Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


terça-feira, 28 de julho de 2009

PSICOGRAFIA DO MENINO JOÃO HÉLIO (o menino arrastado por bandidos no Rio de Janeiro) imperdivel



PSICOGRAFIA DO MENINO JOÃO HÉLIO (o menino arrastado por bandidos no Rio de Janeiro)

A dor não diminui, mas serve para que os pais entendam o que aconteceu!!

Mensagem do Espírito João Hélio recebida no Centro Espírita Leon Dennis, que ele freqüentava com os pais.
João Hélio é o garotinho que foi arrastado pelos assaltantes preso ao carro, no Rio de Janeiro. Veja como a Lei de Causa e Efeito, que aprendemos, é justa e nos possibilita reparar nossos desajustes do passado.

Mensagem:

'Nasci na Gália no ano de 22 AC e desencarnei na Líbia no ano 20 da era cristã.
Fui oficial da legião dos leões que estava na Líbia, Núbia.

Como governador de Al Katrim, me comprazia atrelar na minha biga, puxada por dois cavalos velozes, crianças, homens, mulheres, novos e velhos, que eram puxados através da estrada seca e pedregosa daquela região da África.

Os corpos se despedaçavam e eu era exaltado pelos meus pares... Morri em combate com tropas egípcias e me deparei em uma região de treva profunda, talvez uma caverna.

Muitos gritos e rostos aterradores me esperavam.

Fui levado a um estado de total animalidade por mil e quinhentos anos, quando servos de Maria me resgataram.
Sendo levado a outro plano, fui aos poucos tendo meu espírito reajustado, minha mente normalizada e meus pensamentos corrigidos. E compreendi os horrores que cometi.

Que tristeza, DEUS !

Por trezentos anos permaneci em preparo para reencarnação e pedia a graça de receber para desencarne o mesmo destino dado por mim a outros.


No ano do Senhor de 2001, após busca incessante por quem me recebesse como filho, um casal tiranizado por mim aceitou.

Reencarnei.


Agora em comoção generalizada, como irmão Joãozinho, desencarnei e agradeço ao Pai ter me atendido dando destino igual ao que dei às minhas vítimas.


Estou em paz, estou na luz. Resgatei um pouco do meu passado, outros momentos virão. Confio em Deus.

Titus Aelius.'

(mensagem psicografada de João Hélio no Centro Espírita Leon Dennis, que ele freqüentava com os pais)



"A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê". (Malba Tahan)
feliz daquele que transfere o que sabe e aprende

assine o feede do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

veja também


visite o orkut do goiano clik aqui
e conhesa um pouco mais de seu amigo

29 comentários:

Unknown disse...

piada

Anônimo disse...

Em partes acho isso covardia com os pais do garoto, não acredito no espiritismo, não totalmente, mas chegar e falar que ele só foi arrastado pra pagar os pecados? Me pergunto que Deus é esse que em vez de ensinar faz as pessoas pagarem com a mesma moeda. Se falasse que ele veio cumprir uma missão séria mais aceitavel.
Vejo isso como uma carta pra chamar atenção de leigos, pior que expulsar espiritos falsos pela tv.

Rodney disse...

Legal! Então o casal que outrora foi tiranizado pelo tal governador, agora sofre de novo por ter perdido o filho de maneira tão brusca???
Piada... que espiritismo/Deus incoerente esse!!

Unknown disse...

"A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê". (Malba Tahan)

Essa frase serve para os comentadores...

A escolha da reencarnacao e o acontecimento foi dele e não de Deus. Deus dá livre arbitrio, os espiritos fazem as escolhas, assim como os humanos...

Núbia disse...

E os pais, na dor de seus corações dilacerados pela injustiça, acreditam que essa é uma mensagem de seu próprio filho...

'conhecereis a Verdade, e ela vos libertará', faz sentido para psicografias, encarnação, vidas passadas, e etc.

Beijo.

Anônimo disse...

Grande balela, charlatões querendo ganhar algo com a imagem do menino

Listen My Soul disse...

Pobres seres "pessoas". Temem tanto a morte que esquecen de viver, e diante da morte (de conhecidos ou não) criam histórias que justificam uma "pós vida". Espirito, deus, alma, não passam de palavras que só encontram sentido na mente daqueles não aceitam ou se quer tem corajem de encarar a verdade: Não há nada após o fim.

Goza Égua disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Goza Égua disse...

César conquistou o Egito entre 48 e 47 aC, se o "espírito" nasceu em 22, não pode ter participado de nenhuma batalha contra egípcios, até porque, no Egito não havia legiões, que eram uma unidade militar romana. Nenhum lugar na África romana teria um nome árabe (Al Katrim), até por que os árabes ainda não haviam chegado por lá. Não sei se bigas seriam capazes de arrastar tanta gente junta. E "Titus Aelius" são dois prenomes, nenhum romano se chamaria assim, ainda mais num período recuado como o do "caso".
E sim, amigos, o espiritismo é uma piada. De muito mal gosto!

Anônimo disse...

isso ai já querer abusar dos pais mesmo, palhaçada absurda, estão aproveitando da emoção deles pra fazer fama

então aqui vai uma TECLOgrafia da Dercy Gonsalves
bando de safado filhos da puta, vão querere fazer fama na puta k pariu, enfia essas teorias absurdas bem no olho do cu, e vão tentar fazer fama no rabo da pomba gira


bando de otario

Vitor Hugo disse...

Concordo... esse Deus do Espítismo é muito incoerente... muito melhor o meu Deos, que julga os outros, que é mimado e egoísta... e só quer a atenção para Ele, ah, como amo esse meu Deos, Jisuis é a salvação, não percebem que não temos livre árbitrio, que ou somos marionetes de Deos ou de Satanás?? Nada podemos fazer por nós mesmos, a não ser escolher de quem seremos marionetes!! Sim, Irmãos, eu acredito nesse meu Deos, que condena pela eternidade os seus filhos que tanto, ama!!
Um pai humano mortal cheio de defeitos é capaz de perdoar o filho inumeras vezes, mas o Meo Deos, Jisuis, não pedoa jamais pq ele é muito bom, amor em pessoa, Ele é imcapaz de dar uma segunda chance a quem quer que seja, juntem-se a mim, que os conduzirei ao Deos de amor, nós temos que dar atenção total a Ele se não estamos condenados a viver no inferno... o triste humanidade... não percebem como o Meo Deos é bom?? Pessoas que nascem retardadas, cheias de defeitos físicos, desigualdade social, pessoas que nunca ouviram no nome de Meo Jisuis, vão tudo pro inferno, azar do deles... mas não sei, quem sabe podem ir para o seu mesmo sendo pecadores fdp, como muitos por ai, que se entregam ao Meo Deos, e são criaturas novas... e pessoas que mesmo sendo santas, vão para o inferno por não acreditarem no Meu Deos... oro pela alma perdida de vocês... ¬¬'

Falando sério agora, eu não sei de história, nem de nomes que usavam, mas parece que faz sentido em alguns pontos, outros nem tanto, como sempre é bom usar a razão e estudar a fundo esse caso... um dos pontos positivos é o tempo q já passou e agora q ele veio (se fosse pra ser ao do tipo charlatão teria sido na época que estava na mídia... esse é um dos pontos positivos na minha visão...)

o/

Anônimo disse...

Pobres espíritos ignorantes...Nada sabem e desrespeitam as crenças dos outros...

Topera disse...

PARAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA !!!

crença é uma coisa, invadir a historia do outro com palavra chulas é outra....

Vitor Hugo disse...

Exagerei... desculpa... tentei aq mas não consegui remover meu post... se o dono do site puder fazer esse favor para mim...

o/

biah disse...

concordo com o Victor que disse que não foi Deus que deu esse destino, e sim o próprio espírito que o escolheu!
quem não conhece nem um pingo do espiritismo não devia nem comentar o que não sabe ;D

Unknown disse...

todo mundo que é pscicografado era rei, rainha, governador, legionário, senador, lider de exercito, artista visionário...

lrio alguns livros que minha mae adora, espiritas, e chego a conclusao que a alegoria muda e a mensagem nao. é um padrao, e todo padrao tem um porque de ser padrao. e a essencia de deus é contrária ao padrao, mas nao chegar a ser aleatória.

ninguem pscicografa um espirito "perdido", quando pscicografa é só os que já estao "em paz".

e a morte deles tem que ter alguma coisa que se compara a épocas medievais, imperialistas, exploracionistas, feudais, do contrário, por exemplo, se eu morrer tomando um choque no computador, nao vai ter pecado antigo que se compare, entao eu vou ser esquecido e ninguem vai saber o motivo de eu ter reencarnado.

mas cada um acredita ou nao naquilo que lhe satisfaz.

o que importa é a capacidade de se ver alguem acreditando em outras coisas e nao precisar perder a educaçao e o respeito, travando assim guerras verbais que nao levam a nada mas aumentam e muito a intolerancia. e a intolerancia é a raiz ou a folha de toda guerra.

tem gente que acredita que ser esperto e lógico, ter raciocinio, é hostilizar quem nao sehue a mesma linha de pensamento.

imagine um hostil e um pacifico lado a lado. a quem voce atribuiria mais inteligencia?

Unknown disse...

apenas um modo besta de justificar o injustificável....

Anônimo disse...

Olá a todos

Chamo Anderson Maia e sou espirita. Essa mensagem circulou depois de uns 5 meses apos este barbaro crime.

Na casa que frequento rolou muito rebuliço por isso, entretanto semanas depois chegou a noticia por pessoas que conheciam os familiares na qual afirmaram que essa mensagem É FALSA.

Se não e suficiente confiram o comunicado da propria casa que dizem que foi recebida a mensagem.

http://www.celd.org.br/mensagens/comunicado.pdf

Se as pessoas tivesssem a minima noção de pelo menos dar uma rápida pesquisada na internet a respeito desse tipo de assunto polênmico não perderiam tanto tempo com brigas.

Tulio César disse...

Só não entendo como as pessoas podem acreditar nisso e em Jesus ao mesmo tempo...não tem como.
Segundo a Bíblia Jesus morreu pelos nossos pecados e essa crença na reencarnação dessa forma anula isso totalmente...pois você ainda precisa pagar pelo que fez depois que morre, mesmo se arrependendo em vida.Não dá pra acreditar nos dois, muito estranho.

Ricardo disse...

Só pode ser piada de mal gosto...

Ridículo pensar que em uma "vida passada" o pequeno João Hélio desejou morrer de forma violenta e cruel, seria um tipo de "suicídio cósmico", ou coisa assim! Ele queria era viver!

É uma piada, mas está cheio de espírita metido a intelectual tentando explicar o inexplicável.

Daqui a pouco vão inocentar os assassinos porque foi o tal de "Titus Aelius" que quis morrer para pagar seus erros!

Anônimo disse...

e os números da mega sena, veio junto também...???

Banks disse...

Acreditem apenas em mim pessoal! Eu sou a voz da verdade.
Deus não existe, reencarnação não existe.

E tem mais, muito mais coisa sobre a verdade.

Anônimo disse...

Se foi o espirito que escolheu como forma de pagamento espero que ele pague pelo sofrimento do espirito de quem o acolheu...

Anônimo disse...

biah ,se ele escolheu esse destino para pagar o que ele fez nas suas vidas passadas ,não seria melhor ele ser voluntario num asilo ,ajudar os pobres ,descobrir uma cura para o cancer ou uma potra maneira menos imbecil de pagar.

Ariane! disse...

Oras! Vejam só! Tantas pessoas ficam pregando 'não julgue a crença do próximo' vem jogar pedras no Espiritismo. O Espiritismo é uma filosofia que deve ser estudada antes que tolos resolvam o citar como injusto.

Rodney disse...

Bando de ignorantes, DEUS NÃO EXISTE!! Nem o dos crentes, nem o dos espíritas, nem dos circenses, nem nada!!

Anônimo disse...

puta q pariu, bigas? so pode ser brincadeira uma coisa dessas

Anônimo disse...

LERAM O COMENTÁRIO DO ANDERSON MAIA E O LINK?
http://www.celd.org.br/mensagens/comunicado.pdf
ATÉ QUANDO VCS VÃO ACREDITAR EM TUDO QUE APARECE NA INTERNET?

Unknown disse...

HEBREUS 9:27

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez,vindo depois disso o juizo.

PRECISAMOS FALAR MAIS ALGUMA COISA??