Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Os signos e o carnaval...veja o seu, e veja antes da folia começar !



Cada signo tem sua maneira própria de reagir quando as emoções vêem à tona.

aries Áries: 21/03 a 20/04
Todo mundo sabe que o ariano é um eterno adolescente e, como tal, adora uma fantasia, amores fugazes e uma boa brincadeira. Nada como uma boa farra de Carnaval para poder fazer o que quiser sem ter que aguentar o julgamento dos outros. Uma boa fantasia de cavaleiro e pronto. A festa pode começar! É um tipo que prefere curtir a bagunça bem sóbrio, para não perder nada. A paixão ariana vem à tona e seu jeito expansivo e impetuoso fica ainda mais evidente. Vá com calma, ariano!

touro Touro: 21/04 a 20/05
Taurinos precisam deixar de lado seu conservadorismo e necessidade de conforto para se entregarem para o paganismo. Superadas as primeiras resistências ninguém vai se entregar com maior prazer à bagunça. Lúdico, sensual e dado a prazeres mundanos, taurinos e taurinas mostrarão porque são conhecidos como os filhos de Vênus. Mesmo que se cansem facilmente do barulho e do excesso de movimento, no amor o êxtase é o limite.

gêmeos Gêmeos: 21/05 a 20/06
Para um signo cheio de truques, sedutor e bom de lábia como gêmeos, o Carnaval é uma festa e tanto. Como bom filho de Bacco, adora uma bagunça, especialmente se vier regada a muitos amores e movimento. Moralismo nunca foi sua praia, portanto, para ele, nessa festa vale tudo. Maturidade também não é seu forte, por isso toda brincadeira também é bem vinda. Para quem quer um acompanhante à altura do paganismo, certamente os geminianos são os que mais se encaixam no perfil.

cancer Câncer: 21/06 a 21/07
Difícil imaginar alguns signos se entregando à bagunça e participando de uma festa pagã como é o Carnaval. Câncer está entre eles. Um signo dado ao conservadorismo e à família quase nunca se permite certa falta de moral e permissividade. A não ser pelas bebidas e possibilidade de encontrar alguém interessante, nada mais nessa festa tirará nosso amigo de sua dura carapaça de proteção. Caso decida se entregar à bagunça, saberá se proteger como ninguém.

leao Leão: 22/07 a 22/08
Para o signo mais dado à festas, música, dança e bagunças, o Carnaval cai como uma luva. No entanto leão não é dado à promiscuidade e excessos. A não ser na fantasia, que pode ser desde uma erótica odalisca até o sumo sacerdote egípcio. Discrição não costuma ser uma de suas melhores características, portanto, ritmos alucinantes, cores e extravagâncias são bem vindas. Incansável, certamente vai varar noite após noite dançando, cantando e namorando como ninguém.

virgem Virgem: 23/08 a 22/09
Difícil imaginar um virginiano se entregando e se deixando levar pela corrente de prazer e alegria que vemos no Carnaval. Discreto e fechado, sem falar em seu jeito reprimido e repressor, o virginiano vai preferir estar no lugar dos juízes das escolas de samba aos foliões que se acabam noite após noite. Virginianos são críticos e moralistas demais para tanta entrega e falta de juízo. Austero e comportado, não concordará, nem para si e nem para o seu companheiro com tamanha permissividade.

libra Libra: 23/09 a 22/10
Este é um signo que vai preferir os salões às avenidas. É refinado demais para se esbaldar em um lugar que nem ao menos tem um lugar adequado para descansar. O barulho pode incomodar, por isso muitas vezes vai preferir apenas assistir sentado a um bom desfile, de preferência dentro de um camarote, com pequenas iguarias e boa bebida para curtir o prazer da festa. Apesar de gostar da beleza da festa, nada de muito suor e cerveja.

escorpiao Escorpião: 23/10 a 21/11
Apesar da bagunça sexual que existe no Carnaval e das fantasias que esse signo tem bem guardadas dentro de si, o escorpiano vai preferir ver a baixaria pela televisão a se entregar à bagunça propriamente dita. Apesar da fama, escorpião não é dado à promiscuidade e sexo fugaz. Para esse signo o sexo deve estar ligado a algum sentimento mais profundo e profundidade é algo que não cabe nessa festa. Mas certamente ele adorará olhar para as pessoas bonitas e que têm coragem de fazer em público o que de fato ele não é capaz.

sagitario Sagitário: 22/11 a 21/12
Com a vitalidade que esse signo tem e a capacidade de se adequar a qualquer situação, mesmo que não esteja muito no astral de festas, acaba se entregando à bagunça. Na verdade existem dois tipos de sagitarianos: um mais dado à animalidade do cavalo e por isso a promiscuidade momentânea pode ser muito bem vinda. Mas se o sagitário for mais ligado ao seu lado filosófico e super humano, não terá nada e ninguém que o convencerá que a alegria do Carnaval vale a pena.

capricornio Capricórnio: 22/12 a 20/01
Este signo está na lista dos conservadores e sérios, portanto, Carnaval é um feriado maravilhoso para ficar recluso em sua casa lendo um bom livro, recebendo os amigos, no máximo sair para uma viagem no campo, onde o barulho e a bagunça certamente vão passar bem longe. Seus senso de realidade e de responsabilidade não lhe permitiria essa extravagância. Haja paciência para tanta seriedade! Um pouco de bagunça não faz mal para ninguém!

aquario Aquário: 21/01 a 19/02
Aquarianos e Carnaval foram feitos um para o outro. Festa, bagunça, música, bebida e amores fugazes é tudo o que eles precisam para se sentirem ainda mais soltos. A liberdade que ele tanto precisa enfim é vivenciada no seu limite, se é que nesse momento ele se lembra que existe algum. O que ele gosta na verdade é dessa falta de pudor que o Carnaval permite. Mas só de vez em quando, é bem verdade. Depois que a festa passa, ele volta à sua pseudo normalidade.

peixes Peixes: 20/02 a 20/03
Existem dois tipos de piscianos e cada um tem sua própria forma de lidar com uma festa pagã como o Carnaval. Se o peixinho for do tipo introvertido e fechado em seu mundo, vai preferir dar um passeio nas montanhas a ficar pulando feito um maluco desvairado em uma avenida ou salão. Mas se nosso amigo for do tipo sociável e extrovertido, ele participa da lista dos que topam qualquer parada. Limite nunca foi o seu forte,



pensador.info
assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

visite o orkut do goiano clik aqui
e conheça um pouco mais de seu amigo

coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google


As pessoas são pesadas demais
para serem levadas nos ombros;
leve-as no coração."

Nenhum comentário: