Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


terça-feira, 17 de novembro de 2009

Aprenda como usar o computador sem o mouse



O teclado sempre esteve presente na vida dos usuários de computador. Digitar comandos em telas pretas com um cursor verde (branco, laranja e etc) era comum e muita gente até hoje ainda acha isso muito prático.

O mouse revolucionou a forma com que as pessoas usavam computador e foi a porta de entrada para o surgimento de sistemas como o MacOS e o Windows. A interatividade de interfaces com janelas trouxe a praticidade e a usabilidade à computação.

Hoje o mouse já não é forma mais moderna de interação com a máquina. As telas touch screen – sensíveis ao toque – vêm se popularizando, principalmente em dispositivos móveis. PCs com essa tecnologia ainda não são para todos, mas se depender dos fabricantes e dos desenvolvedores de aplicativos isso irá mudar nos próximos anos. O fato do Windows 7 estar preparado para trabalhar com telas multitoques é um indício.


Quem – como eu – trabalha o dia inteiro em um notebook acaba comprando um mouse portátil pois usar o “touchpad” não é algo tão prático. Este fato corroborou com a manutenção de um antigo hábito: usar teclas atalho para realizar tarefas no computador.

Parece um recurso retrógrado pensando no mouse e principalmente nas telas sensíveis ao toque, mas quando o assunto é produtividade nada é mais rápido do que não precisar tirar a mão do teclado para nada.

Todos os programas e sistemas operacionais contam com teclas atalho. Alguns programas são totalmente manipuláveis por teclado, sendo inclusive mais fácil operá-los desta forma do que com o mouse.

Vamos aos atalhos:

Windows 7
Tecla do Windows + Seta para cima: Maximiza janela
Tecla do Windows + Seta para baixo: Minimiza a janela
Tecla do Windows + Seta para esquerda: Fixa janela à esquerda (recurso do Windows 7 que fixa a janela nos cantos da tela).
Tecla do Windows + Seta para direita: Fixa janela à direita
Tecla do Windows + SHIFT + Seta para esquerda: Tecla para quem tem mais de um monitor – Esta ação move janela para monitor da esquerda.
Tecla do Windows + SHIFT + Seta para direita: Tecla para quem tem mais de um monitor – Esta ação move janela para monitor da direita.
Tecla do Windows + Home: Minimiza ou restaura todas as janelas com exceção da janela em uso.
Tecla do Windows + Barra de espaço: Mostra a área de trabalho desktop (quando o Aero Peek está ativo)
Tecla do Windows + G: Exibe os gadgets, quando não estão em primeiro plano
Tecla do Windows +* (* = número de 1 a 5): Abre uma nova instância do programa correspondente ao número fixado na barra do iniciar. Tecla do Windows + 1 abre o primeiro programa e assim sucessivamente
Tecla do Windows + (sinal de mais) / Tecla do Windows + - (sinal de menos): Controle de Zoom
Tecla do Windows + TAB: alterna entre os programas abertos (Aero Flip)
ALT + P (no Windows Explorer à Mostra/Oculta o painel de pré-visualização dos arquivos.

Para ver atalhos para versões anteriores do Windows (XP ou 2000) clique aqui.

Microsoft Office 2007
O Office 2007 tem uma série de atalhos. Para acessar os menus do programa usando o teclado, aperte a tecla ALT uma vez e repare nos menus: letras indicativas dos atalhos surgirão.

Foto: Reprodução

Visão dos atalhos do Word 2007. Muitas vezes não usar o mouse deixa o trabalho mais rápido. (Foto: Reprodução)

Ao acionar um comando como, por exemplo, ALT + P (para abrir a aba de Layout da página) automaticamente o WORD mostra os atalhos para as ferramentas presentes na aba, como pode ser visto na parte inferior da imagem acima. Um exemplo: ALT + P + M aciona a ferramenta de Margens do Word. Desta forma é possível controlar todas as funcionalidades do Word.

A tecla de menu de contexto ajuda na rápida correção de erros de digitação, como no caso do Exceção apresentado na imagem. Em destaque qual é o botão do menu de contexto do Windows. (Foto: Reprodução)

Durante a digitação uma palavra ficou com aquela tarja vermelha indicando erro de digitação? Não tem problema, basta clicar com o botão de menu de contexto do Windows que – além de outras coisas – as opções de correção serão mostradas e podem ser acessadas usando as setas do teclado. Escolhida a correção mais coerente, basta teclar ENTER. Se você não quer usar a tecla de contexto do Windows, pode teclar SHIFT+F10 que terá o mesmo efeito.

Alguns atalhos do Office 2007:
ALT + 1: Salvar
ALT + A: Botão Office
ALT + C: Menu Início
ALT + Y: Menu inserir
ALT + P: layout de página
ALT + U: Menu Fórmulas
ALT + S: Menu Dados
ALT + V: Menu Revisão
ALT + J: Menu Exibição

Use a tecla ALT e depois use as setas do teclado para navegar entre as abas à esquerda e à direita. Usando a seta para baixo é possível percorrer os itens internos da aba. Para abrir um item é preciso teclar ENTER, como, por exemplo, abrir as opções de margem.

Ah, claro que estas dicas valem para todos os aplicativos da família Office.

Para saber mais teclas de Atalhos do Microsoft Office (versão 2003) recomendo ler esta coluna


Para conhecer teclas atalho para o Microsoft Windows Live Messenger, clique aqui.

Outros aplicativos

Alguns aplicativos se destacam quando o assunto é teclas de atalho. Pessoas que têm o hábito de ouvir música no PC enquanto trabalham devem se incomodar com o fato de precisar usar o mouse para mudar de música ou mesmo pausar o som para atender ao telefone. O Winamp permite controlar tudo do tocador apenas usando o teclado.

Outro programa que possibilita customização das teclas de atalho é o comunicador instantâneo Miranda. Ele é simples, extremamente leve e totalmente usável pelo teclado. Estes motivos me fazem adotá-lo como padrão em meu computador de trabalho. Eu ignoro o fato dele ser visualmente bem pobre.

Uma dica importante para quem gosta de usar teclas de atalho é sempre verificar o menu de ajuda dos programas, eles trazem uma lista de atalho. Por exemplo, o Editor de Imagens Paint.Net possui esta lista de atalhos em sua documentação on-line. Quando o programa estiver em inglês, procure pela palavra shortcuts nos menus de ajuda do aplicativo.

E você leitor, que outros atalhos conhece? Deixe sua dica na área de comentários abaixo. Ela também está aberta para dúvidas sobre tecnologia e internet, além de sugestões de pautas. Até quinta (19), quando responderei as dúvidas deixadas aqui.

* Fernando Panissi é especialista em tecnologia e internet, formado em Sistemas de Informação com extensão em gestão. É professor universitário e ministra cursos de extensão em desenvolvimento de sistemas. Vive a internet e suas excentricidades desde 1995 e, nesta coluna, irá compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre os mais variados temas ligados à internet, computação e tecnologia. Também tira as dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários.


fonte desta postagen



pensador.info
assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

veja também


visite o orkut do goiano clik aqui
e conheça um pouco mais de seu amigo

coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google


As pessoas são pesadas demais
para serem levadas nos ombros;
leve-as no coração."

Nenhum comentário: