Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

12 coisas que um homem nunca deveria dizer a sua esposa



Pastor Geraldo Magela Pessoa de Andrade
Igreja Maranata - Ministério Surubim - Surubim - Pernambuco


1. "Burra!". Nem se ela for loira, deve o marido vociferar dessa forma. Até as incultas se chocam quando sua intelectualidade é posta em evidência. Dizem que Adão perguntou: Por que o Senhor fez a mulher tão linda e tão burra? A resposta: Linda para você a desejar e burra para ela te desejar!

2. "Tu tá ficando velha!". A idade é tabu para todas as mulheres, depois dos 18 anos. Dizer que sua esposa está envelhecendo é afirmar o óbvio, mas que atinge em cheio a estima dela. Para a maioria delas, a velhice é como uma doença infecto-contagiosa.

3. "Detesto tua família". Quando uma mulher ouve isso, entende assim: "eu detesto a tua raça!" É impossível dissociar a mulher de sua família. Por causa do instinto materno, ela vira mãe, irmã e tia de seus familiares.

4. "Pra quê você quer dinheiro?!" Se ela pediu, dê ou dê uma explicação porque não deu. Para as mulheres, receber dinheiro do marido é prova de amor. Um homem que dá dinheiro, mesmo sem a esposa pedir, sobe dois pontos na escala de valores feminina. Negar, equivale a cair seis.

5. "Mato e morro pelos meus filhos!" Ela escuta essa frase assim: "pelos meus filhos tudo, por você não vou tão longe. Quer saber? Não te amo mais!" Não existe marido inocente. Muitos proferem esta frase querendo dizer o que elas entenderam, mesmo! Infelizmente, todo homem sabe como ferir uma mulher.

6. "ZZZZZZZZZZZZZZZZ" Uma das coisas que mais deixa uma esposa furiosa é ela conversar, conversar, conversar e ver o marido perder o interesse, bocejar sucessivas vezes... e pegar no sono! "Você não entende minhas necessidades. Grosso!", exaspera-se ela. "Deixa disso, mulé..." – vira-se e volta a dormir. O pior é que a gente costuma fazer isso também depois do sexo. Imperdoável!

7. "Me arrependi de ter casado com você!" Golpe baixo. Quando um casamento vai mal ou nunca deveria ter acontecido, o problema é dos dois – a culpa não pode ser debitada na conta dela, somente. Considero essa uma das frases mais infelizes. Um homem deve se portar como... HOMEM! Com brio, com dignidade, assumindo responsabilidades.

8. "Não me sinto mais atraído por você!" O tempo vai fechar... Tudo que uma mulher mais preza num relacionamento é manter seu esposo atraído emocional, psicológica e sexualmente. Não atingir tal meta equivale à morte da alma feminina. Se o sexo tá ruim, saia da rotina, esse definitivamente não é o caminho certo para apimentar a relação.

9. "Mamãe cuidava de mim melhor!" Mãe, geralmente, cozinha melhor que esposa e cuida do filhinho quando adoece com mais ternura. A questão maternal, entende? Mas, quando você casou estava procurando outra mãe ou uma "mulher e amante"? Abra o olho: não faça comparações injustas, nem com sua esposa nem com sua mãe!

10. "Eita, esqueci!" Você esqueceu a data do aniversário dela, a data de aniversário do casamento de vocês, tá louco?!!! Serão dias e dias de indiretas, grandes períodos de silêncio, olhar fulminantes, fungados de choro... Decore, por favor, essas duas datas, mais importantes que as datas de feriado nacional – e compre presente!

11. "Minha ex era melhor!" Fujam todos... Um idiota deflagrou a III Guerra Mundial!

12. "Tu tá ficando gorda!" Todo mundo sabe que toda mulher acha que está sempre com dois quilos a mais. Chamar uma mulher de gorda é humilhação que pode jogá-la num abismo de depressão. Evite essa frase como o diabo evita o nome de Jesus,

Nenhum comentário: