
Peixe é saúde!
Nessa época da quaresma é mais comum o consumo de peixe. E há diversas receitas muito saborosas para prepará-lo. No entanto, além do sabor, este alimento é muito nutritivo e deveria estar sempre em nossa alimentação.
Para começar, o peixe é rico em proteínas, como qualquer outra carne. Por isso, quem quer deixar de lado a carne vermelha, estará bem nutrido comendo peixe. Além disso, tem grande quantidade de minerais, entre eles cálcio, fósforo, iodo e cobalto, e é também fonte das vitaminas A, D e B.
E a melhor notícia é que peixe tem pouca gordura! É claro que existem algumas espécies gordurosas, mas, em geral, o peixe tem bem menos gordura do que carne vermelha e frango, e isso faz com que sua digestão seja mais rápida.
E peixe é ótimo para quem quer perder peso e controlar o nível de colesterol no sangue! Algumas espécies de peixe, principalmente aqueles de água fria, são ricos em ômega-3, que é um tipo de gordura bastante benéfica à nossa saúde.
O ômega 3 diminui o risco de doenças cardíacas, aterosclerose (endurecimento das artérias) e ajuda nas inflamações, no desenvolvimento cerebral e na regeneração das células nervosas.
E, por agir nas células nervosas, o ômega-3, encontrado no peixe, ainda pode ajudar no tratamento da depressão, ansiedade e problemas de sono.
Esse tipo de gordura auxilia, ainda, no tratamento da pressão alta, na coagulação do sangue, no alivio das dores causadas pela artrite reumatóide, na proteção da pele contra raios ultravioleta e inflamações.
Por isso, o peixe é um excelente alimento para o desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes e não pode faltar na alimentação dos idosos, já que diminui o risco de desenvolvimento do mal de Alzheimer, demência e cansaço mental.
Por isso, o peixe é um excelente alimento para o desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes e não pode faltar na alimentação dos idosos, já que diminui o risco de desenvolvimento do mal de Alzheimer, demência e cansaço mental.
Pode ser introduzido na alimentação da criança (juntamente com carne de boi e frango) assim que esta começar a receber os alimentos complementares (em torno de 6 meses de idade), exceto se houver historia familiar de alergia a peixe. Neste caso, sua introdução pode esperar mais um pouco e, quando realizada, deve ser ofertado um tipo de peixe de cada vez e a criança ficar sob observação. Uma ótima alternativa é o cação, devido não ter espinhos. A introdução de peixe na alimentação da criança é importante, para garantir o suprimento de ferro de boa bisponibilidade e proteger-lhe do risco de anemia.
Escolha já sua receita, compre o melhor peixe e tenha um hábito alimentar mais saboroso e saudável.
Como Comprar o Peixe
Peixe Fresco: Possui carne branca ou rosada, resistente a pressão dos dedos; odor característico; escamas bem presas a pele; guelras úmidas de cor rosada, quase vermelha; olhos salientes, brilhantes, transparentes e sem manchas.
Cuidados na Compra: Observe se o peixe está conservado adequadamente no momento da compra, não sendo aconselhável comprá-lo se estiver fora do gelo, exposto ao sol ou a insetos.
Conservação: Deve ser em geladeira ou congelador. Para melhor conservá-lo, tempere com sal e limão. Depois de limpo, deve consumido o mais rápido possível. No congelador, sua validade possa chegar a três meses.
Dicas: Para manter todas as qualidades do peixe, existem algumas dicas. Para descongelar, tire-o do congelador e deixe-o na geladeira, na noite anterior ao preparo. O peixe pode estragar se for descongelado em água corrente. Se for prepará-lo cozido ou ensopado, pode tirá-lo do congelador e levá-lo direto para a panela. Depois de descongelar, o peixe não pode ser novamente congelado. E depois de descongelado, deve ser consumido rapidamente, evitando riscos de contaminação.
Ao limpar o peixe, aproveite a cabeça e o espinhaço para preparar pirão, sopas, muquecas e bolinhos e as ovas para farofas e recheios. E, para retirar o odor do peixe, esfregue limão nas mãos e utensílios.
Usar suco de limão no tempero do peixe, deixa-o mais macio e saboroso.
Como Limpar o Peixe
Escamar: Segure o peixe firmemente pela cauda sob água corrente, ou deixe-o de molho em água e sal, uns quinze minutos, antes de escama-lo.
Eviscerar: Faça um corte, com tesoura ou faca, ao longo da barriga do peixe (desde a barbatana pélvica, localizada perto da cabeça, até a ventral) e retire as vísceras com as mãos.
Guelras, Nadadeiras e Cauda: Retire-as com faca ou tesoura.
Cabeça: Corte atrás das guelras e quebre a espinhela.
Postas: Corte o peixe transversalmente na largura desejada e não retire a pele. Se a espinha for grossa, corte o pescado dos dois lados e serre-a.
Files: Corte ao longo das costas. Passe uma faca afiada rente a espinha, nos dois lados. E, para retirar a pele, passe o fio da faca entre a pele e a carne e puxe cuidadosamente com as mãos.
Os Tipos de Peixe na Alimentação
Pacu: carne com poucos espinhos, pode ser preparado grelhado ou assado, sendo muito saboroso.
Pintado: carne sem espinhos, pode ser preparado grelhado, assado ou frito, sendo muito saboroso.
Dourado: pode ser preparado assado, recheado com farofa, ou em postas, sendo considerado o peixe mais saboroso dos rios brasileiros.
Cação: pode ser preparado assado, em postas ou ensopado.
Pescada: carne branca com poucos espinhos, pode ser preparado assado, frito ou em filés.
Cavalinha: carne gorda, pode ser preparado ensopado ou frito.
Sardinha: carne escura, pode ser preparado assado, grelhado ou frito, com muito tempero.
Lula: pode ser preparada assada, ensopada, frita, combinado com temperos fortes.
Namorado: carne branca e magra, sem espinhos, pode ser preparado assado, cozido ou ensopado.
Linguado: carne branca e magra, tradicionalmente preparada em filés.
Badejo: pode ser preparado em filés ou postas.
Merluza: carne branca e salgada, pode ser preparado em filé ou espetos na grelha.
Camarão sete barbas (ou camarão de areia): mede 7 a 8 cm, pode ser preparado frito ou em molhos.
Camarão Rosa: tamanho médio, pode ser preparado cozido ou grelhado.
Porquinho: carne branca e sem espinhos, de tamanho pequeno, pode ser preparado frito.
Pescadinha: pode ser preparado frito ou ensopado.
A Gordura dos Peixes
Peixes Gordos: A gordura está dispersa por toda a carne e pele:
Anchova, Arenque, Atum, Cavala, Cherne, Enguia, Espadarte, Lampreia, Moréia, Salmão, Sarda, Sardinha, Sável.
Peixes Magros: A gordura está praticamente confinada ao fígado:
Bacalhau, Badejo, Carapau, Carpa, Corvina, Dourada, Garoupa, Linguado, Peixe Espada, Pescada, Pregado, Robalo, Salmonete, Tainha, Tamboril, Truta.
Os peixes têm, geralmente, mais água e menos gordura do que a carne bovina, mas o valor nutritivo das suas proteínas é idêntico. A sua gordura é, na maior parte, insaturada. Um caso curioso é o dos caranguejos, que têm uma composição semelhante à dos peixes mais gordurosos (salmão, arenque, sardinha, cavala, corvina e pargo), por isso podem incluir-se no mesmo grupo dos peixes gordos. Estes peixes gordos comparam-se às carnes mais gordurosas em relação ao seu grau de digestibilidade.
O bacalhau (peixe magro) contém apenas 1% de gordura porque armazena a gordura no fígado (o óleo de fígado de bacalhau), e a solha e o linguado são peixes com baixo teor de gordura (1 a 2 % do seu peso). No lado oposto temos os peixes gordos, como o arenque, o salmão, a sardinha, o atum e a cavala, que na altura da desova podem chegar a ter 25% de gordura.
Receitas Deliciosas e Econômicas com Peixe
Peixe ao Molho de Leite de Coco (Moqueca)
Ingredientes:
- 4 postas de peixe (garoupa, vermelho ou namorado)
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cebola picada
- 1 folha de louro
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1 xícara (chá) de vinho branco
- 1 limão grande
Molho:
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (chá) de amido de milho
- 1 xícara (chá) de leite de coco
- 1 gema
- sal e pimenta do reino a gosto
- 2 colheres (sopa) de salsa picada
Preparo: Limpar o peixe, lavar e enxugar bem. Levar o peixe ao fogo, numa frigideira grande com manteiga, aquecendo-o e dourando dos dois lados, salpicando sal e pimenta do reino. Adicionar o louro, a cebola picada e o vinho. Cozinhar em forno brando por 10 minutos. Em seguida, juntar o suco de limão, sacudir a frigideira devagar, tampar e deixar cozinhar 5 minutos em fogo baixo. Retirar, colocar as postas de peixe numa travessa, coar o caldo sobre o peixe e servir com molho.
Preparo do Molho: Levar ao fogo numa panela, a manteiga e o amido de milho, dourando e mexendo bem. Adicionar, vagarosamente, o leite de coco, mexendo bem. Provar o sal e cozinhar até ficar com consistência cremosa. Adicionar a gema batida e cozinhar por mais 2 minutos. Despejar sobre o peixe e polvilhar com salsa picada. Servir com arroz branco.
Rendimento: Quatro porções
Peixe ao Molho Branco
Ingredientes: Peixe em postas, creme de leite, temperos (à gosto).
Preparo: Temperar o peixe em postas (temperos à gosto). Colocar numa panela e levar para cozinhar em fogo brando. Após cozido, colocar num pirex, cobrir com creme de leite ou molho branco, levar ao forno para dourar e depois servir.
Peixe à Milanesa
Ingredientes: Peixe, temperos (usuais à gosto), farinha de rosca, ovos, óleo.
Preparo: Temperar o peixe com os temperos usuais. Deixar descansar uma hora. Retirar do tempero, enxugar num guardanapo, passar em farinha de rosca, depois em ovos batidos e novamente na farinha. Fritar em óleo quente. Servir.
Peixe Assado
Ingredientes:
- 1 ½ kg de peixe limpo e inteiro
- 1 limão
- sal e pimenta a gosto
Recheio:
- 1 cebola
- 2 cenouras
- 100g de margarina
- Óleo para untar
Preparo: Tempere o peixe e reserve. Leve a margarina ao fogo numa panela e refogue a cebola e a cenoura. Tempere com sal e pimenta do reino. Está pronto o recheio. Recheie o peixe. Costure sem apertar e disponha numa forma refratária grande untada com óleo. Leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos. Espete o garfo no peixe, se estiver macio está pronto.
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Filé de Peixe Cor de Rosa
Ingredientes:
- 1 cebola média cortada em rodelas finas
- 1,200 kg de peixe em postas ou filés
- ½ xícara de chá de maionese
- 1 copo (americano) de iogurte natural
- 1 colher de sopa catchup
- sal e pimenta do reino a gosto
- rodelas de limão para enfeitar
Preparo: Forre uma forma refratária com rodelas de cebola. Tempere os filés ou as postas com sal e pimenta e coloque-as por cima da cebola. Leve ao forno pré-aquecido moderado por 20 minutos ou até que estejam assados. Enquanto isso, prepare o molho, misturando a maionese, o catchup e o iogurte. Leve ao fogo para aquecer sem deixar ferver. Quando o peixe estiver pronto, regue-o com o molho e enfeite-o com as rodelas de limão.
Dicas: Para dar um sabor ainda mais especial:
1) Acrescente ao peixe cozido: abacaxi cortado em rodelas e frito na margarina (1 abacaxi para 1 kg de peixe), ou bananas nanica (meio verdes) passadas na farinha de mandioca e fritas (1 dúzia de bananas para 1 kg de peixe), ou maçã cozida (2 maçãs para 1 kg de peixe), ou milho verde (1 lata de milho para 1 kg de peixe), ou seleta de legumes (1 lata de seleta para 500 g de peixe).
2) Polvilhe no peixe à gratinar: queijo ralado (100 g para 1 kg de peixe).
3) Acrescente no peixe a ser grelado: shoyu.
4) Adicione camarão cozido.
Strogonoff de Cação
Ingredientes:
1 kg de cação em postas
1 lata de creme de leite
1 cebola
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sobremesa) de catchup
sal, limão e alho (à gosto)
Preparo: Tempere as postas de cação com sal, limão e alho. Numa panela, doure a cebola com margarina, acrescente as postas de cação e deixe cozinhar até ficarem macias. Coloque o catchup e, por último, o creme de leite, aquecendo sem deixar ferver. Sirva com arroz.
Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos
Torta de Sardinha ou Atum em Liquidificador
Ingredientes da Massa:
3 ovos
1 xícara (chá) de queijo ralado
2 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) óleo
1 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
Recheio: 2 latinhas de sardinha ou atum, 3 tomates.
Preparo: Bater todos os ingredientes da massa no liquidificador, colocando por último o fermento. Despejar metade da massa numa forma, colocar o recheio (2 latinhas de sardinha ou atum e 3 tomates cortados em rodelas) e acrescentar o restante da massa. Levar ao forno pré-aquecido até dourar.
Bacalhau Assado
Ingredientes:
2 kg de filé de bacalhau
6 batatas grandes
3 cebolas grandes cortadas em rodelas finas
4 tomates
2 pimentões vermelhos e 2 pimentões amarelos cortados em tiras
2 xícaras (chá) de azeite de oliva
sal, cheiro verde, salsa e azeitona preta
Preparo:
Corte os 2 kg de bacalhau em postas de 10 cm de largura. Deixe-o de molho durante um dia e uma noite (cerca de 30 horas). Afervente-o por uns 10 minutos escorrendo, em seguida, a água. Tire todas as peles e espinhas. Coloque as postas de bacalhau no centro de uma assadeira e, nas laterais, as 6 batatas descascadas (inteiras ou em rodelas) polvilhadas com sal, as 3 cebolas cortadas em rodelas, os 2 pimentões vermelhos e os 2 pimentões amarelos cortados em tiras, os 4 tomates e a azeitona. Polvilhe com cheiro verde e louro e regue com 2 xícaras (chá) de azeite de oliva. Leve para assar, virando as batatas para dourar.
Bacalhau Cozido
Ingredientes:
1 kg de filés de peixe
½ kg de batatas cortadas em rodelas
3 ovos cozidos cortados em rodelas
2 cebolas cortadas em rodelas
3 dentes de alho
½ xícara (chá) de azeite de oliva
½ xícara (chá) de água
azeitonas pretas, tomates em rodelas, salsinha picada, sal, limão e pimenta do reino a gosto
Sugestão de peixes para o preparo da receita: Abrótea (bacalhau brasileiro fresco), Merluza, Dourado, Pintado, Piramutaba, Surubim, outros.
Preparo: Tempere os filés de peixe com sal, limão e pimenta. Refogue numa panela, azeite, cebola e alho. Coloque em camadas: as batatas, os tomates, a salsinha e os filés de peixe. Adicione ½ xícara (chá) de água. Tampe e deixe cozinhar até que as batatas fiquem macias e o peixe cozido. Se a água secar antes do cozimento, acrescente mais um pouco. Por fim, ajeite as batatas e o peixe numa travessa e enfeite com ovos cortados em rodelas, azeitonas e a salsinha picada.
Macarrão com Sardinha
Ingredientes:
- 2 latinhas de sardinha
- 1 xícara de purê de tomate
- 2 colheres (sopa) de cebolinha picada
- ½ colher (sopa) de óleo
- 500g de macarrão parafuso
- 1 xícara de requeijão cremoso ou maionese (opcional)
Preparo: Cozinhar o macarrão e o molho separados. Depois de cozido o macarrão, acrescentar o molho, a sardinha e a maionese ou requeijão. Servir.
Nessa época da quaresma é mais comum o consumo de peixe. E há diversas receitas muito saborosas para prepará-lo. No entanto, além do sabor, este alimento é muito nutritivo e deveria estar sempre em nossa alimentação.
Para começar, o peixe é rico em proteínas, como qualquer outra carne. Por isso, quem quer deixar de lado a carne vermelha, estará bem nutrido comendo peixe. Além disso, tem grande quantidade de minerais, entre eles cálcio, fósforo, iodo e cobalto, e é também fonte das vitaminas A, D e B.
E a melhor notícia é que peixe tem pouca gordura! É claro que existem algumas espécies gordurosas, mas, em geral, o peixe tem bem menos gordura do que carne vermelha e frango, e isso faz com que sua digestão seja mais rápida.
E peixe é ótimo para quem quer perder peso e controlar o nível de colesterol no sangue! Algumas espécies de peixe, principalmente aqueles de água fria, são ricos em ômega-3, que é um tipo de gordura bastante benéfica à nossa saúde.
O ômega 3 diminui o risco de doenças cardíacas, aterosclerose (endurecimento das artérias) e ajuda nas inflamações, no desenvolvimento cerebral e na regeneração das células nervosas.
E, por agir nas células nervosas, o ômega-3, encontrado no peixe, ainda pode ajudar no tratamento da depressão, ansiedade e problemas de sono.
Esse tipo de gordura auxilia, ainda, no tratamento da pressão alta, na coagulação do sangue, no alivio das dores causadas pela artrite reumatóide, na proteção da pele contra raios ultravioleta e inflamações.
Por isso, o peixe é um excelente alimento para o desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes e não pode faltar na alimentação dos idosos, já que diminui o risco de desenvolvimento do mal de Alzheimer, demência e cansaço mental.
Por isso, o peixe é um excelente alimento para o desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes e não pode faltar na alimentação dos idosos, já que diminui o risco de desenvolvimento do mal de Alzheimer, demência e cansaço mental.
Pode ser introduzido na alimentação da criança (juntamente com carne de boi e frango) assim que esta começar a receber os alimentos complementares (em torno de 6 meses de idade), exceto se houver historia familiar de alergia a peixe. Neste caso, sua introdução pode esperar mais um pouco e, quando realizada, deve ser ofertado um tipo de peixe de cada vez e a criança ficar sob observação. Uma ótima alternativa é o cação, devido não ter espinhos. A introdução de peixe na alimentação da criança é importante, para garantir o suprimento de ferro de boa bisponibilidade e proteger-lhe do risco de anemia.
Escolha já sua receita, compre o melhor peixe e tenha um hábito alimentar mais saboroso e saudável.
Como Comprar o Peixe
Peixe Fresco: Possui carne branca ou rosada, resistente a pressão dos dedos; odor característico; escamas bem presas a pele; guelras úmidas de cor rosada, quase vermelha; olhos salientes, brilhantes, transparentes e sem manchas.
Cuidados na Compra: Observe se o peixe está conservado adequadamente no momento da compra, não sendo aconselhável comprá-lo se estiver fora do gelo, exposto ao sol ou a insetos.
Conservação: Deve ser em geladeira ou congelador. Para melhor conservá-lo, tempere com sal e limão. Depois de limpo, deve consumido o mais rápido possível. No congelador, sua validade possa chegar a três meses.
Dicas: Para manter todas as qualidades do peixe, existem algumas dicas. Para descongelar, tire-o do congelador e deixe-o na geladeira, na noite anterior ao preparo. O peixe pode estragar se for descongelado em água corrente. Se for prepará-lo cozido ou ensopado, pode tirá-lo do congelador e levá-lo direto para a panela. Depois de descongelar, o peixe não pode ser novamente congelado. E depois de descongelado, deve ser consumido rapidamente, evitando riscos de contaminação.
Ao limpar o peixe, aproveite a cabeça e o espinhaço para preparar pirão, sopas, muquecas e bolinhos e as ovas para farofas e recheios. E, para retirar o odor do peixe, esfregue limão nas mãos e utensílios.
Usar suco de limão no tempero do peixe, deixa-o mais macio e saboroso.
Como Limpar o Peixe
Escamar: Segure o peixe firmemente pela cauda sob água corrente, ou deixe-o de molho em água e sal, uns quinze minutos, antes de escama-lo.
Eviscerar: Faça um corte, com tesoura ou faca, ao longo da barriga do peixe (desde a barbatana pélvica, localizada perto da cabeça, até a ventral) e retire as vísceras com as mãos.
Guelras, Nadadeiras e Cauda: Retire-as com faca ou tesoura.
Cabeça: Corte atrás das guelras e quebre a espinhela.
Postas: Corte o peixe transversalmente na largura desejada e não retire a pele. Se a espinha for grossa, corte o pescado dos dois lados e serre-a.
Files: Corte ao longo das costas. Passe uma faca afiada rente a espinha, nos dois lados. E, para retirar a pele, passe o fio da faca entre a pele e a carne e puxe cuidadosamente com as mãos.
Os Tipos de Peixe na Alimentação
Pacu: carne com poucos espinhos, pode ser preparado grelhado ou assado, sendo muito saboroso.
Pintado: carne sem espinhos, pode ser preparado grelhado, assado ou frito, sendo muito saboroso.
Dourado: pode ser preparado assado, recheado com farofa, ou em postas, sendo considerado o peixe mais saboroso dos rios brasileiros.
Cação: pode ser preparado assado, em postas ou ensopado.
Pescada: carne branca com poucos espinhos, pode ser preparado assado, frito ou em filés.
Cavalinha: carne gorda, pode ser preparado ensopado ou frito.
Sardinha: carne escura, pode ser preparado assado, grelhado ou frito, com muito tempero.
Lula: pode ser preparada assada, ensopada, frita, combinado com temperos fortes.
Namorado: carne branca e magra, sem espinhos, pode ser preparado assado, cozido ou ensopado.
Linguado: carne branca e magra, tradicionalmente preparada em filés.
Badejo: pode ser preparado em filés ou postas.
Merluza: carne branca e salgada, pode ser preparado em filé ou espetos na grelha.
Camarão sete barbas (ou camarão de areia): mede 7 a 8 cm, pode ser preparado frito ou em molhos.
Camarão Rosa: tamanho médio, pode ser preparado cozido ou grelhado.
Porquinho: carne branca e sem espinhos, de tamanho pequeno, pode ser preparado frito.
Pescadinha: pode ser preparado frito ou ensopado.
A Gordura dos Peixes
Peixes Gordos: A gordura está dispersa por toda a carne e pele:
Anchova, Arenque, Atum, Cavala, Cherne, Enguia, Espadarte, Lampreia, Moréia, Salmão, Sarda, Sardinha, Sável.
Peixes Magros: A gordura está praticamente confinada ao fígado:
Bacalhau, Badejo, Carapau, Carpa, Corvina, Dourada, Garoupa, Linguado, Peixe Espada, Pescada, Pregado, Robalo, Salmonete, Tainha, Tamboril, Truta.
Os peixes têm, geralmente, mais água e menos gordura do que a carne bovina, mas o valor nutritivo das suas proteínas é idêntico. A sua gordura é, na maior parte, insaturada. Um caso curioso é o dos caranguejos, que têm uma composição semelhante à dos peixes mais gordurosos (salmão, arenque, sardinha, cavala, corvina e pargo), por isso podem incluir-se no mesmo grupo dos peixes gordos. Estes peixes gordos comparam-se às carnes mais gordurosas em relação ao seu grau de digestibilidade.
O bacalhau (peixe magro) contém apenas 1% de gordura porque armazena a gordura no fígado (o óleo de fígado de bacalhau), e a solha e o linguado são peixes com baixo teor de gordura (1 a 2 % do seu peso). No lado oposto temos os peixes gordos, como o arenque, o salmão, a sardinha, o atum e a cavala, que na altura da desova podem chegar a ter 25% de gordura.
Receitas Deliciosas e Econômicas com Peixe
Peixe ao Molho de Leite de Coco (Moqueca)
Ingredientes:
- 4 postas de peixe (garoupa, vermelho ou namorado)
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cebola picada
- 1 folha de louro
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1 xícara (chá) de vinho branco
- 1 limão grande
Molho:
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (chá) de amido de milho
- 1 xícara (chá) de leite de coco
- 1 gema
- sal e pimenta do reino a gosto
- 2 colheres (sopa) de salsa picada
Preparo: Limpar o peixe, lavar e enxugar bem. Levar o peixe ao fogo, numa frigideira grande com manteiga, aquecendo-o e dourando dos dois lados, salpicando sal e pimenta do reino. Adicionar o louro, a cebola picada e o vinho. Cozinhar em forno brando por 10 minutos. Em seguida, juntar o suco de limão, sacudir a frigideira devagar, tampar e deixar cozinhar 5 minutos em fogo baixo. Retirar, colocar as postas de peixe numa travessa, coar o caldo sobre o peixe e servir com molho.
Preparo do Molho: Levar ao fogo numa panela, a manteiga e o amido de milho, dourando e mexendo bem. Adicionar, vagarosamente, o leite de coco, mexendo bem. Provar o sal e cozinhar até ficar com consistência cremosa. Adicionar a gema batida e cozinhar por mais 2 minutos. Despejar sobre o peixe e polvilhar com salsa picada. Servir com arroz branco.
Rendimento: Quatro porções
Peixe ao Molho Branco
Ingredientes: Peixe em postas, creme de leite, temperos (à gosto).
Preparo: Temperar o peixe em postas (temperos à gosto). Colocar numa panela e levar para cozinhar em fogo brando. Após cozido, colocar num pirex, cobrir com creme de leite ou molho branco, levar ao forno para dourar e depois servir.
Peixe à Milanesa
Ingredientes: Peixe, temperos (usuais à gosto), farinha de rosca, ovos, óleo.
Preparo: Temperar o peixe com os temperos usuais. Deixar descansar uma hora. Retirar do tempero, enxugar num guardanapo, passar em farinha de rosca, depois em ovos batidos e novamente na farinha. Fritar em óleo quente. Servir.
Peixe Assado
Ingredientes:
- 1 ½ kg de peixe limpo e inteiro
- 1 limão
- sal e pimenta a gosto
Recheio:
- 1 cebola
- 2 cenouras
- 100g de margarina
- Óleo para untar
Preparo: Tempere o peixe e reserve. Leve a margarina ao fogo numa panela e refogue a cebola e a cenoura. Tempere com sal e pimenta do reino. Está pronto o recheio. Recheie o peixe. Costure sem apertar e disponha numa forma refratária grande untada com óleo. Leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos. Espete o garfo no peixe, se estiver macio está pronto.
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Filé de Peixe Cor de Rosa
Ingredientes:
- 1 cebola média cortada em rodelas finas
- 1,200 kg de peixe em postas ou filés
- ½ xícara de chá de maionese
- 1 copo (americano) de iogurte natural
- 1 colher de sopa catchup
- sal e pimenta do reino a gosto
- rodelas de limão para enfeitar
Preparo: Forre uma forma refratária com rodelas de cebola. Tempere os filés ou as postas com sal e pimenta e coloque-as por cima da cebola. Leve ao forno pré-aquecido moderado por 20 minutos ou até que estejam assados. Enquanto isso, prepare o molho, misturando a maionese, o catchup e o iogurte. Leve ao fogo para aquecer sem deixar ferver. Quando o peixe estiver pronto, regue-o com o molho e enfeite-o com as rodelas de limão.
Dicas: Para dar um sabor ainda mais especial:
1) Acrescente ao peixe cozido: abacaxi cortado em rodelas e frito na margarina (1 abacaxi para 1 kg de peixe), ou bananas nanica (meio verdes) passadas na farinha de mandioca e fritas (1 dúzia de bananas para 1 kg de peixe), ou maçã cozida (2 maçãs para 1 kg de peixe), ou milho verde (1 lata de milho para 1 kg de peixe), ou seleta de legumes (1 lata de seleta para 500 g de peixe).
2) Polvilhe no peixe à gratinar: queijo ralado (100 g para 1 kg de peixe).
3) Acrescente no peixe a ser grelado: shoyu.
4) Adicione camarão cozido.
Strogonoff de Cação
Ingredientes:
1 kg de cação em postas
1 lata de creme de leite
1 cebola
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sobremesa) de catchup
sal, limão e alho (à gosto)
Preparo: Tempere as postas de cação com sal, limão e alho. Numa panela, doure a cebola com margarina, acrescente as postas de cação e deixe cozinhar até ficarem macias. Coloque o catchup e, por último, o creme de leite, aquecendo sem deixar ferver. Sirva com arroz.
Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos
Torta de Sardinha ou Atum em Liquidificador
Ingredientes da Massa:
3 ovos
1 xícara (chá) de queijo ralado
2 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) óleo
1 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
Recheio: 2 latinhas de sardinha ou atum, 3 tomates.
Preparo: Bater todos os ingredientes da massa no liquidificador, colocando por último o fermento. Despejar metade da massa numa forma, colocar o recheio (2 latinhas de sardinha ou atum e 3 tomates cortados em rodelas) e acrescentar o restante da massa. Levar ao forno pré-aquecido até dourar.
Bacalhau Assado
Ingredientes:
2 kg de filé de bacalhau
6 batatas grandes
3 cebolas grandes cortadas em rodelas finas
4 tomates
2 pimentões vermelhos e 2 pimentões amarelos cortados em tiras
2 xícaras (chá) de azeite de oliva
sal, cheiro verde, salsa e azeitona preta
Preparo:
Corte os 2 kg de bacalhau em postas de 10 cm de largura. Deixe-o de molho durante um dia e uma noite (cerca de 30 horas). Afervente-o por uns 10 minutos escorrendo, em seguida, a água. Tire todas as peles e espinhas. Coloque as postas de bacalhau no centro de uma assadeira e, nas laterais, as 6 batatas descascadas (inteiras ou em rodelas) polvilhadas com sal, as 3 cebolas cortadas em rodelas, os 2 pimentões vermelhos e os 2 pimentões amarelos cortados em tiras, os 4 tomates e a azeitona. Polvilhe com cheiro verde e louro e regue com 2 xícaras (chá) de azeite de oliva. Leve para assar, virando as batatas para dourar.
Bacalhau Cozido
Ingredientes:
1 kg de filés de peixe
½ kg de batatas cortadas em rodelas
3 ovos cozidos cortados em rodelas
2 cebolas cortadas em rodelas
3 dentes de alho
½ xícara (chá) de azeite de oliva
½ xícara (chá) de água
azeitonas pretas, tomates em rodelas, salsinha picada, sal, limão e pimenta do reino a gosto
Sugestão de peixes para o preparo da receita: Abrótea (bacalhau brasileiro fresco), Merluza, Dourado, Pintado, Piramutaba, Surubim, outros.
Preparo: Tempere os filés de peixe com sal, limão e pimenta. Refogue numa panela, azeite, cebola e alho. Coloque em camadas: as batatas, os tomates, a salsinha e os filés de peixe. Adicione ½ xícara (chá) de água. Tampe e deixe cozinhar até que as batatas fiquem macias e o peixe cozido. Se a água secar antes do cozimento, acrescente mais um pouco. Por fim, ajeite as batatas e o peixe numa travessa e enfeite com ovos cortados em rodelas, azeitonas e a salsinha picada.
Macarrão com Sardinha
Ingredientes:
- 2 latinhas de sardinha
- 1 xícara de purê de tomate
- 2 colheres (sopa) de cebolinha picada
- ½ colher (sopa) de óleo
- 500g de macarrão parafuso
- 1 xícara de requeijão cremoso ou maionese (opcional)
Preparo: Cozinhar o macarrão e o molho separados. Depois de cozido o macarrão, acrescentar o molho, a sardinha e a maionese ou requeijão. Servir.
Um comentário:
Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!
Postar um comentário