Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


terça-feira, 4 de agosto de 2009

Fabricado o milionésimo Fusca

quero ver quem não tem nenhuma historia pra contar do fusca






No dia 5 de agosto de 1955, foi produzido o Volkswagen de número 1 milhão na fábrica em Wolfsburg. O Käfer (besouro), como é chamado em alemão, é mais do que um automóvel. É o símbolo do milagre econômico alemão-ocidental após a Segunda Guerra. Os alemães só não gostam de mencionar o passado nazista e militar do carro, desenvolvido por ordem de Hitler e usado para transportes pela Wehrmacht (Forças Armadas alemãs).
Mesmo quem não entende muito de automóveis reconhece imediatamente o ronco de um Fusca. Milhões de motoristas em todo o mundo conhecem o ruído típico do motor Volkswagen instalado no “fusquinha” ou no “fuscão”. Na Alemanha, estima-se serem raras as pessoas com mais de 40 anos que nunca tenham dirigido esse famoso modelo. Sua produção foi retomada em agosto de 1945, nas velhas funilarias salvas dos bombardeios, na fábrica da cidade de Wolfsburg.
Sucesso chegou logo
Os Aliados aceitaram o carro como forma de pagamento de reparação de guerra. Isso assegurou a manutenção da montadora, embora persistisse uma certa insegurança, porque, até o início de 1948, a força de ocupação britânica tentou repetidamente vender a fábrica. Esse temor só foi definitivamente afastado pelo Plano Marshall, que de 1948 a 1952 injetou 14 bilhões de dólares na reconstrução da Europa. Foi aí que começou, de fato, o milagre econômico alemão e a história de sucesso do Fusca da Volkswagen.
O então gerente da fábrica, Heinrich Nordhoff, estava convicto do êxito do carro que, não opinião de oficiais britânicos, "tinha mais defeitos que pulga em cachorro". Sua receita de sucesso consistiu no constante aperfeiçoamento da técnica e do design. Uma fórmula que deu certo: já em 1948, foi produzido o carro de número 20 mil do "tipo 1". Até março de 1950, 100 mil unidades haviam saído das linhas de produção.
O besouro conquista o mundo
Pouco depois, o veículo começou a ser exportado para os Estados Unidos, onde logo recebeu o apelido de beetle (tradução literal da designação alemã, Käfer). A produção continuou aumentando sem cessar. Em 5 de agosto de 1955, saiu da linha de montagem o carro de número 1.000.000. Esse jubileu foi comemorado em grande estilo. Nordhoff foi condecorado pelo governo federal alemão.
Na mesma época, o preço do automóvel atingiu o fundo do poço. O modelo padrão custava cerca de 3800 marcos; o de exportação, melhor equipado, 4600 marcos. Até o final da década de 50, somente alguns minicarros eram mais baratos do que o Fusca. Não havia nada comparável em sua categoria de preço. E assim continuou sendo nas décadas seguintes. O veículo foi cada vez mais aprimorado, sem perder suas características básicas de carro robusto, de manutenção barata e fácil.
Em 1972, ele conseguiu superar até o recorde de fabricação de 15 milhões de unidades estabelecido pelo legendário modelo Ford T. Até 1974, liderou a lista dos carros mais vendidos na Alemanha.
Isso tudo, porém, não impediu que a era do "besouro" chegasse ao fim.

"A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê". (Malba Tahan)
feliz daquele que transfere o que sabe e aprende

assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

veja também

aprenda a plantar bananeira
orkut do lula
Não pague a mais nas compras com cartão
Viciado em internet é agredido até a morte em clínica
Gengibre - serviço brasileiro baseado no Twitter
Dicas para reduzir celulite
receita Torta de Queijo
visite o orkut do goiano clik aqui
e conheça um pouco mais de seu amigo
coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google
[OBS] CASO QUEIRA COMENTAR POR FAVOR DEIXE SEU I MAIL PRA QUE EU POSSA RESPONDER DESDE JA OBRIGADO.

Nenhum comentário: