Diante dos preços convidativos e prazos de pagamento esticados para as passagens aéreas, o consumidor precisar ficar atento. Para garantir um bom negócio e uma viagem tranquila, a primeira recomendação dos especialistas é comprar o bilhete com antecedência. Veja nesta reportagem cuidados que devem ser tomados.
Para quem não viaja a negócios e tem maior facilidade para encaixar datas e horários, existem diferentes estratégias que permitem comprar uma passagem aérea mais barata e, ao mesmo tempo, fugir de transtornos.
Com chamarizes como bilhetes com tarifas iguais às de ônibus, pagamento a longo prazo ou descontos convidativos, o consumidor precisa ficar atento às condições de megaofertas para a empolgação não se tornar incomodação. Um dos primeiros pontos a lembrar é que as promoções às vezes valem para uma quantidade muito pequena de assentos em cada avião.
O conselho número 1 de especialistas para quem pode planejar a viagem é comprar os bilhetes com antecedência porque, quanto mais próximo do dia do voo, mais cara tende a ser a passagem. Outra advertência é optar por horários e dias da semana com menor movimento para fugir dos efeitos da tradicional lei da oferta e da procura.
Na busca de tarifas mais em conta, é aconselhável evitar os horários de quem embarca a trabalho, normalmente partindo no início da manhã e retornando no fim da tarde.
– Quem pretende viajar em um feriado deve comprar com dois meses de antecedência e, quem vai para férias, de três a quatro meses antes – alerta o diretor executivo da OceanAir, Renato Pascowitch.
A curtíssimo prazo, para quem é atento ou tem sorte, também é possível encontrar pechinchas. Segundo Pascowitch, a chegada da baixa temporada é favorece a promoções. A diretora da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), Carmen Marun, observa que as ofertas não têm uma periodicidade definida e, por isso, quem quiser aproveitá-las têm de ser rápido no mouse do computador.
– Quando uma companhia lança uma promoção, outras em seguida fazem o mesmo – lembra Carmen, aconselhando o consumidor a também vascular os portais das concorrentes na internet assim que uma aérea anuncia uma promoção.
Outra opção está nos sites que vendem passagens aéreas de todas as empresas e costumam avisar via mailing os clientes quando são liberadas novas ofertas.
Radicada no Ceará há 24 anos, a gaúcha Zenith Argenta se habituou a comprar passagens em promoções para as visitas à família no Rio Grande do Sul. É o caso da viagem feita nesta semana com a filha Júlia.
– Nosso retorno vai sair por R$ 737. São duas passagens pelo preço que normalmente mal dá para pagar uma – disse a empresária.
Com três viagens anuais ao Ceará, a estudante Fabiane Holanda calcula que economiza pelo menos R$ 3 mil reais por ano conseguindo comprar passagens em promoções na internet.
Colaborou João Guedes
20 dicas para quem quer economizar
1 - Evite comprar passagens para os horários de pico, das 7h às 10h e das 17h às 20h. O início da manhã e o final da tarde são os de maior demanda dos passageiros corporativos, que viajam a negócios e, pela menor flexibilidade, costumam pagar mais caro.
2 - Opte por ir e retornar pela mesma companhia. O valor por bilhete desembolsado para duas passagens é normalmente mais baixo do que quando é adquirida a ida por uma empresa e o retorno por outra.
3 - Compre com certa antecedência. Quanto mais próxima da data do voo a tarifa maior tende ser.
4 - Fuja dos feriados, ou tente viajar no meio deles. No Carnaval, por exemplo, embarcar no sábado era mais barato do que na sexta-feira, e o retorno na quinta, mais em conta em comparação à Quarta-feira de Cinzas.
5 - Voos noturnos e em dias de menor movimento, como terças e quartas-feiras, podem sair mais barato. Em dias de semana, principalmente segunda e sexta, a demanda costuma ser maior.
6 - Pesquise nos sites de companhias aéreas e de agências de viagem. Comparando preços e horários, é possível encontrar opções
7 - Outra oportunidade está nas promoções dos programas de relacionamento que dão milhas e pontos em dobro.
8 - Ao comprar o bilhete em sites que não são de companhias aéreas ou agências de viagem, verifique a credibilidade do site no mercado.
9 - Ainda certifique-se de que existe um sistema de call center estruturado para qualquer contratempo, como remarcar a passagem ou solicitar reembolso.
10 - Caso ocorra algum problema que precise ser resolvido via judicial, o consumidor pode acionar tanto a companhia aérea quanto a empresa que revendeu o bilhete.
11 - Aproveite facilidades da web. Algumas companhias aéreas possibilitam cadastrar o e-mail para receber as ofertas assim que são lançadas. O sistema é mais comum para quem faz parte de algum programa de relacionamento. Outras companhias também avisam via Twitter ou estão planejamento utilizar as mídias sociais na internet para estreitar o relacionamento com os clientes.
12 - Também fique ligado às promoções relâmpago.
13 - Verifique se os preços são de fato promoções e não os mesmo preços das tarifas normais. Outro valor nem sempre lembrado é o custo das taxas de embarque.
14 - Observe as regras tarifárias de reembolso e se a multa para remarcar dias ou horários não é maior do que a própria tarifa.
15 - Tente adquirir a passagem nas primeiros momentos da promoção. Quanto mais se aproximar do horário previsto para o encerramento, menores são as chances de acesso aos canais de venda como portal na internet call center devido à grande procura.
16 - Pesquise as demais companhias. Devido à concorrência, normalmente quando uma empresa lança uma promoção as outras lançam também.
17 - Quanto mais tempo permanecer no destino, menor pode ser a tarifa.
18 - Também confira se a empresa tem sede e CNPJ.
19 - Em megapromoções, geralmente a compra da ida é condicionada à aquisição também da volta. Verifique se o preço do retorno também vale a pena.
20 - Pesquise as agências de viagem, que também adquirem bilhetes em promoção, mas não nos mesmo canais dos consumidores do varejo, com menor risco de congestionamento nos canais de compra.
Promoções relâmpagos congestionam vendas
Além de oportunidade, as promoções relâmpagos das companhias aéreas também podem se transformar em fonte de irritação para o consumidor que não consegue efetuar a compra das passagens anunciadas com grande descontos. A TAM, maior empresa do setor no país, ofertou no último fim de semana bilhetes com até 90% de desconto. A grande procura congestionou canais de compra como call center e portal na internet, provocando reclamações de quem não conseguiu aproveitar a pechincha.
Além de esbravejar, no entanto, o consumidor tem pouco a fazer. Segundo a advogada Maíra Feltrin Alves, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), não há reparação a reivindicar em caso de não conseguir acessar os meios de venda por excesso de procura:
– Se ocorresse alguma pane e ninguém fosse atendido, aí, sim, seria um descumprimento de oferta.
Questionada, a TAM informou que “devido ao grande volume de acessos ao nosso site, alguns clientes precisaram voltar a acessar a promoção em outros horários para fazer suas compras”. Segunda maior companhia aérea brasileira, a Gol também admite que “a grande demanda de clientes na Central de Relacionamento pode, eventualmente, acarretar maior tempo de espera”.
pensador.info
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As pessoas são pesadas demais
para serem levadas nos ombros;
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