Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Confira dicas de boa comunicação entre pais e filhos



Ouvir e falar com os filhos são costumes cruciais para uma conexão saudável entre pais eles. Mas manter uma boa comunicação com seus filhos é uma arte que deve ser exercitada e, quando eles chegam à adolescência, isso pode se tornar um desafio. Abaixo, algumas dicas de como manter o bom hábito de se comunicar com seus filhos.

• Esteja sempre disponível. Reserve um tempo somente para eles durante o dia e nos finais de semana.

• Tenha em vista quais os melhores horários para conversar com seus filhos. Na hora de dormir, antes do jantar, no carro, por exemplo, podem ser boas oportunidades.

• Inicie as conversas, mas permita que eles falem sobre seu dia a dia. E deixe claro que você está ouvindo com interesse.

• Se você tem mais de um filho, faça planos para ficar um tempo com cada um, individualmente.

• Aprenda sobre os interesses do seu filho. Tente saber qual a música preferida dele, atividades mais prazerosas, esporte predileto, etc.

• Quando seus filhos começarem a falar de algo que os está preocupando, pare tudo e preste atenção.

• Demonstre interesse sobre o que ele fez durante o dia e quais os planos para a semana, mas não queira controlar o que ele faz e nem proíba nada sem antes mostrar por que determinada atividade pode não ser saudável para ele.

• Tente compreender os pontos de vista das crianças, mesmo que não concorde.

• Deixe-os completar seus pensamentos antes de interrompê-los em uma conversa.

• Quando tiver dúvidas sobre o que ele está tentando dizer, repita o que ouviu e peça para ele corrigi-lo.

• Responda às questões feitas pelos seus filhos de forma que fique bem claro o que você pensa. Lembre-se: eles são crianças (ou adolescentes). Nem sempre o que parece claro para você faz sentido para eles.

• Não reaja sem pensar. A forma como você responde a um questionamento ou ideia pode parecer violenta para eles.

• Expresse sua opinião sem descartar a opinião deles. E enfatize que é normal as pessoas não concordarem com tudo que as outras pessoas pensam.

• Não tente ter razão sempre.

• Tente compreender os sentimentos dos seus filhos durante uma conversa. Procurar entender o ponto de vista deles. É uma das mais poderoras formas de se estabelecer boa uma conexão (mesmo que, eventualmente, você não concorde com que está ouvindo ou com a opinião deles).

• Pergunte a eles o que precisam de você: um conselho, um diálogo descompromissado e/ou simplesmente ouvir os problemas são tipos de conversas totalmente diferentes.

• Crianças aprendem por imitação. Na maioria das vezes elas vão seguir seu exemplo ou seu conselho para lidar com os problemas.

• Conversar não é dar sermões, criticar ou ameaçar. Entenda que a forma como você diz as coisas pode ofendê-los.

• E lembre-se: crianças são espertas. Elas podem iniciar uma conversa sem descrever todo o problema para simplesmente ver sua reação inicial (e saber se devem ou não continuar a contar o que acontece na vida delas). Encorajá-las a continuar falando sobre suas vidas é um exercício que requer treino, paciência e compreensão.

Caso você esteja tendo dificuldades de comunicação com seus filhos e não esteja conseguindo vencer as barreiras que os separam de você, talvez seja hora de consultar um profissional de saúde mental. Um psicólogo pode apontar o real problema entre vocês dois. Mas tenha em mente o seguinte: se seu filho não conversa com você, nem sempre o problema pode ser dele, mas talvez seja você quem esteja precisando de ajuda.

Da Redação, com informações da American Psychological Association



pensador.info
assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

visite o orkut do goiano clik aqui
e conheça um pouco mais de seu amigo

coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google


As pessoas são pesadas demais
para serem levadas nos ombros;
leve-as no coração."

portal da noticia todas as noticias em um so lugar clik e visite

Nenhum comentário: