Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quarta-feira, 10 de março de 2010

Polícia Militar lança cartilha com dicas para a segurança da mulher



A Polícia Militar lançou nesta segunda-feira (08) a “Cartilha de Segurança Feminina” como uma das atividades desenvolvidas pela instituição em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O objetivo é orientar e informar as mulheres para que elas próprias contribuam com sua proteção e evitem que sejam alvos fáceis de furtos e roubos.

A publicação será distribuída gratuitamente por policiais militares e foi desenvolvida pelo coronel Roberson Luiz Bondaruck, comandante da Academia Policial Militar do Guatupê.

“Esta cartilha serve de incentivo para aqueles que têm o dom da redação, principalmente, aos que gostariam de escrever textos de orientação tanto para a comunidade quanto para os segmentos técnicos da corporação”, ressalta o comandante-geral da PM, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens.

“Nesta data as mulheres foram presenteadas com esta publicação feita especialmente para elas”, completa Rodrigo. O subcomandante da PM coronel Isaías de Farias também esteve presente.

Bondaruck disse que a data foi escolhida porque as mulheres merecem uma homenagem como esta. “Pela representatividade que elas têm na sociedade hoje, nada mais justo que ter uma publicação voltada somente à segurança delas”, avalia.

Somente nesta segunda-feira, 1.000 cartilhas foram distribuídas em terminais de transporte coletivo (500 no Alto Maracanã em Colombo – RMC – e 500 no Pinheirinho), 500 na academia e outras 1.500 estão sendo distribuidas na Boca Maldita, no centro de Curitiba.

A cartilha tem 33 páginas e está dividida 12 tópicos, que orientam a mulher sobre como agir nas ruas, em estabelecimentos comerciais, no banco, no trabalho, em veículos e ônibus, em rodoviárias e aeroportos, além de indicar quais sãos os golpes mais comuns contra as mulheres e dar dicas gerais de segurança. “A prevenção ainda é a melhor solução contra a criminalidade”, lembra Bondaruck.

Para as interessadas em obter a cartilha, ela estará disponível para download no site da PM www.pm.pr.gov.br. “As mulheres são alvos fáceis para ladrões, principalmente quando falam ao celular ou utilizam-se de fones de ouvidos, equipamentos que as distraem. Por isso esta cartilha é importante”, afirma Bondaruck.

A cerimônia na academia também foi uma homenagem a todas as mulheres pelo seu dia, inclusive o regente da Banda da PMPR abriu mão da atividade cedendo a baqueta para que a sargento Silvana Haas da Silva conduzisse o grupo.

“Me sinto muito honrada em reger a Banda da PM principalmente neste dia da mulher. É a primeira vez que isso acontece e eu fui premiada, por isso só tenho a agradecer”, disse a sargento.

Houve ainda a entrega de medalhas para professores da academia e ex-comandantes. As mulheres presentes – funcionárias públicas, da iniciativa privada, desembargadoras e da sociedade – receberam flores, cartilhas e perfumes em uma parceria com O Boticário. Os familiares dos policiais militares também estiveram presentes.

DICAS – A cartilha traz, entre outras dicas, orientações para quando as mulheres estão na rua, ou seja, mais vulneráveis. O que chama a atenção, de acordo com a cartilha, é o bem que a mulher carrega, por isso a orientação é evitar jóias, relógios ou bolsas chamativas. “Quando estiver carregando algo de valor, como dinheiro, se faça acompanhar por alguém”, ensina Bondaruck.

É preciso também estar sempre atenta ao que acontece à sua volta e utilizar bolsas com compartimentos mais seguros para carteiras ou dinheiro, que possuam alças transversais e que possam ser usadas a tiracolo.

“O ideal é levá-las junto ao corpo, protegidas por braços ou mãos, isso evita a ação dos mal intencionados”, revela o coronel. “Neste contexto, as mochilas se tornam alvos fáceis”, completa.

A PM também orienta a mulher condutora para nunca deixar a bolsa sobre o banco do passageiro, celulares sobre o painel ou as janelas muito abertas. “Elas devem estar fechadas, principalmente quando param nos semáforos”, diz o coronel. Diminuir a velocidade antes de chegar ao semáforo também é indicado. Bolsas falsas podem irritar o assaltante quando ele perceber e, assim, o risco para a mulher será maior.

“O aconselhável é guardar a bolsa sob as pernas quando está ao volante, ou em outro local do carro que seja seguro”, sugere Bondaruck. Com relação à movimentação de dinheiro, a orientação da PM é que tudo o que for possível seja feito via internet ou sejam utilizados cartões eletrônicos.

Não entregar os pertences ou cartões magnéticos a outras pessoas, não pedir ajuda no caixa eletrônico a qualquer um, não carregar grandes quantidades de dinheiro, e cuidar ao digitar senhas também estão entre as orientações.

O coronel também ressalta que as mães precisam estar atentas a seus filhos em locais públicos, levar documentos de identidades e cuidar de seus pertences. É importante, de acordo com a publicação, não aceitar comidas e bebidas de estranhos nestes locais, isso pode ser um golpe para levar as malas ou até as crianças. Outra informações sobre a cartilha no site: www.pm.pr.gov.br.



pensador.info
assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

visite o orkut do goiano clik aqui
e conheça um pouco mais de seu amigo

coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google


As pessoas são pesadas demais
para serem levadas nos ombros;
leve-as no coração."

Nenhum comentário: