Na avaliação do capitão Rômulo César, a compreensão dos banhistas diante da abordagem de um guarda-vidas é aspecto fundamental na prevenção de afogamentos. ´Muitas vezes nós chegamos para avisar ao banhista sobre o perigo de onde ele está e não há a atenção devida à nossa advertência´, explica.
Segundo o oficial, é sempre importante que as pessoas observem os locais em que existem os postos de guarda-vidas para entrarem no mar. ´E todos devem ficar alerta para quando apitamos ou damos um aviso. A intenção é preservar a vida´.
Algumas mudanças de comportamento podem ajudar na prevenção, como evitar a ingestão de bebida alcóolica antes de entrar na água. Nadar sozinho também pode ser perigoso.
Os Bombeiros recomendam ainda que não se deve saltar de locais elevados para dentro da água. E no caso de querer ajudar alguém que está se afogando, prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo. Somente pessoas habilitadas podem executar um salvamento corpo a corpo com segurança.
Outra dica do Corpo de Bombeiros é a de que os pais mantenham sob supervisão, o tempo todo, os seus filhos, especialmente os menores. ´Mesmo a criança que já aprendeu a nadar pode se afogar´, alerta.
É importante salientar que os perigos não estão apenas nas águas abertas como mares, represas e rios. Para uma criança que está começando a andar, por exemplo, três dedos de água representam um grande risco. Assim elas podem se afogar em piscinas, cisternas e até em baldes e banheiras.
Entre os acidentes domésticos, os afogamentos aparecem como uma das principais causas de mortes de crianças no Brasil. Esvaziar baldes, banheiras e piscinas infantis depois do uso e guardá-los sempre virados para baixo e longe do alcance das crianças é uma das medidas recomendadas. Manter cisternas, poços e outros reservatórios domésticos trancados ou com proteção que não permita ´mergulhos´ também.
Equipamentos
Bóias e outros equipamentos infláveis passam uma falsa segurança. Eles podem estourar ou secar a qualquer momento. O ideal é usar sempre um colete salva-vidas quando próximos a rios, mares, lagos e piscinas. Além disso, o rápido socorro é fundamental para o salvamento da criança que se afoga.
fonte desta postage
"A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê". (Malba Tahan)
feliz daquele que transfere o que sabe e aprende
assine o feede do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui
veja também
- o rei do sexo
- Agência de Duda Mendonça recebeu R$ 16 milhões do ...
- Consulta de idosos: receitas sem nome genérico com...
- menina de 16 anos acaba com gugu sem apelar incriv...
- Vacina pra gripe suína ja chegou
- O CÔRNO BRASILEIRO CONFORME A REGIÃO
- Você sabia? Curiosidades sobre Gisele Bündchen
- Emoções fortes realmente fazem mal à saúde?
- Polícia Rodoviária vai abrir 750 vagas, com salári...
- receitas omelete especial
- Otávio Mesquita apresenta na TV o filho Pietro
- MICROSOFT ALERTA USUÁRIOS PARA RISCO DE ATAQUES
- Fantasmas coleção de fotos onde você pode constata...
- Regras para peladinha de Rua!
visite o orkut do goiano clik aqui
e conhesa um pouco mais de seu amigo
Nenhum comentário:
Postar um comentário