Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Dicas de beleza do macho moderno



O Blog do Terra foi atrás de grandes nomes da moda masculina para trazer até você, macho do século 21, as melhores dicas de beleza, sem cair na baitolagem dos metrossexuais, uberssexuais e qualquer outra besteira que você já tenha ouvido falar.

Com essas dicas as mulheres irão cair aos seus pés!


Pochete


É fato, pochete é um acessório indispensável para todo homem, além de ser super elegante e moderno, mostra que você é uma pessoa dinâmica e atarefada. Simplesmente um luxo!




Bigodinho


Não pode ser um bigode volumoso como o do Seu Madruga ou do Belchior, mas sim um bigodinho bem pequeno e ralinho estilo Vampeta, Motoboy ou Mano Brown, passa um ar de maturidade, além de ser adorado pelas mulheres!



Palito na boca
Segundo os maiores nomes da moda e da etiqueta masculina, o palitinho no canto da boca é um charme! Imortalizado por Cowboys do cinema e por Stallone Cobra. Além de ficar super elegante e másculo, também mostra que você se preocupa com a higiene de seus dentes.



Óculos de lente espelhada

Por que gastar uma fortuna nas óticas, se você pode ter charme e requinte por um preço bem mais acessível comprando óculos nas barraquinhas de camelô? Mas lembre-se que não pode ser qualquer tipo de óculos, o que mais atrai as mulheres são os óculos com lente espelhada. Afinal, mulheres adoram espelhos, então porque não ficar elegante e ainda contribuir para que elas possam se ver nas suas lentes?
E lembre-se, nunca tire os óculos, mesmo à noite em ambientes fechados, é super elegante e ainda passa um ar de mistério.



Sunga branca


Essa moda foi lançada pelos sarados acéfalos participantes de reality show, se for usar sunga, use aquelas bem chamativas e com muitas estampas, mas se você quer ficar realmente elegante, use sunga branca. Use por muito tempo, mesmo que elas deixem de ser brancas, use-as, quanto mais usada, melhor!



Camisa aberta

Nada mais chique e sensual em dia de calor do que deixar a camisa desabotoada, você ganha mais pontos se tiver o peito cabeludo e uma barriga saliente a ser exibida.



Correntes, pulseiras, etc.
Todo homem elegante deve ter muitos acessórios, principalmente de ouro (geralmente falso), e deve sempre usar todos ao mesmo tempo, procurando ocupar cada espaço do seu corpo com correntes, medalhões, pulseiras, anéis, etc.


Pronto, basta seguir essas dicas de beleza e você se tornará o rei da elegância e da modernidade, atraindo muitos olhares e cometários por onde quer que você passe!



pensador.info
assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

visite o orkut do goiano clik aqui
e conheça um pouco mais de seu amigo

coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google


As pessoas são pesadas demais
para serem levadas nos ombros;
leve-as no coração."

Nenhum comentário: