Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


domingo, 21 de março de 2010

Marcelo Dourado do BBB 10 pode ser expulso do programa




O advogado Ricardo Brajterman comunicou ao iG que o corpo jurídico da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj) vai se reunir na noite dessa segunda-feira (18), para tomar as medidas cabíveis contra o gaúcho Marcelo Dourado, participante do programa que tem uma tatuagem no braço esquerdo com desenhos da suástica, símbolo usado pelos nazistas.

Ricardo, que integra o conselho da Federação, espera que o participante seja imediatamente retirado do programa. “A comunidade israelita acredita que a TV Globo irá retirar o rapaz, para que isso sirva de exemplo para toda a audiência da emissora. É o mínimo que deve ser feito no momento”, afirma Brajterman.

Ainda segundo ele, mesmo que Dourado não se considere anti-semita, portar um símbolo do Holocausto fere a memória de judeus, homossexuais, ciganos e outras minorias assassinadas pelo Nazismo. “Ele pode não compactuar com o nazismo, mas o fato de portar um símbolo desses é crime.

Uma pessoa que nunca usou drogas, caso seja pega com algo ilícito, estará cometendo um crime da mesma maneira. Se ele nunca falou mal de judeus, mas tem uma tatuagem dessas, está compactuando de alguma forma com essa ideologia”, avalia o advogado.

-----------
Hoje mesmo eu estava conversando com a tia do meu amigo que já foi punk e ela esta torcendo pro Dourado, ela estava me falando que o Dourado era “sim” Neonazista daqueles que espancam negros, homossexuais, israelitas. Mas ela falou que ele não é mais (quando ela falou que ele não era mais ela fez com as mãos aspas, ou seja, ele só fala que não é) porque ele já deve ter levado muita porrada da vida.
-----------
A suástica do Dourado é igual a dos nazistas! A suástica hindu é desenhada de forma oposta! Isso é um crime, sim!

Olhem a diferença... só se forem cego pra não ver.

Nazista: http://macmagazine.uol.com.br/wp-content…

2 comentários:

Anônimo disse...

é proibido proibir... cada um faz o que quer... é um país livre! Isso é censura, proibir as pessoas de se manifestar... certo ou errado ele tem o direito de se manifestar, é o que eu acho.

Roger Bernardi disse...

é proibido proibir... cada um faz o que quer... é um país livre! Isso é censura, proibir as pessoas de se manifestar... certo ou errado ele tem o direito de se manifestar, é o que eu acho.