Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Ração humana: tire suas dúvidas



Produto é rico em fibras e merece atenção na hora de ser consumido

A ração humana virou o item que não pode faltar na despensa de quem precisa emagrecer. O complemento alimentar, produzido a partir de cereais integrais e oleaginosas, como nozes, castanhas e avelãs, é rico em vitaminas, sais minerais e gorduras insaturadas (benéficas para o coração). No entanto, para perder os indesejáveis quilinhos extras é preciso atenção na hora de consumir o complemento.
De acordo com a nutricionista da rede Mundo Verde, Bruna Murta, para que a ração humana auxilie no emagrecimento, deve substituir de uma a duas refeições por dia, ao invés de ser utilizada como complemento da alimentação. "Se a pessoa acrescenta a ração ao seu cardápio habitual, inclui mais calorias na sua dieta e pode ganhar peso. Por esse motivo, é importante que o produto substitua o café da manhã ou o lanche da noite", alerta a especialista.

Quanto consumir

O ideal é consumir duas colheres de sopa do produto por dia. Para isso, basta misturá-la ao leite, sucos, frutas ou iogurtes. O produto é um coadjuvante no processo de emagrecimento. Mesmo com o seu consumo, devem ser realizadas de 5 a 6 refeições diárias. "Se a pessoa fizer poucas refeições ao dia, ao substituir uma refeição pela mistura, por um período longo, podem ocorrer deficiências nutricionais", alerta a nutricionista.
Por ter muita fibra em sua composição, a ração ainda ajuda na redução do colesterol e causa a sensação de saciedade, diminuindo o apetite. Além disso, a mistura pode ajudar a melhorar o humor, por ter magnésio e vitaminas do complexo B na composição. No entanto, devido ao seu alto teor de fibras, é importante uma boa ingestão de líquidos, como água, sucos ou chás, para que haja um bom funcionamento intestinal.

Contraindicações

Apesar dos seus benefícios, a ração humana é contraindicada no caso de pessoas com intolerância ao glúten, hipertensos e mulheres que estão amamentando. A mistura contém guaraná e cacau, que são estimulantes e podem alterar a pressão arterial, além de passarem pelo leite materno, podendo causar efeitos colaterais no bebê. No caso de diabéticos, é importante optar por uma composição sem adição de açúcares.

Modo de preparo e validade

É possível encontrar a ração humana em lojas de produtos naturais ou prepará-la em casa. É simples e fácil!
Ingredientes:
  • 200g de farelo de trigo
  • 200g de extrato de soja
  • 200g de linhaça
  • 200g de açúcar mascavo
  • 200g de aveia
  • 200g de gergelim
  • 200g de gérmen de trigo
  • 200g de gelatina em pó hidrolisada ou colágeno
  • 25g de levedo de cerveja
  • 25g de guaraná em pó
  • 50g de cacau em pó
Misture todos os ingredientes e armazene em um recipiente fechado, na geladeira. Em média, o prazo de validade da mistura é de um mês.



Nenhum comentário: