Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quarta-feira, 31 de março de 2010

top 10 perguntas sobre a 1ª vez



1 • Qual a idade certa para começar a transar?
Idade ideal não existe. Biologicamente falando, a mulher já está preparada para iniciar a vida sexual a partir da primeira menstruação e o homem depois da primeira ejaculação. Mas emocionalmente e socialmente os critérios são outros. “O adolescente precisa saber se prevenir de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e de uma gravidez indesejada”, explica o psicólogo Maurício Torselli. “Uma pessoa que tem vergonha de usar ou carregar camisinha, não está preparada para começar a ter relações sexuais.”
2 • Eu e minha namorada já tentamos transar duas vezes, mas, mesmo eu sendo muito carinhoso, na hora ela sentiu muita dor e não fui em frente. Como resolvemos esse problema?
Muitas garotas ficam nervosas e ansiosas na 1ª transa, e é difícil para elas relaxar e ficar excitadas. “Provavelmente, sua namorada está contraindo a vagina, temendo a penetração, e por isso se queixa de dor”, acredita a psicóloga Maria Cristina Romualdo. “Nem sempre a penetração ocorre na primeira ou segunda tentativa. O mais importante é vocês criarem intimidade, não importa quanto tempo seja necessário para isso.” Mais confiante, sua gata vai relaxar e, ainda que haja um certo incômodo para ela, a penetração vai acontecer sem muito susto.
3 • Transei com meu namorado pela primeira vez faz pouco tempo, mas não senti prazer. Tenho algum problema?
Não necessariamente. “Dificilmente alguém consegue desfrutar da primeira vez”, tranquiliza a psicanalista e sexóloga Regina Navarro Lins, autora do livro A Cama na Varanda (Ed. Rocco). “A expectativa e a tensão interferem diretamente no prazer porque impedem a lubrificação vaginal e fazem a musculatura da região contrair, dificultando a penetração.” Sabe aquelas cenas românticas de primeira transa nas novelas? Salvo raras exceções, é coisa de novela mesmo.
4 • Meu namorado e eu estamos loucos pra transar, mas morro de medo de perder a virgindade e meus pais descobrirem. Se isso acontecer, o que eu faço?
Bem, não dá pra saber o que se passa na cabeça dos seus pais e que importância eles dão para a sua virgindade. Mas lê só o que diz a sexóloga Regina Navarro Lins: “Acredito que o jovem deve iniciar sua vida sexual quando desejar. Os pais e a sociedade devem cuidar para que isso ocorra da forma mais natural e prazerosa possível. A saúde mental e social das pessoas depende disso.” A sexóloga aposta que muitos casos de impotência, ejaculação precoce e falta de orgasmo feminino poderiam ser evitados se a posição da família fosse menos moralista e mais educativa.
5 • É possível engravidar na primeira vez?
Sim! “Não há um tipo de proteção especial do organismo para impedir a gravidez na primeira relação sexual”, avisa a sexóloga Sandra Lima Vasquez. Portanto, é preciso pensar em evitar a gravidez, e conversar sobre o assunto com o (a) namorado (a), antes de transar. “Isso deixa a garota mais tranqüila e relaxada, sem medo de engravidar. Daí pode ser muito mais gostoso”, completa a sexóloga. “Sexo, além de desejo, exige responsabilidade. Afinal, o que se quer como resultado da primeira vez: boas recordações ou um grande drama?” Pense nisso.
6 • Preciso ir ao médico antes da primeira transa?
Precisar, não precisa. Mas seria interessante. “Mulheres que nunca tiveram relações sexuais devem ir ao ginecologista de dois em dois anos a partir da primeira menstruação”, recomenda a psicóloga Maria Cristina Romualdo. “Além de fazer um check-up na saúde, você também poderá conversar com o médico sobre os métodos contraceptivos e tirar dúvidas a respeito.”
7 • A primeira vez do menino também dói?
Em tese, não, a menos que a penetração fique difícil por causa da tensão da menina. Aí na hora H pode ser sofrido pra ele também. Outra possibilidade de o menino sentir dor, e sangrar, é se houver rompimento do freio do pênis, uma pequena prega na mucosa que liga a glande ao prepúcio e que limita os movimentos deste durante o coito. “Isso não deve acontecer”, afirma o psicólogo Maurício Torselli. “Homens que têm freio curto, e não conseguem puxar totalmente o prepúcio por causa disso, devem procurar um urologista antes de começarem a ter relações sexuais.”
8 • Meu namorado quer transar mas estou insegura. Devo fazer o que ele quer?
Se você não se sente segura e à vontade, de jeito nenhum! “O principal critério para iniciar a vida sexual é querer”, diz o psicólogo Maurício Torselli. Ninguém deve transar por pressão do namorado, dos amigos ou do pai (no caso dos meninos). “Seu namorado deve compreender e respeitar (sua vontade). Se ele for incapaz de fazer isso, não serve como namorado de mulher nenhuma!”, afirma Torselli.
9 • Eu e minha namorada somos virgens e decidimos transar. Morro de medo de errar o lugar de colocar o pênis. Como acertar?
Fica calmo porque não tem erro. “Se você não souber, sua namorada deve saber onde é”, tranquiliza o psicólogo Maurício Torselli. Quer uma sugestão? Procure no seu livro de Biologia o capítulo sobre reprodução humana. Lá deve ter ilustrações que vão ajudá-lo.
10 • Minha namorada me garantiu que era virgem, mas na primeira vez não sangrou nada. Será que ela mentiu pra mim?
“Muitas mulheres não sangram na primeira relação sexual”, esclarece o psicólogo Maurício Torselli. Isso porque há mulheres (raras) que nascem sem hímen, a mucosa que se rompe na primeira penetração; outras têm hímens elásticos que não se rompem, caso de aproximadamente 15% das mulheres; e há ainda as que têm hímen pouco vascularizado (poucos vasos sanguíneos), caso em que não há sangramento ou ele é quase imperceptível.

fonte http://www.nippojovem.com.br/

3 comentários:

KekoBlogger disse...

Olá,

Em primeiro lugar gostaria de parabenizar pelo blog.

Este tema é muito criticado, mais me tirou algumas dúvidas!

[]'s
KekoBlogger

O Blog é Seu disse...

Boa!

Francisco Amado disse...

Òtima abordagem parabéns