Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Curiosidades e segredos sobre a Biblia



Todos temos presente entre nós a Bíblia Sagrada, o livro de Jesus Cristo que relata a vida de um grande homem para aqueles que acreditam e têm fé no cristianismo. A bíblia sagrada como todos os outros livros revelam segredos e curiosidades incríveis. Achamos importante revelar um pouco dessas curiosidades sobre a bíblia sagrada de Jesus Cristo. Saiba já quais são os principais segredos e curiosidades da Bíblia Sagrada do cristianismo.

O período de escrita da Bíblia é de 1600 anos. Moisés foi o primeiro a quem Deus ordenou escrever. Ele disse: “Escreve isto para memória num livro” Êxodo 17:14. Foi no terceiro milénio pós-criação que Moisés começou a escrever a Bíblia, por volta do ano 2500, ou seja, 1500 a.C. João, foi o último autor, escrevendo o seu evangelho por volta do ano 96 d.C.

A Bíblia na sua origem foi escrita sem separação de palavras e sem nenhuma notação sintáctica.

Assim, o Antigo Testamento é composto de obras de autores diversos, como Moisés que foi um príncipe e legislador, Josué um general; David e Salomão reis e poetas; estadista e profeta; Daniel primeiro-ministro; Zacarias e Jeremias sacerdotes e profetas; Amós homem do campo.

A Bíblia toda (66 livros) teve cerca de 40 escritores, por um período de 16 séculos aproximadamente, os quais não se conheceram; pertenciam a diversas classes, de continentes diferentes, muitas vezes sem ter conhecimento do que os outros haviam escrito. A perfeita unidade da Bíblia, quando a lemos, inspira-nos a glorificar a Deus porque em meio à alegria e tristezas, o produto final apresenta uma só mensagem e uma salvação completa: JESUS!

Inicialmente, os escritos da Bíblia não eram divididos em capítulos e versículos; a divisão em capítulos só veio a acontecer no ano 1250 a,d, pelo Cardeal Hugo de Sancto Caro, monge dominicano, que dele se serviu para a sua concordância com a Vulgata.

Alguns pesquisadores atribuem essa divisão também a Stephen Langton, falecido em 1228. No ano de 1551, Robert Stephen fez a divisão em versículos, publicando a primeira Bíblia, assim dividida em 1555, a Vulgata.

Em 1525, Jacob Bem Haim, na Bíblia Bomberg, em Veneza, também havia dividido o Antigo Testamento em versículos.

O Antigo Testamento encerra citando a palavra maldição. O Novo Testamento encerra citando graça do Senhor Jesus Cristo.

  • • Há 8.000 vezes a palavra “Senhor”;
  • • A volta de Jesus é citada 1845 vezes;
  • • O Autor da Bíblia é Deus;
  • • O Intérprete da Bíblia é o Espírito Santo;
  • • O assunto central da Bíblia é Jesus Cristo;
  • • A Bíblia é o livro mais editado e vendido do mundo;
  • • A Bíblia é o livro mais lido do mundo.

Existem, aproximadamente, 2.800 línguas e 3.000 dialectos, mas a Bíblia já foi vertida, em parte, em mais de 1.200 línguas e dialectos. A Bíblia inteira só está traduzida em cerca de 300 línguas.





pensador.info
assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

visite o orkut do goiano clik aqui
e conheça um pouco mais de seu amigo

coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google


As pessoas são pesadas demais
para serem levadas nos ombros;
leve-as no coração."

portal da noticia todas as noticias em um so lugar clik e visite

Nenhum comentário: