Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quarta-feira, 31 de março de 2010

Os cientistas explicaram o mecanismo de visão infravermelha de cobras



Os cientistas explicaram os mecanismos moleculares que permitem que as cobras para navegar no escuro. Descobriu-se que os répteis perceber a radiação infravermelha proveniente de objetos ao redor, é tão quente, mas não como ondas eletromagnéticas. O trabalho dos pesquisadores publicaram na revista Nature. Brevemente sobre ele escreveu portal Nature News.

O facto de cascavéis, ou Crotalinae, as cobras podem caçar à noite, guiados pelo calor que vem das vítimas, era conhecido por cientistas há muito tempo. Além disso, muitos biólogos do princípio de que o réptil termolokator corpo percebe que não há fótons de radiação infravermelha, e mudança de temperatura. Os autores do novo trabalho foram capazes de descobrir exatamente como funciona autoridade.

organismos com os quais Termolokatornye cascavéis perceber o calor, estão situadas em ambos os lados da cabeça em poços especiais (daí o nome Crotalinae). Os cientistas decidiram testar qual termolokatorov proteínas em células nervosas responsáveis pela percepção do calor. Todas as proteínas são sintetizadas nas células a partir da matriz, que é uma molécula de RNA. A fim de determinar quais as proteínas são produzidas ativamente dessa jaula, basta verificar que predominam RNA em seu citoplasma.

Os pesquisadores compararam os perfis de RNA nas células nervosas do gânglio do nervo trigêmeo - aglomerados de fibras nervosas associada termolokatornym corpo e gânglios da raiz posterior - o site do nervo, o que não está envolvido em thermoreception. Descobriu-se que em ambos os perfis dos gânglios RNA são aproximadamente iguais com uma exceção. Nas células do gânglio do nervo trigêmeo contém aproximadamente 400 vezes mais RNA necessários para a síntese protéica TRPA1.

Proteína TRPA1 - canal iônico, que abre com o aumento da temperatura. A abertura do canal iônico leva ao fato de que as fibras nervosas começa a dar sinal ", diz" o cérebro sobre a presença do objeto. Como as células que sintetizam as proteínas, estão em um buraco, separados do ambiente, apenas por uma parede fina, eles são muito sensíveis a pequenas variações de temperatura.

Mais recentemente, uma outra equipe de cientistas descobriu um outro aspecto da fisiologia de cobras. Os pesquisadores foram capazes de explicar o mecanismo dos movimentos desses répteis. Descobriu-se que um papel muito importante neste processo desempenha um escamas de cobra.


Nenhum comentário: