Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Veja dicas para controlar o uso do sal




Getty Images
Aperitivos como a batata frita são os grandes vilões da alimentação saudável
Últimas de Vida e Saúde
» Pílula pode ser a solução contra o ronco
» Reduza o sal e viva mais, alerta novo estudo
» Veja dicas para controlar o uso do sal
» Confira algumas receitas de sucos
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Convencido da importância de reduzir a quantidade de sal? Então, vamos às alternativas. Substitua-o por temperos naturais, como salsinha, cebola, orégano, hortelã, limão, alho, manjericão, coentro e cominho. Tente não adicioná-lo às comidas já prontas. Afaste a tentação deixando o saleiro longe da mesa.

» Siga o Terra no Twitter
» vc repórter: mande fotos
e notícias
» Chat: tecle sobre o assunto

O sal light é uma boa pedida, porque possui menos sódio do que o convencional. O problema é que os espertinhos de plantão aproveitam a vantagem para salgar mais do que de costume. Assim, voltam à estaca zero e deixam a saúde em risco. Outra dica é aumentar a ingestão de potássio, que reduz a pressão. As suas principais fontes são feijão, vegetais verde-escuros, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata inglesa, laranja e ervilha.

Mais efetivo ainda é evitar ou, se não for possível, reduzir alimentos industrializados e muito salgados, como os listados pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH):

1 - Carnes gordurosas, vísceras (fígado, coração, rins), embutidos (linguiça, paio, salsicha), frios (mortadela, presunto, salame) e frutos do mar (camarão);

2 - Conservas (picles, azeitona, aspargo, patês e palmito) e enlatados (extrato de tomate, milho e ervilha). Prefira os alimentos em seu estado natural;

3 - Carnes salgadas, como bacalhau, charque, carne-seca e defumados;

4 - Aditivo glutamato monossódico, utilizado em alguns condimentos e nas sopas de pacote;

5 - Queijos em geral, dando preferência a queijo branco ou ricota sem sal;

6 - Aperitivos como batata frita, amendoim salgado, cajuzinho, salgadinhos.

Saiba mais sobre hipertensão
São 30 milhões de pessoas com hipertensão no país, sendo que apenas uma em cada 10 delas tem a pressão devidamente controlada, segundo a SBH. A doença é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vasculares cerebrais e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Um dos perigos da patologia é o fato de ser silenciosa. A maior parte dos pacientes não apresenta sintomas. Por isso, é importante a visita regular ao médico. São consideradas anormais as médias de pressão arterial acima de 135/85 mmHg, como informa a diretriz de hipertensão da SBH.

Entre as dicas de prevenção estão alimentação balanceada (sem excesso de sal), medir a pressão pelo menos uma vez por ano, evitar obesidade, praticar atividades físicas, reduzir o consumo de álcool (se possível, abandoná-lo), deixar de lado o tabagismo e não se estressar. Vale lembrar que os hipertensos não podem parar o tratamento, que é para a vida toda.
fonte desta postagem




pensador.info
assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

visite o orkut do goiano clik aqui
e conheça um pouco mais de seu amigo

coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google


As pessoas são pesadas demais
para serem levadas nos ombros;
leve-as no coração."

Nenhum comentário: