Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


terça-feira, 4 de agosto de 2009

Alemães criam técnica para conservar cerveja por mais tempo



O processo pode ser aplicado à cerveja, leite e outras bebidas

Pesquisadores da Universidade Técnica de Dortmund, Alemanha, criaram um material que pode aumentar o tempo de conservação da cerveja ao retirar a vitamina B2, ou riboflavina, do produto.

A riboflavina pode causar mudanças no sabor da cerveja se a bebida for exposta à luz. Bebidas que contém riboflavina costumam ser vendidas em embalagens translúcidas e, por isso, os efeitos da luz tendem a afetar sua estocagem no longo prazo.

Para resolver o problema, os cientistas alemães criaram uma "armadilha" com um polímero que tem minúsculas fendas que capturam as moléculas de riboflavina, em uma técnica chamada impressão molecular.

Segundo o pesquisador Borje Sellergren, o processo envolve a criação de uma cavidade com a forma das moléculas da riboflavina em um polímero para removê-las da bebida.

Estas cavidades no polímero são feitas em grandes quantidades e então capturam de forma seletiva a riboflavina quando os polímeros são embebidos na cerveja.

De acordo com os pesquisadores, o mesmo processo pode ser utilizado para aumentar tempo de conservação do leite.

"O próximo passo é mostrar para as indústrias da cerveja e alimentícia que temos esta capacidade agora", acrescentou o pesquisador.

Anticorpos

A ideia imita sistemas biológicos como o dos anticorpos, que usam o sistema conhecido como "chave e fechadura" para eliminar bactérias ou vírus de um organismo.

O trabalho dos cientistas em Dortmund foi encomendado pela cervejaria holandesa Heineken, mas, de acordo com Sellergren, o conceito não se limita apenas à cerveja ou ao leite.

"Existem vários exemplos onde este tipo de absorção pode ser usado para a remoção de compostos específicos e não desejados em alimentos - sabores, impurezas, pesticidas e agentes que podem estragar alimentos", afirmou.

"A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê". (Malba Tahan)
feliz daquele que transfere o que sabe e aprende

assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

veja também

aprenda a plantar bananeira
orkut do lula
Não pague a mais nas compras com cartão
Viciado em internet é agredido até a morte em clínica
Gengibre - serviço brasileiro baseado no Twitter
Dicas para reduzir celulite
receita Torta de Queijo
visite o orkut do goiano clik aqui
e conheça um pouco mais de seu amigo
coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google
[OBS] CASO QUEIRA COMENTAR POR FAVOR DEIXE SEU I MAIL PRA QUE EU POSSA RESPONDER DESDE JA OBRIGADO.

Nenhum comentário: