Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Transar logo de cara? Claro que pode


Eu adoro mulheres que vão pra cama logo no primeiro encontro, destas que não se preocupam com julgamentos alheios. Parece exagero? Será que está faltando algum parafuso na minha cachola? Claro que não!

Afinal, se você é dona do seu nariz e não está nem aí para os julgamentos, por que não fazer algo que está a fim?

Na maioria dos casos, quando uma mulher aceita ir para a cama logo de cara, isto quer dizer que o homem se comportou tão bem que conseguiu desarmar todas as suas barreiras moralistas. Sim, mulheres não são de ir fornecendo logo de cara, para muitas é preciso que o cara seja muito apetitoso para não deixar passar a chance.

"Ah, mas uma mulher que transa na primeira noite é galinha..."

E daí? Qual o problema dela ser ou não galinha? Mesmo que ela seja a pior piranha do bairro, a vida é dela, portanto, cabe a ela fazer o que achar melhor.

A moral de uma mulher não se mede pelo tempo que ela leva para aceitar um convite para a cama, mas por coisas muito mais profundas.

Se você está passando por uma situação como esta, se deu um picote com um carinha e agora ele anda falando pra todo mundo que você é uma penosa, antes de ficar encafifada, se sentindo a maior depravada da terra, seria legal parar um pouco para analisar este tipo de homem:
Afinal, será que vale a pena perder seu precioso tempo com alguém tão preconceituoso, machista e atrasado? Fala a verdade: não está valorizando muito os julgamentos desta porcaria?

Pense nesta última porcaria de pseudo-macho que teve o azar de arrumar. Por acaso ainda tem coragem de se sentir culpada por causa desta coisa, deste lixo que estava tão louco por sexo quanto você, mas que agora te chama de puta?

Sabe o que eles são? Hipócritas da pior espécie! E vão acabar se tornando uns velhos caquéticos, barrigudos e impotentes, destes que mijam nos pés. Claro, todo macho que adora rotular as mulheres de putas, morrem secos e broxas!

Acha que estou exagerando? Então dá uma olhada nos velhos alcoviteiros do seu bairro. Veja se existe um único que não esteja mais seco que maracujá de gaveta?

Por isto, meu amor, se bateu aquela vontade de dar uma bimbadinha, não faça apenas porque sente vontade, mas por que tem personalidade! E personalidade não se compra, é uma questão de caráter, de auto confiança e de uma boa dose de FODA-SE!

Foda-se o que vão falar!

Agora, se você é do tipo que morre de medo do que vão falar, nem que o fogo da periquita suba pra cabeça, transe no primeiro encontro. Espere até uns três ou quatro encontros e depois libere.

Mas libere como uma mocinha de famíla, viu?

Mas pobreza mesmo é ficar encafifada por causa de homem que nem sabe transar direito.

Neste caso, minha filha, é bem melhor levar fama de fácil do que de meia bomba!





pensador.info
assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

veja também


visite o orkut do goiano clik aqui

e conheça um pouco mais de seu amigo
coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google


As pessoas são pesadas demais
para serem levadas nos ombros;
leve-as no coração."

Nenhum comentário: