Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


segunda-feira, 20 de julho de 2009

Polícia Rodoviária vai abrir 750 vagas, com salário de R$ 5.447


Edital, que sai ainda este mês, deverá trazer oportunidades para o Rio. Candidatos precisam ter Nível Superior

POR ANDRÉA MACHADO, RIO DE JANEIRO

Rio - O concurso da Polícia Rodoviária Federal, um dos mais esperados do ano, sairá a qualquer momento. Apesar da determinação do Ministério do planejamento para que o edital seja divulgado até 13 de agosto, a corporação pretende liberar o conteúdo ainda este mês. Serão 750 vagas para candidatos de ambos os sexos e com carteira de motorista ‘B’.

A novidade fica por conta do nível de escolaridade: pela primeira vez, será exigido qualquer curso superior. O salário inicial é um atrativo: R$ 5.447. E, desta vez, a distribuição das vagas deve ser para todo País, com lotação, inclusive, no Rio. No último concurso, apenas Pará e Mato Grosso foram contemplados no edital.

A organizadora está em fase de escolha, mas professores de cursos preparatórios apostam que o Cespe/UnB será escolhido, já que realizou as últimas seleções da Polícia Rodoviária Federal. O preenchimento das vagas poderá ser feito a partir de abril do ano que vem.

Matéria importante que será cobrada, Conhecimentos Gerais e Atualidades, normalmente, é dividida em três pilares: política, economia e meio ambiente, sendo que o Cespe cobra fatos atuais com vinculação histórica. A explicação é do professor Márcio Vasconcelos: “É importante que o aluno tenha conhecimento dos fatos históricos. Hoje, não é possível falar de meio ambiente, sem abordar política e economia”, ressalta Vasconcelos, também autor do livro “Conhecimentos Gerais e Atualidades”.

Além dessa disciplina, o último concurso teve provas de Português, Raciocínio Lógico, Informática, Legislação de Trânsito e Direito (Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal e Civil). Para confirmar se houve mudança nas disciplinas e o número de questões, é necessário aguardar a divulgação do edital.

Legislação de trânsito: pontuação vale muito

Uma das principais disciplinas cobradas no concurso da PRF, ‘Legislação de Trânsito’ tem grande peso nos pontos totais do exame. Apesar de o conteúdo programático ainda não ter saído, alguns tópicos devem ser estudados com atenção pelos candidatos, já que são quase sempre cobrados.

Segundo Leandro Macedo, autor dos livros ‘Provas comentadas’ e ‘Resumo de Legislação de Trânsito’, da Editora Ferreira, “é importante dar atenção às regulamentações da lei, que são as resoluções do Contran, pois sua incidência em provas tem aumentado muito, assim como a possibilidade de questões interdisciplinares”. Macedo lembra também que as regulamentações da lei, em 2002, representaram 10% da prova de ‘Legislação de Trânsito’. Já no último concurso, o assunto representou, aproximadamente, 80% do exame.

Primeiro lugar após 15 horas diárias de estudo

Foram quatro anos de estudo e muita dedicação até o resultado em 2008: primeiro colocado geral no concurso da Polícia Rodoviária Federal. Em 2004, após saber que a PRF abriria seleção, o então estudante de Engenharia Mecânica Anderson Gallozio, hoje com 29 anos, resolveu tomar um novo rumo. “Andava insatisfeito. Quando vi o anúncio, percebi que estava diante da chance de mudar minha vida”, conta Gallozio, que aguarda apenas sua nomeação para partir para o Mato Grosso, onde ficará lotado na BR 163.

Do tempo de estudo incessante, que, em certos momentos, chegou a 15 horas diárias, Anderson aconselha: “Nunca desista do seu ideal e dê o máximo de si. Não olhe para os lados, mire no seu ideal e busque seu objetivo”, ensina o futuro policial, que escreveu um livro para contar sua história.

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