Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Skate elétrico chega em 2010 com novidades



Skate - O skate elétrico chega em 2010 com novidades para os já adeptos do equipamento, ou os que ainda não adquiriram o produto. A Skateelétrico.com, empresa que importa o skate para o Brasil, divulgou que uma nova leva de equipamentos vem com uma série de melhorias, entre elas: aumento da vida útil da bateria, shape diferenciado com melhor aderência, materiais mais resistentes e pneus maiores.

E o melhor é que nada disso sairá mais caro para o usuário, já que o preço é o mesmo do ano passado. "Estamos sempre buscando novas melhorias no skate para que ele seja 100% adequado à realidade de quem o usa, seja para lazer ou meio de transporte. As melhorias que foram feitas já deixam o produto com uma cara nova e com mais qualidade", afirma o empresário Tairone Passos, um dos responsáveis pela difusão do equipamento no país.

O Skate elétrico tem a estrutura básica dos skates tradicionais, e funciona com a tecnologia wireless. No Brasil, ele é comercializado em dois modelos: Longboard (para vias asfaltadas) e o Off-Road (que anda em qualquer terreno).

A nova bateria chega a durar por uma hora. Outra novidade que promete agradar são os novos pneus, que aumentam a velocidade do skate de 35 km/h para 40 km/h. Os novos adereços também são mais duráveis, além de possibilitar o uso misto (terrenos irregulares e asfalto).

"O skate long continua com pneus específicos para vias asfaltas, mas o off-road agora tem um pneu maior, de borracha, com rodas de alumínio e câmaras de ar, parecido com um de moto. Isso possibilita que ele ande em qualquer tipo de terreno sem perda de rendimento", explica Passos, que lembra que a velocidade é controlada através de um controle de mão com transmissão via wireless, de fácil manuseio.

Outras peças também foram modificadas para aumentar a durabilidade do produto. Foram colocadas novas ligas de alumínio nos eixos e novas ligas plásticas nas partes que sofrem impactos.

"Todas essas mudanças representam uma rápida evolução para um produto apresentado há menos de dois anos", afirmou o empresário. O skate está á venda em 70 cidades de 15 estados brasileiros, pela taxa de R$ 1.490,00, o modelo longboard, e R$ 1.790,00, o off-road. Confira os pontos de venda no site www.skateeletrico.com.




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As pessoas são pesadas demais
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Um comentário:

Michel Cavalheiro de Medeiros disse...

brother eu to aki em goiania e queria comrar um skate eletrico,sabe como eu posso fazer?
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