta de baixa caloria.

Sim, de fato, o peso pode ser reposto, mas que para mantê-lo no intervalo desejado, sem exercício, você não terá sucesso. O exercício ajuda a remover a gordura e construir massa muscular, reforçando o metabolismo, que queima calorias mesmo quando você está descansando.

Se você não comer depois de sete horas, emagrecem.

Se fosse assim tão fácil ... Não é importante quando, mas há um momento diferente do dia. Idealmente, a maior parte das calorias necessárias para comer durante o dia quando você está mais ativo. Em seguida, o corpo imediatamente usa a energia de entrada, ao invés de esperar em armazenar gordura. Mas ignorar o jantar, chegar em casa após um dia duro, também, não vale a pena. Simplesmente, ele deveria ser mais fácil.

Assim, optamos por uma dieta e encontraram uma academia de ginástica adequada, respeitar todas as precauções necessárias e recomendações, e ainda assim não perder peso ...

8 dicas de Alfabetização

1 - Alguns medicamentos podem estimular o apetite - por exemplo, como os hormônios esteróides, antidepressivos (amizol, amitriptilina), anti-histamínicos (difenidramina, diazolin, suprastin pipolfen), e uma série de sedativos metabolismo lento (brometos, preparações de valeriana, Leonurus, Corvalol ).

O que devo fazer? Após consulta com o médico para escolher outra droga.

2 - Algumas pessoas têm a energia para os processos da vida é tirada dos depósitos de gordura, enquanto outros - a partir de proteínas.

O que devo fazer? Certifique-se de combinar a dieta com exercício para construção muscular.

3 - Você continua a sentar-se na mesma dieta, mas deixaram de praticar esportes - a primeira vez que o ganho de peso não será tão músculo utiliza mais calorias do que gordura, mesmo em repouso, mas, eventualmente, substituir o músculo e tecido adiposo tudo volta ao normal próprio.

O que devo fazer? Continuar a exercer. Se não for a carga anterior dar ao luxo de escolher algo mais apropriado, mas não desanime - você pode até mesmo exercício enquanto está deitado.

4 - Se a sua mãe e avó atraente formato arredondado, é improvável que você nunca vai olhar como Twiggy.Com uma predisposição genética não pode afirmar.

O que devo fazer? Não se desespere - uma predisposição não significa condenação, mas a batalha contra a obesidade terá vida. Outra opção - para se alegrar na natureza do que a recompensa, se seu peso está dentro de limites razoáveis.

5 - A causa do excesso de peso, que não consegue lidar, podem ser doenças da glândula tireóide, glândula pituitária e região pélvica.

O que devo fazer? Consulte o seu médico, especialmente se você não tiver feito isso antes de ir em uma dieta.

6 - A retenção de líquidos no corpo, não para se livrar de quilos extras podem ser causadas por tensão pré-menstrual, tomando esteróides, alguns antibióticos e anticoncepcionais (não pesar-se por alguns dias antes da menstruação!).

O que devo fazer? Ou troque de medicamentos, ou (apenas com receita médica) para combinar o método com diuréticos.

7 - Você ainda pode ter escolhido uma dieta inadequada para você.

O que devo fazer? Escolha uma dieta que forneça um processo lento, perda de peso gradual, que você pode viver uma vida normal (de bom humor e boa saúde) O tempo indefinidamente longo.

8 - O músculo pesa mais que gordura, por isso mesmo com cargas muito intensas em primeiro lugar, o peso não pode mudar.

O que devo fazer? Ainda bem que você é mais forte montador, apreciar a aparência dos músculos no local, que recentemente foi um "tolo" e ao fato de que a cintura era fina e buscam outras - a vitória será sua!

Exemplos de estatísticas

- Das 200 pessoas, já não aderir à dieta, apenas um conseguiu manter seu peso dentro de um ano, o resto é inevitável engorda.

- Geneticamente apenas uma mulher de 40 pode atingir os parâmetros do modelo. Todos os outros na busca de clássicos 90-60-90 givens negligenciado a natureza, causando danos significativos à saúde.

- No mundo, apenas 38% dos adultos estão com peso normal, enquanto 26% precisam de tratamento da obesidade grave.

- O que é bom em 18 anos, pode ser ruim em 40, para cada faixa etária tem suas próprias regras - mesmo se a juventude de suas opções de acordo com o ideal, isso não significa que é necessário para que a vida permanecerá Reed - apenas mais espertos para perder peso e manter as conquistas, não pensar em uma forma mais elegante. Além disso, mulheres muito magras são mais perceptível rugas. Não é à toa que dizem: "Depois de um 30 - ou de uma pessoa ou figura."

Nenhum comentário: