Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Os seus rabiscos falam um pouco sobre Você


E então amigos, quais são os seus rabiscos?
Junto do seu telefone deve ter
um bloquinho cheio de rabiscos.
Preste atenção neles.

Você vai ficar surpreso com algumas revelações
que anda largando por aí.
ESPIRAIS

Quem fica desenhando espirais não gosta de ficar sozinho. Desenhos assim são feitos, geralmente, por pessoas que gostam de se destacar no grupo e batallham para ter alguma função em qualquer lugar, em qualquer turma.


FLORES


Se você, vira e mexe, desenhar flores , é uma pessoa sensível. Seu jeito meio maternal deve fazer muito sucesso entre sobrinhos e primos menores.

L
SETAS


Desenhar setas significa alguma idéia fixa.
Se elas apontarem para baixo ou para esquerda, elas falam de alguma coisa que já passou.
Se elas apontarem para a direita , indicam futuro. Se as setas apontarem para cima , você deve estar entediado(a) e é bom se programar direitinho para o próximo fim de semana.


OLHOS


Você é curioso(a) ou está procurando alguma solução para um problema se desenhar olhos.
O sentido do olhar também é importante: para a esquerda, indica algo no passado; para a direita , mira o futuro.
Se você tiver desenhado olhos fechados, é provável que não esteja querendo enfrentar uma situação ou não queira admitir algo cruel sobre si mesmo.

L
CÍRCULOS


O hábito de desenhar círculos indica que você é uma pessoa que se completa, mas gosta de passar bastante tempo com as pessoas.
No entanto, se são vários círculos que se sobrepõem, você gosta de ficar na sua. Pode ser, também, que esteja tentando guardar um segredo.
Se você costuma completar o círculo cuidadosamente, deve já ter-se dado mal ao se abrir com os outros e, agora, tenta se fechar mais.


CARAS E BOCAS


Tudo indica que se sinta bem ajustado(a) ao seu mundo.
As expressões dessas figuras que surgem do nada também revelam como você está se sentindo. Ou seja: quem está contente desenha pessoas felizes.
Se em vez disso, o que surgem no papel são figuras esquisitas, fantasmas, algo deve estar pegando na sua vida.

L
NOMES


Se você não para de escrever seu próprio nome , pode ser um jeito inconsciente de demonstrar que está triste ou se sentido rejeitado(a) pelos outros.
Mas pode também significar que você anda muito preocupado(a) consigo mesmo e, que nesse momento, nada mais importa.


CUBOS


Desenhar cubos revela uma pessoa que nada tem de preguiçoso(a).
Pelo contrário: você é criativo(a), motivado(a) e gosta de pôr a mão na massa, de participar.
Desenhar um cubo dentro do outro demonstra frustração com alguma coisa ou alguém.


ESTRELAS


Rabiscar estrelas é um sinal de ambição, de que você tem objetivos bem definidos na sua cabeça.
Se as estrelas forem simétricas, você sabe analisar as situações, é curioso(a) e seguro(a) de si.
Já as estrelas disformes, assimétricas, indicam que você tem muita energia mas não sabe bem como usá-la.


CASAS


Desenhar casas significa estar se sentindo bem no lugar onde se vive.
Uma casa aponta para uma sensação de conforto, paz com a família, mesmo que algumas brigas com os irmãos pareçam dizer o contrário.
Mas se a casa não tiver janelas nem portas , isso pode indicar uma sensação de pouco espaço.


LINHAS


Linhas retas são feitas por quem é entusiasmado(a), objetivo(a) e vai direto ao ponto.
Linhas em ziguezague ou que se cruzam várias vezes indicam que alguma coisa mexeu muito com você, mas sua opção é não pôr o dedo na ferida. Ao menos por enquanto.

L
ONDAS


Você está pronto para mergulhar em alguma coisa nova, que pode mudar a sua vida. Ondas lembram movimento, expectativa de uma oportunidade especial ou desejo de cair fora, rapidinho.


Nenhum comentário: