Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Dicas de maquiagem e penteados para curtir o carnaval

texto Carolina Marques
carolina.marques@extra.inf.br
produção Rita Moreno
Beleza Nilton Mattos
Top e acessórios Fizpan

No carnaval todo mundo pode quase tudo... Não é só porque os dias de folia permitem certo despojamento que dá para sair por aí de qualquer jeito, com a cara lavada e cabelos desgrenhados. Se gosta de se fantasiar, aproveite a época para criar figurinos divertidos. Mas, se prefere algo um pouco mais discreto e chique aposte nos penteados e maquiagem deste editorial com Giselle Ingrid, a Serena de “Zorra total”, que ama carnaval.
— Minha mãe fazia questão que eu tivesse uma roupa diferente para cada dia de folia. Ano passado, eu, meu filho e meu marido saímos em vários blocos de família das cavernas — conta a atriz, que este ano será destaque de chão da Mangueira.
Para mostrar os looks propostos pela Canal Extra, Giselle “encarnou” uma personagem carnavalesca que sai de manhã para curtir o baticum e só retorna após o último baile. Para cada horário, uma versão diferente, como criou o maquiador Nilton Mattos. E o melhor: dá para fazer tudo em casa, em menos de meia hora.
— O importante é uma boa pele. Base é indispensável, assim como a sombra, o rímel e o batom. O resto é truque — diz Nilton.
Para quem gosta de sair nos blocos da manhã, a ideia é praticidade. Um rabo de cavalo bem alto, no cume da cabeça — o spray ajuda a esticar o cabelo e desfiar as pontas — preso com vários elásticos coloridos é a moldura perfeita para a maquiagem básica.
— Faça a pele com a base no seu tom. Depois preencha toda a pálpebra superior com sombra clara, bem rente às sobrancelhas, que ficam mais bonitas se esticadas com sombra marrom ou lápis. Aqui, usamos a sombra dourada. Depois, carregue no rímel e lápis para o contorno interno dos olhos. Para finalizar, desenhe a boca com lápis e use batom glossado — ensina o maquiador, que também usou spray com glitter para dar um certo colorido aos cabelos.


Para o visual da tarde e da noite, nossa foliona de plantão soltou os cabelos (reparta os cabelos ao meio, pegue apenas a parte da frente, passe por trás das orelhas e prenda num rabo baixo rente à nuca, faça babyliss mecha a mecha só por cima e use um arco para cair na folia à tarde) e ganhou sombra escura no côncavo dos olhos e rosa para preenchimento. Para a noite, um coque desconectado no alto da cabeça, um arranjo de penas, olhos negros e boca vermelha.
— Para não borrar, use spray próprio para fixar o make. Mesmo no calor, a mulher continua linda — dá o truque Nilton.

Confira outras dicas:

Uma maneira prática para quem quer uma maquiagem bonita e rápida para sair de casa preparada para curtir a folia começa com alguns itens básicos como: base, pó facial, sombra asa de borboleta (sombra com brilho) e estrelinhas (pedras de strass).


1° passo face: passar no rosto todo base em pó facial para manter a pele em um tom unificado.

2° passo olhos: Passar em toda pálpebra sombra clara.

3° passo olhos: no canto dos olhos vem um esfumaçado com brilho até o meio.

4° passo: um delineador preto puxado (fazendo o olho de gatinho).

5° passo: use uma sombra em baixo dos olhos acompanhando a sombra brilhosa da parte de cima.

6° passo: Use uma máscara de cílios, pode ser preta ou colorida. Outra sugestão é usar cílios postiços (tradicional, peninha, coloridos...).

7° passo: boca delineada com lápis labial e depois gloss com brilho.

Em 20 minutos você está pronta para o carnaval.


O maquiador Giovanni Ferreira e o hair stylist Luciano Farias, da rede Walter's Coiffeur dão suas dicas:

Passo a passo – Maquiagem Carnaval



1 – Limpar a pele para retirar todos os resquícios de maquiagem; passar corretivo para apagar as imperfeições, base para uniformizar a pele e pó para tirar o brilho e fazer o “efeito matte”.

2 - Passar iluminador embaixo da sobrancelha e base para fixar a sombra na pálpebra. Cobrir a pálpebra com sombra verde cintilante. Fazer um traço com lápis preto rente aos cílios superiores. Fazer um traço com sombra azul marinho rente aos cílios inferiores, esfumaçando no canto externo.

3 – Passar iluminador embaixo dos olhos, pouco acima das maçãs. Aplicar blush em tom vinho nas maçãs, no sentido das orelhas.

4 – Aplicar gloss rosa transparente nos lábios.

5 – Passar várias camadas de rímel preto nos cílios. Após o rímel, aplicar glitter no mesmo tom da sombra, fixado com base.

6 – Para finalizar, colocar o enfeite de sua preferência – pode ser estrelinhas, purpurina, use a sua criatividade e caia na folia!

Passo a passo – Penteado de Carnaval

1 – Prender o cabelo em rabo de cavalo, passando gel em todo o topo.

2 – Divida o rabo em 4 parte iguais, passando gel em cada parte separadamente.

3 – Em cada parte do rabo, no topo, fincar um fita de Senhor do Bonfim com um grampo invisível e trance até a ponta, prendendo com um elástico de silicone.

4 – Trançar de 4 a 6 fitas do Senhor do Bonfim e amarrar ao redor do topo do rabo para dar o acabamento.

5 – Fincar uma flor no topo do rabo de cavalo.

Passo a passo – Unhas de Carnaval



1 – Passar 2 mãos de esmalte branco transparente e limpar, retirando a pontinha.

2 – Escolher 5 cores diferentes de esmalte, de preferência cores bem alegres e vivas. Sugerimos laranja, roxo, verde, amarelo e rosa-chiclete.

3 – Pintar somente a pontinha de cada unha com uma cor de esmalte diferente.

4 – Limpar e está pronta para arrasar na folia!







pensador.info
assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

visite o orkut do goiano clik aqui
e conheça um pouco mais de seu amigo

coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google


As pessoas são pesadas demais
para serem levadas nos ombros;
leve-as no coração."

fonte desta postagem

Nenhum comentário: